COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Por: Marcelo Duarte • 3/9/2021 • Trabalho acadêmico • 430 Palavras (2 Páginas) • 79 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MARCELO DUARTE COSTA
SHELLEY DOS SANTOS FERRAZ
PEDRO HENRIQUE GONÇALVES
ARTHUR ANDREW SOUSA FIGUEIREDO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
São Luís
2021
As organizações não são compostas apenas por normas e diretrizes, mas sim por pessoas, compreender como se dá a interação destes indivíduos e seus grupos dentro de uma organização é fundamental para se estabelecer uma ordem tal que possa alicerçar as instituições nos princípios da disciplina, autocontrole, integridade aliando-se a produtividade. O estudo sistemático dos fenômenos de interação social nas organizações é o que caracteriza a disciplina de comportamento organizacional.
A compreensão do comportamento humano vem por meio da experimentação e método cientifico, gatilhos, motivações, boa conduta ou reatividade são fenômenos humanos que variam de acordo com a carga de experiencia de cada indivíduo. Até se conhecer o novo “mundo” dentro de uma organização e as relações interpessoais que este mundo proporciona o indivíduo se assemelha ao relato de Adão e Eva no jardim do Éden, que até tomarem suas próprias decisões viviam em estado de inocência sem o conhecimento do mundo, ao decidirem provar do fruto, que em muitas literaturas, filmes e histórias é representado como uma maça, recebem o conhecimento e são retirados daquele ambiente para um onde viveriam em um grupo, com muitos desafios que não experimentariam se continuassem no jardim. Algumas das manifestações do comportamento humano só se explicitam em condições de grupo, e as organizações e seus ambientes muita das vezes hostis são como este novo mundo fora do “jardim”.
Cabe ao gestor, ao administrador, ao líder a responsabilidade de gerir estas relações de forma que os objetivos da organização não estejam acima das pessoas e nem sejam subjugados por elas. Visão, missão e valores bem definidos e transparentes proporcionam um ambiente de maior adaptabilidade para pessoas aderirem aos objetivos do grupo, moldando de uma forma mais natural as atitudes, ações, conduta dos indivíduos de uma forma que o desempenho de cada um seja aproveitado ao máximo, extraindo o melhor de cada para o bem coletivo.
Valorizar quem faz a organização, fortalecer a estrutura da empresa com princípios éticos, transparência nas decisões e comunicação criarão um canal onde o líder e seus liderados poderão amis facilmente expor seus desafios e assim manter uma relação de ajuda mútua mais honesta. Com estes princípios é a tendência do indivíduo levar para fora do ambiente organizacional os bons hábitos que são adquiridos da forma mais natural possível, e aí então está o papel social das organizações, por mais que muitas possuam fins lucrativos e sejam de iniciativa privada, o que aprendido no grupo é externado para fora dele.
...