COMO A CONTABILIDAE GERENCIAL PODE AUXILIAR NO PLANEJAMENTO, CONTROLE E TOMADA DE DECISÕES EM UMA EMPRESA GERENCIADORA DE ESTACIONAMENTOS COM MÚLTIPLAS UNIDADES
Por: Luan Persini • 13/10/2018 • Artigo • 4.028 Palavras (17 Páginas) • 369 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
COMO A CONTABILIDAE GERENCIAL PODE AUXILIAR NO PLANEJAMENTO, CONTROLE E TOMADA DE DECISÕES EM UMA EMPRESA GERENCIADORA DE ESTACIONAMENTOS COM MÚLTIPLAS UNIDADES
LUAN PERSINI SANTOS GOMES
BELO HORIZONTE
NOVEMBRO/2017
LUAN PERSINI SANTOS GOMES
COMO A CONTABILIDAE GERENCIAL PODE AUXILIAR NO PLANEJAMENTO, CONTROLE E TOMADA DE DECISÕES EM UMA EMPRESA GERENCIADORA DE ESTACIONAMENTOS COM MÚLTIPLAS UNIDADES
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração de empresas, do Curso de Administração de Empresas, da Universidade Estácio de Sá.
Prof. Orientador(a): Fernando Querubim Sardinha.
BELO HORIZONTE
NOVEMBRO/2017
COMO A CONTABILIDAE GERENCIAL PODE AUXILIAR NO PLANEJAMENTO, CONTROLE E TOMADA DE DECISÕES EM UMA EMPRESA GERENCIADORA DE ESTACIONAMENTOS COM MÚLTIPLAS UNIDADES
LUAN PERSINI SANTOS GOMES
201608057267
luanpersini@hotmail.com
RESUMO
Um dos grandes desafios encontrados por diversas empresas é a tarefa de gerenciar múltiplas unidades, uma tarefa complicada, principalmente devido a dificuldade de implementar ferramentas de controle eficazes, uma vez que o nível de complexidade se torna cada vez maior na medida em que o número de unidades a ser controlada aumenta. O objetivo deste estudo é demonstrar como a Contabilidade Gerencial pode auxiliar neste processo, de forma a facilitar e melhorar os processos de planejamento, controle e tomada de decisões nas empresas que possuem múltiplas unidades, como é o caso de uma empresa gerenciadora de estacionamentos de Belo Horizonte, que foi parte deste estudo, demonstrando como alguns dos métodos e técnicas da Contabilidade Gerencial auxiliaram a obter um nível maior de controle de suas diversas unidades.
Palavras chave: Contabilidade Gerencial; Ferramentas de Gestão; Processo decisório.
INTRODUÇÃO
No atual cenário econômico em que os mercados são agora globais, as empresas precisam estar preparadas para responder de imediato as adversidades ou poderão sofrer graves consequências. A concorrência agora está mais acirrada, podendo incluir empresas estrangeiras, as mudanças tecnológicas continuam ocorrendo de forma acelerada e os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes. Para auxiliar esta resposta rápida da empresa, temos a Contabilidade Gerencial como um dos principais aliados.
A Contabilidade Gerencial envolve, de forma resumida, os processos de mensuração, obtenção, análise e comunicação de informações para os usuários internos da empresa, principalmente seus administradores, com o objetivo de auxiliar nas funções de planejamento, organização, direção e controle. Estas funções não são fáceis de serem realizadas, tornando-se ainda mais complicadas quando uma empresa possui mais de uma unidade.
Este cenário é o encontrado na empresa onde realizo estágio, pois a grande quantidade de unidades dificulta a realização das funções administrativas, motivando a escolha do tema e, também, do problema do trabalho, que é identificar como a Contabilidade Gerencial pode auxiliar no planejamento, controle e tomada de decisões em uma empresa gerenciadora de estacionamentos com múltiplas unidades.
A empresa objeto de estudo tem sede na cidade de Belo Horizonte/MG e atua também em outras regiões do país, contando com um total de mais de 30 unidades. A fim de proteger o segredo industrial e estratégico desta empresa, utilizaremos o nome fantasia de X-Estacionamentos.
O objetivo deste trabalho é identificar como a contabilidade gerencial pode auxiliar os administradores de uma empresa gerenciadora de estacionamentos nas funções de planejamento, controle e de tomada de decisões. Os objetivos específicos são: identificar as principais áreas que necessitam, mas não possuem controle satisfatório na empresa X-Estacionamentos; levantar os processos de controle, planejamento e tomada de decisões existentes nestas principais áreas da empresa; verificar, com os responsáveis, quais os processos de contabilidade gerencial que estão em etapa de implementação para auxiliar nas funções de controle, planejamento e tomada de decisões.
Como metodologia, foi utilizado neste trabalho a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Os principais autores pesquisados foram x, y e z. Os dados do estudo foram coletados pelo autor deste artigo, estagiário na empresa X-Estacionamentos, através de observação espontânea, entrevistas e análise de documentos.
REFERENCIAL teórico
Os assuntos envolvendo a Contabilidade Gerencial são bem extensos, sendo assim, o foco deste referencial teórico será elucidar o que é Contabilidade Gerencial, suas diferenças em Relação a Contabilidade Financeira e apresentar algumas das técnicas e teorias que possam ser relevantes para responder os objetivos deste trabalho.
Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial
Não podemos falar de Contabilidade Gerencial sem citarmos a Contabilidade Financeira. A Contabilidade Financeira surgiu na Revolução Industrial para suprir as demandas por informações decorrentes das novas modalidades de financiamentos dos negócios. O balanço patrimonial e a demonstração anual de lucros surgiram nesta época, com o objetivo para prestar contas aos investidores. (PADOVEZE, 2013)
Já a Contabilidade Gerencial remota da época de expansão do capitalismo industrial, surgindo “da necessidade do gerenciamento interno em função das novas complexidades dos processos de produção, objetivado informações para a tomada de decisão.” (PADOVEZE, 2013, pg. 9)
...