TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 8

Etapa 1 - Passo 4

RELATÓRIO COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS

Ao analisar os funcionários do “Pet Glamour”, identificamos os traços de personalidade de cada integrante, buscando na teoria dos traços de Gordon Allport. Nesta teoria nos baseamos as características de cada individuo para compor sua personalidade.

Ao decorrer dos anos centenas de traços foram sugeridos para a formação da personalidade humana, tornando a teoria algo difícil e falho.

Recentemente, alguns pesquisadores reduziram os traços em 5 fatores, que passaram a ser chamados de BIG FIVE, que são: extroversão, agradabilidade, consciência, estabilidade emocional e abertura para experiência.

Apesar de não termos muita informação percebemos que:

Alba Lourenzão: Sócia é responsável pela equipe de banho e tosa.

Percebemos que seu traço de personalidade é extrovertida, pois gosta de lidar diretamente com o público. Identifica-se com a parte estética do Pet Glamour, por isso é responsável pelo setor de banho e tosa. Já possuía experiência na área estética.

A implicação negativa em sua personalidade é a ansiedade, fala antes de pensar, não trabalha em equipe, sua equipe esta desorganizada, cada um faz o que quer.

Toma decisões isoladas sem consultar seu sócio, mas quando acontece alguma coisa errada, culpa o irmão.

Não tem controle sobre sua equipe, e culpa o irmão pela queda do faturamento, mas não procura solucionar o problema.

João Maria Lourenzão: Sócio responsável pela administração da organização

Sócio proprietário do Pet Glamour é uma pessoa trabalhadora e confiável, mas se sente sobrecarregado por cuidar de toda a parte administrativa.

Torna-se desagradável, por gritar muito e não consegue tomar decisões importantes em conjunto com sua sócia.

Deve consultar e conversar mais com seu gerente e estar a par de tudo o que acontecendo no Pet. Se o faturamento caiu, alguma coisa esta errada. deveria tentar saber qual departamento esta contribuindo para isso estar acontecendo. Ele não esta percebendo que o maior problema dele é a falta de comunicação entre ele, sua sócia e o gerente.

Anita: Responsável pelo banho

Podemos perceber que seu traço de personalidade é de calma, mesmo se sentido menosprezada por Éder, não aceita suas provocações. Porem outro traço que podemos perceber é que apresenta ser desorganizada, sem comunicação com o restante da equipe.

Léa: Responsável pelo banho

Seu traço de personalidade apresenta calma e segurança, mesmo com sabendo que Éder se sente superior a ela, tem confiança no trabalho que faz.

Há falta de comunicação para baixa do material utilizado no banho.

Eder: Responsável pela tosa

Tornou-se autoconfiante por causa do seu talento artístico, é desagradável por se achar superior, desestabiliza a harmonia do departamento.

Percebemos que o funcionário, se acha melhor que os outros, não trabalha em equipe, não se compromete e nem se preocupa com os resultados.

Elaine:Vendedora

É uma pessoa sociável, muito sorridente e de bom convívio.

Na empresa apresenta desorganização, chega atrasada e apresenta atestado constantemente.

Leila:Vendedora

Mostra-se curiosa, quer saber de tudo que esta acontecendo na empresa.

Faltam quando quere, não é pró ativa, aproveita a situação de conflito na organização para tirar proveitos, chegando atrasada, apresentam alto índice de absenteísmo.

Rui: Gerente da loja

Pessoa pró ativa e interessado no negócio

É ansioso em tentar melhorar a empresa, procura a melhor maneira possível criar disciplinas para os funcionários, mas através do conflito interno dos sócios, não consegue administrar a equipe, cada um toma decisões por conta própria.

Iara Santos: Secretária ( Esposa de João)

É uma pessoa introvertida, reservada e não da opinião sobre a empresa. Apesar de não intervir nos assuntos da empresa, gosta de saber tudo que esta acontecendo.

Etapa 2 - Passo 1

TABELA DE MOTIVAÇÃO DOS GESTORES

PERSONAGEM FATOR QUE MOTIVA FATOR QUE DESMOTIVA

ALBA LOURENZÃO Realização Pessoal Má administração da empresa

JOÃO MARIA LOURENZÃO Realização Profissional Falta de trabalho em equipe

RUI LEME Reconhecimento Desrespeito

Etapa 2 - Passo 3

RELATÓRIO INFORMAÇÕES ETAPA

Percebemos que cada personagem reage de uma maneira ao enfrentar uma situação, em função de suas experiências e de sua personalidade.

Podemos avaliar que o nível de estresse do gerente Rui esta na faixa de normalidade, o que lhe deixa ocasionalmente estressado é a falta de comunicação dentro da empresa, entre os próprios sócios.

O que poderia deixa-lo motivado seria o reconhecimento do seu trabalho dentro da empresa.

Já Alba não se estressa facilmente, a única coisa que lhe deixa incomodada é que seu irmão não esta sabendo administrar a empresa.

Sua motivação é crescer pessoalmente, e quem sabe ter seu próprio Pet.

Quanto ao João seu nível de stress de raiva contida é alto, a falta de trabalho em equipe o deixa muito nervoso, se diz sobrecarregado por tantos problemas que vem ocorrendo na empresa.

O que lhe motiva é ter a realização profissional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com