ETAPA 1 (tempo Para Realização: 05 Horas) Aulas-tema: Conceitos Fundamentais, Definição De Fluido E Propriedades Dos Fluidos. Fluidos Em Repouso E Pressão. Esta Atividade é Importante Para Você Compreender A Caracterização De Um Fluido Em Repouso
Ensaios: ETAPA 1 (tempo Para Realização: 05 Horas) Aulas-tema: Conceitos Fundamentais, Definição De Fluido E Propriedades Dos Fluidos. Fluidos Em Repouso E Pressão. Esta Atividade é Importante Para Você Compreender A Caracterização De Um Fluido Em Repouso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 18/9/2013 • 545 Palavras (3 Páginas) • 1.591 Visualizações
ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)
Aulas-tema: Conceitos Fundamentais, definição de fluido e propriedades dos
fluidos. Fluidos em Repouso e Pressão.
Esta atividade é importante para você compreender a caracterização de um fluido em
repouso, o conceito de pressão e sua aplicação no uso de um sistema de aquecimento solar.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Aluno)
Estudar sobre a caracterização de um fluido em equilíbrio hidrostático, no Livro-Texto da disciplina (identificado ao final da ATPS).
Passo 2 (Equipe)
Pesquisar sobre o funcionamento de um sistema de aquecimento solar, observando a função de cada elemento que compõe esse sistema. Também pesquisar sobre os materiais que podem ser utilizados para a construção de um aquecedor solar de baixo custo.
Funcionamento de um aquecedor solar
A cobertura do coletor solar é de vidro, e logo, é transparente à radiação visível. Esta radiação irá, então, entrar no coletor, aquecendo o seu interior, principalmente a placa coletora. Esta, é feita de um material bom absorção (absorve muita radiação), e logo, bom emissor (emite também muita radiação). Desta forma, a radiação solar que entrou no coletor será absorvida pela placa, emitindo de seguida radiação menos energética, infravermelha. Em princípio, acharíamos este processo de absorção/emissão pouco rentável, mas na verdade não é. O facto é que o vidro, de que é feita a cobertura, é opaco à radiação infravermelha.
Logo, a energia emitida pela placa coletora não sairá facilmente do aparelho, contribuindo este processo para o aquecimento mais rápido do sistema, e logo, da água que nele circula. Verifica-se assim efeito de estufa. A temperatura da placa coletora irá aumentar, e este, por sua vez, irá transferir energia sob a forma de calor para a serpentina de tubos com o fluido que se encontra por baixo, até que se atinja o equilíbrio térmico entre o metal e o fluido no interior dos tubos de cobre. Como o fluido com temperatura elevada é menos denso, irá subir até ao depósito com água da rede. Ao passar no seu interior, o fluido irá transferir energia sob a forma de calor para a água no depósito. Esta, por sua vez, será utilizada na casa para as variadas tarefas. Após esta transferência, o fluido terá arrefecido, ficando mais denso e descendo de volta ao coletor, onde reiniciará o seu ciclo.
Materiais para construção do aquecedor solar
Aquecer a água aquecida é um costume em todas as camadas da população. Apesar disso, os custos das contas de gás ou de energia elétrica e dos aparelhos necessários para isso são incompatíveis com a situação econômica de muitos brasileiros.
Ao mesmo tempo, em todo o mundo, a consciência de que a reciclagem é fundamental para que o planeta tenha um futuro sustentável é cada vez maior
A ideia do Aquecedor Solar com Descartáveis é simples: uma tubulação ligada ao reservatório da residência mantém a água circulando por módulos de aquecimento. Estes painéis são construídos com embalagens longa vida pintadas de preto, que retêm o calor do sol. Garrafas PET têm a função de proteger o conjunto de influências externas, como ventos e chuvas, e os canos, também pintados de preto, passam por dentro das garrafas e transferem o calor das embalagens para a água.
Os materiais recicláveis devem ser utilizados pós-consumo, mas para evitar a proliferação de microrganismos, lave as embalagens e deixe secar antes de começar o trabalho.
...