Balanced scorecard (BSC) e Seis Sigma
Artigo: Balanced scorecard (BSC) e Seis Sigma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vivianecipriano • 8/6/2014 • Artigo • 575 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
BALANCED SCORECARD (BSC) e SEIS SIGMA
CONCEITOS E APLICAÇÕES
Seis Sigma - É uma ferramenta estratégica de gerenciamento de processos e produtos, que possibilita combinar melhoria de qualidade e otimização de resultados financeiros. É uma iniciativa também capaz de auxiliar no processo de melhoria contínua dos níveis de qualidade por meio da variação do resultado perceptível pelo consumidor. Uma forma simples e eficiente de monitorar o desempenho da empresa em relação às exigências de seus clientes.
Um dos fatores que determinam o sucesso do Programa de Seis Sigma é a sua estrutura de implementação e de condução. Este planejamento contém basicamente quatro aspectos:
1 – Metodologia de solução de problemas e de desenvolvimento de novos produtos / serviços e/ou processos;
2 – Estrutura de responsabilidades e funções;
3 – Estrutura de treinamento e;
4– Política de pessoal
Para o programa Seis Sigma os treinamentos são divididos em duas etapas:
1º foco: melhoria de produtos, serviços e produtos e;
2º foco: inovação.
Fazendo uma avaliação às graduações das artes marciais, é composta de: champions (gestores e garantidores do Seis Sigma), master black belts (assessores e mentores), black belts (líderes de equipe), green belts (membros das equipes) e yellow belts (profissionais que operacionalizam o projeto de Seis Sigma).
DMAMC- Método Seis Sigma para processo já existente, também conhecido na sigla em inglês, DMAIC: Definir, Analisar, Melhorar e Controlar.
DMEDI - Método Seis Sigma para criação de um novo processo: Design, Medir, Explorar, Desenvolver e Implementar.
A liderança precisa “comprar a idéia” do programa Seis Sigma e desempenhar papel fundamental na condução do processo, acompanhamento dos resultados e reconhecimento dos ganhos e lições obtidos do programa.
Este programa promove uma mudança na cultura de uma empresa, pois, após a sua implantação, modifica o posicionamento da empresa em relação aos seus problemas e também na sua forma de identificá-los e tratá-los.
A política de pessoal deve ser formatada com foco no estabelecimento de uma nova cultura com base em produtividade, disseminação de conhecimento e oportunidades de crescimento com treinamento e reconhecimento para os funcionários.
O inicio da utilização da estratégia de Seis Sigma foi em 1987 na Motorola e logo foi adotada por Jack Welch em 1995, quando dirigia a GE.
Observamos que a estratégia Seis Sigmas, como metodologia de melhoria contínua da qualidade, não apresenta grandes saltos qualitificativos, baseia-se em conceitos já desenvolvidos e utilizados por outras técnicas de gestão.
Balanced Scorecard (BSC) - É uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho, formando, assim, uma estrutura de mensuração estratégica e um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros.
...