COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Por: thairys • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.704 Palavras (7 Páginas) • 263 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Guilherme Pontes da Silva- RA 1709991424
Lucas Ferreira de Sá - RA 2845243168
Thaírys Mikaelly de Almeida Valdevino - RA 2849229522
Victor Dornelles Fernandes Mota - RA 2810716856
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Tutor: Prof.ª Adriana
Sobradinho-DF
2015
Guilherme Pontes da Silva- RA 1709991424
Lucas Ferreira de Sá - RA 2845243168
Thaírys Mikaelly de Almeida Valdevino - RA 2849229522
Victor Dornelles Fernandes Mota - RA 2810716856
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Trabalho acadêmico, apresentado a Universidade ANHANGUERA-UNIDERP, como parte das exigências para a obtenção do título de Graduação em Gestão Publica.
Tutor: Prof.ª Adriana.
SOBRADINHO-DF
2015
Sumário
1. Introdução1
2. Perfil dos oponentes2
3. Habilidades essenciais dos negociadores2
3.1 Modelos Jung3
3.2 Modos de agir de cada estilo 3
3.3 Mapeamento4
4. Pontos principais da negociação4
5. Conhecimento e organização5
6. Resultado da 1ª reunião5
7. Resultado Final6
Considerações Finais8
Referências bibliográficas9
- Introdução
Neste trabalho acadêmico iremos abordar o modelo Jung de negociação quais as suas características e estilos. Em um mundo globalizado como o que vivemos a negociação é um dom. Para que duas pessoas ou mais entrem em acordo com determinada situação é necessário que haja dialogo entre elas, decidindo assim uma negociação que possa beneficiar ambas as partes. A negociação é feita em todos os lugares: em casa, trabalho, igreja, trânsito etc. O nosso objetivo é mostrar como a negociação é necessária para que as pessoas possam ter um bom relacionamento e uma convivência satisfatória em sociedade, por isso é importante conhecer os diferentes tipos de pessoas e as mais variadas situações que podem surgir.
2. Perfil dos oponentes
Perfil do Negociador da Associação de Moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
Perfil do Negociador - A Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável.
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
3. Habilidades essenciais dos negociadores
O negociador deve saber quais os seus pontos positivos e negativos no momento que estiver negociando, para que assim posso ter um resultado positivo solucionando o conflito entre ambas as partes.
3.1 Modelos Jung
O modelo Jung foi desenvolvido pelo psicólogo Carl Jung e foca a existência de quatro estilos primários são eles:
-Estilo Restritivo: Os negociadores agem apenas conforme seus interesses não se importam com os interesses do outro e impõem uma situação que seja favorável apenas para ele mesmo.
-Estilo Confrontador: tem como características a contestação de questões, o acordo é mais firme e mais duradouro, desde que exista o compromisso entre as partes.
-Estilo Ardiloso: não existe a preocupação com procedimentos e regras, as pessoas não podem ser influenciadas pelas ideias das outras.
-Estilo Amigável: o negociador amigável combina a consideração com a confiança para manter um relacionamento cooperativo e simpático com seu oponente, facilitando o acordo entre ambas as partes.
3.2 Modos de agir de cada estilo
Restritivo:
Impulso para controle - Governa e controla os outros. Os negociadores só chegam a um acordo quando forçados. Se sempre se preocupam em ganhar e não se importam com o seu oponente.
Ardiloso:
Impulso para desconsideração - Rebaixa os oponentes. Os negociadores devem ser mantidos a distância pois são fonte de aborrecimento. Querem chegar a qualquer resultado.
Amigável:
Impulso para deferência - Permite aos outros assumirem o controle. Os negociadores são na maioria das vezes simpáticos. O objetivo é manter o relacionamento mesmo se a conquista for atingida ou não.
Confrontador:
Impulso para confiança- inclui os outros como parceiros. Os negociadores querem igualdade, contestam questões e trabalham juntos para chegarem a um acordo.
3.3 Mapeamento
O líder da associação dos moradores Carlos Henrique um homem conservador e restritivo que não gosta de mudanças defende o seu ponto de vista junto com a comunidade sobre a não construção da gravadora, alegando perturbação da ordem publica, e que o empreendimento trará insegurança para a comunidade, atrapalhara o trânsito pela grande quantidade de veículos e a tranquilidade por causa do barulho. Os moradores não chegaram a ouvir os argumentos da gravadora e só sabem os pontos negativos do empreendimento.
...