Atividades Práticas Supervisionadas – APS-PIPA II – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 2º/3º semestres, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista sob orientação .
Por: danielletorres • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.736 Palavras (11 Páginas) • 879 Visualizações
Atividades Práticas Supervisionadas – APS-PIPA II – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 2º/3º semestres, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista sob orientação.
CAMPINAS
2015
A ORGANIZAÇÃO E A CONTABILIDADE COMERCIAL: ELABORAÇÃO E SIMULAÇÃO DE OPERAÇÕES COM MERCADORIAS: -------------
Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do titulo de Graduação em Ciências Contábeis apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Atividades Práticas Supervisionadas – APS 3°/4° Semestres de 2015.
Resumo.
Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que estuda o patrimônio das empresas comerciais e suas variações. Uma variação importante do patrimônio é decorrente de suas operações. Trata-se do Resultado com Mercadorias, que não pode ser entendido simplesmente com a diferença entre os valores das Vendas Líquidas e o valor do Custo das Mercadorias Vendidas, já que por trás desses valores, está todo o processo da atividade comercial.
A empresa pesquisada é uma Auto Center, que tem como principal ramo de atuação o comércio varejista de peças automotivas, iremos mostrar o dia a dia da empresa -----------– , analisando seus processos contábeis apurando seus gastos e ganhos e apurando o controle de estoque realizado durante os três primeiros meses de 2015, e por fim sugerir melhorias baseadas nas teorias aplicadas em aula.
Palavras-chave: Contabilidade, variações, vendas líquidas.
INTRODUÇÃO:
As atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula, à realidade do curso frequentado, visando contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas aos futuros Bacharéis e a favorecer um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma organização em situação real, neste semestre a matéria desenvolvida será de contabilidade comercial que é uma ferramenta indispensável para as empresas.
A Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que estuda o patrimônio das empresas comerciais e suas variações. Uma variação importante do patrimônio é decorrente de suas operações. Trata-se do Resultado com Mercadorias, que não pode ser entendido simplesmente com a diferença entre os valores das Vendas Líquidas e o valor do Custo das Mercadorias Vendidas, já que por trás desses valores, está todo o processo da atividade comercial.
A Contabilidade não é luxo nem burocracia é necessidade para qualquer empreendimento varejista, atacadista ou industrial. Não basta controlar as compras e as vendas, pois o comércio é muito mais que simplesmente comprar e vender; é saber comprar, saber atender, saber cativar o cliente para que ele sempre volte. Desta forma terá como consequência o lucro. Todo comerciante precisa conhecer muito bem seu ramo de negócios cada ramo de atividade tem suas particularidades, de modo que um não se confunde com o outro, é preciso prestar muita atenção para as diferenças.
A empresa pesquisada é uma Auto Center, que tem como principal ramo de atuação o comércio varejista de peças automotivas, iremos mostrar o dia a dia da empresa --------------------– me, analisando seus processos contábeis apurando seus gastos e ganhos e apurando o controle de estoque realizado durante os três primeiros meses de 2015, e por fim sugerir melhorias baseadas nas teorias aplicadas em aula.
I. A EMPRESA - PERFIL DA ORGANIZAÇÃO.
1. A empresa --------------- inserida no CNPJ sobre o numero---------------, aberta em 04/07/2001, cujo nome fantasia é -------, com status ativo sendo que a natureza jurídica da empresa é sociedade empresária limitada, situada na cidade de A---------------.
2. A empresa possui apenas, 4 funcionários, sendo 2 gerentes um que assume o papel de balconista do local, e um que assume como mecânico e 2 ajudantes de mecânico.
Organograma.
3. A atividade principal da empresa é comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores. Tendo como atividade secundária serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores.
4. O capital social da empresa é de 2.000,00 (dois mil reais), dividido em 2000 (duas mil) quotas no valor de 1,00 (um real) cada uma, que são subscritas e integralizadas pelos sócios em moeda corrente do país.
A empresa possui dois sócios o Sr. Antonio Donizeti Gomes Torturello com 95% do capital social da empresa e a Sra. Celma Aparecida Costa com 5% do capital social da empresa.
5. Por ser uma empresa de pequeno porte o número de funcionários da oficina é pequeno, apenas duas pessoas trabalham registradas no estabelecimento, pois a balconista é Pró-labore, sócia da empresa, todos os funcionários trabalham de acordo com as regulamentações da consolidação das leis de trabalho. As atividades principais da oficina não exigem um nível escolar elevado, porem o mecânico e ajudante fizeram cursos de mecânica para ter o conhecimento na área,
e estão sempre se aprimorando com novos cursos que fazem, buscando o aprimoramento para o trabalho.
6. Por ser uma oficina com o comércio de peças automotores a empresa possui vários tipos de produtos que são revendidos, tendo como principais:
a. Óleo de motor (1 litro); (Anexo 1, 6.a).
b. Escapamento (vw); (Anexo 1, 6.b).
c. Baterias (60 ampares); (Anexo 1, 6.c).
Óleo de motor: é uma substância utilizada para reduzir o atrito, lubrificando e aumentando a vida útil dos componentes móveis do motor, O óleo tem como sua característica uma viscosidade e coloração caramelizada, geralmente em condições de rodagem ideal, a troca é aconselhada a cada dez mil quilômetros.
Escapamento: o mais vendido é o intermediário da marca Volkswagen, serve para reduzir a poluição sonora e eliminar os gases produzidos durante a combustão,
...