Ações Práticas Controladas - PIPA II
Projeto de pesquisa: Ações Práticas Controladas - PIPA II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tomluc1990 • 7/10/2014 • Projeto de pesquisa • 885 Palavras (4 Páginas) • 302 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PIPA II
(Manual para a realização do PIPA II – do Curso de Administração)
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
O Manual aqui apresentado tem como objetivo fornecer orientações para a realização das Atividades Práticas Supervisionadas – APS - do curso de Administração que acontece por meio do PIPA II (Programa de Iniciação às Práticas Administrativas II). Trata-se de um trabalho semestral, interdisciplinar, extra-classe e em equipes.
Como consta do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) as Atividades Práticas Supervisionadas – PIPA II (Programa de Iniciação às Práticas Administrativas II) - constitui-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade - integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso – e, práxis - integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula - à realidade.
As Atividades Práticas Supervisionadas - PIPA II - visam a contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas dos Administradores, dentro da expectativa de que, no mercado de trabalho, eles poderão atuar em funções executivas, em funções especializadas relativas às muitas das práticas de gestão requeridas pelas organizações e como empreendedores (de negócios próprios) e a favorecer aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios, que cercam o campo da Administração de negócios, em uma situação real.
Nos 2º/1º semestres do curso de Administração, os alunos buscarão, por meio da imersão no contexto de uma organização, compreender os fundamentos teóricos e técnicos dos Sistemas de Informação – TI -, em uma visão sistêmica da organização, e sua interação com as abordagens da evolução do pensamento administrativo.
O objetivo da equipe, para as Atividades Práticas Supervisionadas – PIPA II - deste semestre, será, por um lado, identificar - na organização em estudo - a importância dada às Tecnologias da Informação como ferramentas de organização, segurança, confiabilidade, compartilhamento e disseminação de informações e conhecimentos e, por outro, a partir do conhecimento das diferentes abordagens do pensamento administrativo - em diferentes momentos históricos -, descrever os métodos e processos em uso na organização sob estudo destacando os pontos fracos (ameaças) e os pontos fortes (oportunidades) dessas práticas a fim de contribuir para a eficácia, eficiência e adaptabilidade da organização capazes de estimular o comprometimento das partes interessadas.
1 Etapas para a realização das Atividades Práticas Supervisionadas (APS)– PIPA II
1.1 Composição das equipes com número mínimo 4 (quatro) e no máximo 6 (seis) alunos. Segue anexo um modelo de Ficha de Composição da Equipe.
1.2 Identificação de uma empresa/organização de pequeno ou médio porte (com ou sem fins lucrativos) para o estudo.
Caberá aos alunos escolher uma empresa/organização com a qual possam estabelecer uma parceria, ou seja, a empresa/organização se beneficiará com a contribuição dos alunos e os alunos terão na empresa/organização o espaço extra-classe para aprendizagem.
Visando a favorecer a negociação, para a realização das Atividades Práticas Supervisionadas - PIPA II -, na empresa/organização segue anexo um modelo de Carta de Apresentação da equipe.
1.3 Planejamento
Elaboração, pelas equipes, de um Cronograma de Atividades a serem realizadas para as Atividades Práticas Supervisionadas – PIPA II no período de
...