CONCEITOS DO SISTEMA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES DEFINIÇÃO E APLICAÇÃO DO CAD/CAM
Por: Nathalyamorim • 14/6/2018 • Artigo • 2.759 Palavras (12 Páginas) • 337 Visualizações
CONCEITOS DO SISTEMA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
DEFINIÇÃO E APLICAÇÃO DO CAD/CAM
RESUMO
Diante da dificuldade que a empresa tem em. buscar uma posição de destaque na moderna empresa industrial e desenvolver melhorias em seus procedimentos internos e externos, apresenta uma pesquisa sobre procedimentos e técnicas para otimizar a qualidade do produto, por meio de processos gerenciais Alguns programas federais de apoio e incentivo a projetos, composto por um conjunto de atividades e operações envolvidas na produção de bens ou serviços que interagem entre si, cada qual com sua responsabilidade e essa integração vai determinar o resultado do sistema como um todo
Palavras - Chave: Industria de base, qualidade, diferencial competitivo.
ABSTRACT
Faced with the difficulty that the company has in. seek a prominent position in the modern industrial company and develop improvements in its internal and external procedures, present a research on techniques and procedures to optimize a quality of product, through managerial processes Some federal programs of support and incentive to projects, composed of A set of activities and involvement in the production of goods or services that interact with each other, each with its responsibility and integration. determine the outcome of the system as a whole
.
Key words: Basic industry, quality, competitive differential.
1 INTRODUÇÃO
As organizações devem buscar melhorias constantes para seus processos e produtos, o mercado está em constante desenvolvimento comumente empresas quebram por não se atualizarem.
Os últimos 50 anos constituíram uma época de grandes mudanças na gestão e organização do sistema produtivo das empresas industriais em todo o mundo. Dois grandes grupos de mudanças foram marcantes nesse período. O primeiro foi o grande desenvolvimento tecnológico ocorrido em termos de máquinas, sistemas de informações, automação, robótica, telecomunicações, entre outros, que tornaram possível um planejamento e controle mais eficiente das operações. O segundo está relacionado às transformações relativas às novas filosofias, conceitos e métodos de gestão de recursos humanos.
Os conhecimentos de gestão desenvolvidos por Taylor, Ford e Sloan trouxeram, desde o início do século XX, avanços sem precedentes à produtividade. Alguns dos fatores foram: produção em grande escala e em grandes lotes com correspondente redução dos custos unitários; elevada especialização do trabalho no chão-de-fábrica; inexistência de envolvimento do trabalhador com a qualidade, sugestões ou melhorias das operações; o máximo possível em termos de verticalização da produção.
Durante a década de 70, a Administração da Produção adquiriu nos Estados Unidos e a nível mundial, uma posição de destaque na moderna empresa industrial. Os fatos históricos que levaram à essa posição foram o declínio norte americano em termos de produtividade industrial e no comércio mundial de manufaturas. Desta forma o crescimento de algumas potências nesses aspectos como o Japão foi inevitável que há mais de 30 anos vem encarando a produção industrial e a geração de novos produtos como os elementos-chave no mercado interno e à nível internacional.
A Toyota buscou uma forma alternativa à produção em massa para gerenciar o sistema de produção. Os princípios da produção em massa já não se ajustavam à difícil situação econômica e ao novo mercado de seu país naquele momento. Surge, então, a “produção enxuta”, com princípios diferentes dos da produção em massa, particularmente em relação à gestão dos materiais e ao trabalho humano nas fábricas. Alguns alicerces desse novo modo de produção, o Just-in-Time, a automação, a polivalência dos trabalhadores, o defeito zero, a produção em pequenos lotes, entre outros, passaram a ser os elementos do paradigma que se firmava.
Ao longo do processo de modernização da produção, a figura do consumidor tem sido o foco principal, pois é a procura da satisfação do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas de produção cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade.
Com um caráter descritivo, essa pesquisa tem como tema principal aprofundar-se sobre os conceitos do sistema de produção e operações, definição e aplicação do CAD/ CAM, este artigo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, pois considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. (TURRIONI E MELLO, 2012) quanto aos objetivos, a pesquisa se apresentou como exploratória e descritiva à medida que visou levantar informações históricas para a compreensão de como se desenvolveu a gestão de projetos do passado até os tempos atuais. A pesquisa exploratória tem o proposito de proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Já a pesquisa descritiva tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. (GIL, 2010) O principal procedimento utilizado foi a pesquisa bibliográfica, a partir de livros e periódicos sobre gestão de projetos e novas tendências em gestão de projetos. Marconi e Lakatos (2010) afirmam que a revisão de literatura ou pesquisa bibliográfica é um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados, revestidos de importância, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema escolhido. O estudo da literatura pertinente pode ajudar a planificar o trabalho e representa uma fonte indispensável de informações.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITOS DO SISTEMA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Um sistema é visto como input? Processo de transformação? Output, onde inputs são as entradas no processo como materiais, informações, consumidores, funcionários, instalações, que serão processados e transformados em produtos ou serviços (outputs).
O sistema de produção interage com as outras funções da organização, sofrendo influências do ambiente interno e externo. No ambiente interno, é influenciado pelas outras áreas funcionais da empresa como marketing, finanças, recursos
...