CONCEITOS BÁSICOS DE GESTÃO: O GRANJEIRO
Por: Victor Fernandes • 28/6/2016 • Trabalho acadêmico • 309 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
ATIVIDADE SUPERVISIONADA.
CONCEITOS BÁSICOS DE GESTÃO 343 - 2016/1
O GRANJEIRO
VICTOR FERNANDES DA SILVA.
Características do granjeiro:
O granjeiro tem características da administração científica, um modelo de gestão ultrapassado e que tem como base o lucro, a eficiência (não a eficácia), a ênfase das tarefas, o máximo para obter maiores lucros, cortar gastos “menos necessários”, assim economizando o máximo, melhor “salário” aos colaboradores que mais produzem, controlar a produção de forma que de lucro. Na verdade o Granjeiro é o retrato de Taylor. O granjeiro ainda hoje vive na era industrial.
Os conceitos de gestão que vemos no granjeiro são:
Organização- As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Porém o granjeiro entende toca sua granja como uma organização da era industrial, não dando a devida importância a seus colaboradores. Apenas buscando a satisfação de seus clientes
Administração- Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente, porém o granjeiro estava buscando apenas a eficiência, fazendo bem feito (ao invés do correto), preocupando-se com os meios (e não com os fins), minimizando os recursos ( ao invés de maximizar os objetivos), etc.
Além disso, para ser um bom administrador, a era do conhecimento nos ensina que temos que dominar três habilidades, que são: habilidades conceituais, técnicas e humanas.
Vimos no texto, que falta ao granjeiro às habilidades conceituais e humanas.
Habilidades conceituais: Dizem respeito à sua capacidade de análise e interpretação dos fatos ocorridos na organização.
Habilidades humanas: Envolvem a capacidade de trabalhar e se comunicar com outras pessoas, entendendo-as, motivando-as e liderando-as.
Conceito da abordagem sistêmica da administração:
O granjeiro só olha sua organização pelos aspectos internos, um jeito ultrapassado de se gerir uma empresa. Não considerava a complexidade e o pluralismo que existem dentro da organização.
...