COMPREENDENDO A ÉTICA E SEUS BENEFÍCIOS
Por: daripper • 19/7/2019 • Trabalho acadêmico • 989 Palavras (4 Páginas) • 337 Visualizações
[pic 3]
COMPREENDEDO A ETICA E SEUS BENEFICIOS
Valorização dos funcionarios
17/05/2019
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
Elaborado por: Roberto de Freitas Branco
Disciplina: Ética e Sustentabilidade
Turma: Proj 42
Tópicos desenvolvidos
- Conceitualização sobre os temas abordados: Ética e Responsabilidade Social.
- Barreiras sobre as edequações.
- Impacto das ações da empresa.
- Projetos de compreensão e educação dos funcionários.
Apresentação e objetivo
Segundo Aurélio Ferreira (2005, p. 383), a ética pode ser definida como “O estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal”. Ou ainda, segundo o mesmo autor, um “Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano”.
Para poder abordar o assunto primeiro precisamos explicar para todos o que é e do que se trata. Vemos então sua importância no dia a dia e porque devemos mudar a forma a qual os funcionários são tratados e os motivos do constante descontentamento. Com isto dito, irei propor mudanças e processos que podem ser postos em praticas para assim melhorar o clima da organização assim como a percepção dos funcionários sobre serem ouvidos e respeitados.
A minha intenção é mudar o clima interno da empresa, assim como explicar conceitos e a importância da ética e da responsabilidade Social que todos deveríamos saber e por em praticas todos os dias. Uma vez que não são todos que tem a possibilidade de aprender de forma acadêmica e colocar em pratica os ensinamentos, cabe a nos da empresa a ensinar e demonstrar as boas praticas e seus resultados.
Desenvolvimento
Muitas empresas estão mudando os seus processos para se adptarem as novas exigências do mercado assim como do mundo, um exemplo de tais mudanças é:
Empresas de prestação de serviço em injeção e comercialização de solados para calçados já adequaram alguns de seus processos com intuito de contribuir com o meio ambiente e ainda reduzirem seus custos operacionais, no processo atual eles tratam e reaproveitam a água que é utilizada para resfriamento das injetoras (máquinas) e ainda reaproveitam sobras de matérias primas que por sua vez são misturadas a novas matérias primas virgens, não ficando prejudicada a qualidade e durabilidade do produto final. Outra ação que poderia ser feita, era a instalação de placas que captariam energia solar para funcionamento das máquinas, ou para funcionamento de lâmpadas e outros equipamentos necessários. Outra alternativa seria a captação de água da chuva e seu tratamento para ser utilizada no processo de resfriamento das injetoras citadas no primeiro exemplo.
Além de economizar dinheiro e atrair olhares bons sobre a empresa, ela ainda fomenta na sociedade boas praticas de sustentabilidade.
Porem para as empresas se adequarem aos novos moldes da sociedade e para poderem melhorar sua imagem interna e externa barreiras precisam serem quebradas, a zona de conforto criada pelos anos de experiência de todos os seus funcionários precisa ser destruída quase que por completo. As gerações precisam conviver e falar a mesma língua, mas fica muito difícil quando as carecteristicas de cada uma, vão de encontro em certos aspectos que são considerados imutáveis pelos mesmos. Poderia citar a incapacidade da geração baby boomer de aceitar um superior do sexo feminino ou de opção sexual diferente da hetero sexualidade. Isto já é uma afronta gigantesca e passiva de processos jurídicos e que normalmente são ganho de causa certo para o funcionário que sentir que foi desrespeitado por suas escolhas pessoais.
A empresa precisa percebe que sua postura ética vai além do seu produto ou serviço, ela esta no dia a dia, desde a contratação/seleção dos funcionários, como o seu código de ética e valores e a forma que isto é ensinado e aplicado. Funcionarios que não adotam ou que não tem essa preocupação ética e social podem ter atitudes que mesmo não impactando no produto direto, podem ferir a imagem da empresa e trazer prejuízos gigantescos para a empresa. O Brasil tem um serie de exemplos negativos de atitudes de algumas pessoas que afetaram a imagem da empresa de forma a torna-las inviáveis para algumas pessoas como: Oderbrecht, Grupo AOS, Grupo Camargo Correia, Andrade Guitierrez, Queiroz Galvão dentre outras. Essas empresas perderam tanto em credibilidade que seus funcionários, acionistas e a sociedade de forma geral, não acreditam mais em sua campacidade de realizar suas funções, tudo por ações de poucas pessoas que tomaram atitudes sem pensar no prol da empresa e sociedade.
...