CIENCIAS SOCIAIS
Por: Jessica Naiara • 9/6/2015 • Trabalho acadêmico • 433 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
A Sociologia ou Ciências Sociais surgiu com a necessidade de investigar e compreender os fenômenos sociais, o estudo da Sociologia refere-se a as relações da vida social que por sua vez interfere diretamente com a vida particular dos indivíduos.
O objetivo deste trabalho é identificar a problematização da exploração do meio ambiente, entender os conceitos de individuo, sociedade e cultura, e compreender a importância das Ciências Sociais para a sociedade.
2. CULTURA
A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, sendo influenciado diariamente por novas maneiras de pensar e pelo desenvolvimento do ser humano, um mecanismo que passa por diversas modificações vindas de uma geração e passando para a geração seguinte, assim se transformando e adaptando outros aspectos para melhorar a vivencia a cada geração.
É relacionada a valores, costumes e tradições adquiridos não somente em família, como também na sociedade, no meio em que vive.
É influenciada por vários fatores e cada país tem a sua própria cultura, a nossa cultura, por exemplo,é marcada pela disposição e alegria.
Em ciências sociais a cultura é definida como um conjunto de ideias, símbolos, comportamentos, práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Na Sociologia o individuo só é humano por possuir cultura e só encontramos cultura nos seres humanos.
Ao julgar algo sobre determinada cultura estamos apresentando um ponto de vista do que é certo ou errado, bonito ou feio, melhor ou pior de acordo com a nossa própria cultura. No entanto, todas as culturas tendem ter uma visão etnocêntrica, tendem a considerar seus hábitos, traços culturais, costumes e valores como melhores e superiores as outras culturas.
Portanto, cultura é um conjunto de saberes de vários indivíduos, compartilhados com uma sociedade. Os seres humanos aprendem as características da sua cultura por meio do processo de socialização.
3. INDIVÍDUO
Um individuo é uma pessoa entre varias que representa uma espécie, considerada isoladamente em relação a uma coletividade.
O conceito de individuo implica em muitas considerações no campo da lógica e da filosofia. Como exemplo um grupo de pessoas que andam pela rua, composto de três indivíduos, cada um deles tem um nome diferente e desconhecido, sendo assim não passam de três meros indivíduos.
Este grupo, no entanto, pode considerar-se como um em face de outros grupos de pessoas, segundo o contexto, pode-se falar de um grupo individual entre uma multidão de grupos.
Quando vamos fazer referencia a uma pessoa cujo nome e condição se desconhece a tratamos como individuo. De acordo com os principais sociólogos existem dois indivíduos, o individual onde a sua consciência é caracterizada pelos estados pessoais e sentimentais, e o social que representa a ordem intelectual e moral.
...