CONCEITOS SOBRE LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Por: Edvan Brandão • 25/5/2018 • Trabalho acadêmico • 4.394 Palavras (18 Páginas) • 350 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE UNIDERP
Curso de Tecnologia em Logística
POLO: Santo André
ACADÊMICO: Edvan José Brandão – RA: 6079305327
TUTOR A DISTÂNCIA: Ana Cláudia Tsukamoto.
PROINTER III– RELATÓRIO FINAL
Santo André - SP
2018
ACADÊMICO: Edvan José Brandão – RA: 6079305327
TUTOR A DISTÂNCIA: Ana Cláudia Tsukamoto.
PROINTER II– RELATÓRIO FINAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Logística do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer III – Projeto Interdisciplinar.
Santo André - SP
2018
RESUMO
Pode – se dizer que a logística teve sua origem nas guerras, onde o objetivo principal era apenas visar o abastecimento das tropas com armas e suprimentos, ou seja, todo o planejamento era feito para que as tropas não ficassem desguarnecidas de munições, comidas e remédios. Observa-se que somente depois de alguns anos é que este termo foi inserido no ramo empresarial. A gestão da cadeia de suprimentos consiste no gerenciamento de uma rede interligada que envolve todo o procedimento de entrega de produto e/ou serviço requerido pelo cliente.
Segundo COELHO (2010), a logística evolve muito mais do que apenas o transporte e a distribuição abrangendo também a armazenagem e gestão de estoque bem como a gestão das atividades de apoio.
Já a análise SWOT é uma ferramenta muito utilizada para analisar o ambiente em que a empresa está inserida no mercado observando seus pontos fortes e fracos bem como suas ameaças e oportunidades.
O planejamento da produção é uma das funções de planejamento que toda empresa precisa fazer para atender às necessidades dos seus clientes.
Palavras-Chave: Logística, análise SWOT, Estoque.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. CONCEITOS SOBRE LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS 5
3. PLANO DE PRODUÇÃO 11
4. GERENCIAMENTO DE CUSTOS LOGÍSTICOS 13
5. PLANO DE MARKETING 14
6. OS MODAIS FERROVIÁRIO, AÉREO, RODOVIÁRIO E AQUAVIÁRIO 16
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERENCIAS 18
- INTRODUÇÃO
Neste semestre o prointer III terá como objetivo elaborar um plano de reestruturação para a empresa Inovare Confecções Ltda. Plano este voltado para área de logística, possuindo cadeia de suprimentos e utilizando os conhecimentos compreendidos durante todo o curso.
Será observado o conceito d Just In Time bem como suas vantagens e desvantagens, planos de produção, análise Swot e os principais custos logísticos.
A análise Swot mostrará em que ambiente a empresa está inserida bem como identificar seus pontos fortes e fracos e por último verificar os diferentes tipos de modais existentes a aplicar o modal ideal para empresa Inovar Confecções Ltda.
- CONCEITOS SOBRE LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Pode – se dizer que a logística teve sua origem nas guerras, onde o objetivo principal era apenas visar o abastecimento das tropas com armas e suprimentos, ou seja, todo o planejamento era feito para que as tropas não ficassem desguarnecidas de munições, comidas e remédios. Nessa época se falava que as guerras poderiam ser ganhas e/ou perdidas por causa da logística. Um abastecimento mal feito ou até mesmo a falta dele poderia comprometer totalmente o comando do exercito e causar uma baixa enorme das tropas.
Após a segunda guerra mundial a logística evoluiu para o ramo empresarial logo quando a industria procurou preencher lacunas de demanda existentes no mercado consumidor (NOVAES, 2007 ).
Teoricamente, a logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação ( terra, ar e mar ) e distribuição de produtos e/ou serviços.
Um dos seus principais objetivos é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem ( depósitos ) entre outros fatores que influenciam na área.
O conceito de Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) remonta o ano de 1950, quando a logística surgiu como uma ciência administrativa. A gestão dessa cadeia consiste no gerenciamento de uma rede interligada que envolve todo o procedimento de produtos e serviços requeridos pelo cliente final. É o processo de movimentação de bens, pedido do cliente, englobando a aquisição de matéria prima e produção até a sua distribuição. Todo gerenciamento engloba os processos de compra, armazenamento, transformação, embalagem, transporte, movimentação interna de distribuição e todo o suporte preciso para que isso aconteça.
Segundo KOTLER (2000), a cadeia de suprimento representa um sistema de entrega de valor. Cada empresa captura apenas uma determinada porcentagem do valor total gerada pela cadeia. Quando uma empresa adquire concorrentes ou muda para um estágio superior ou inferior na cadeia produtiva, seu objetivo é capturar um percentual maior do valor da cadeia de suprimento.
Segundo FRANCISCHINI E GURGEL (2002, p.262), cadeia de suprimentos é a integração dos processos que formam um determinado negócio, desde os fornecedores originais até o usuário final, proporcionando produtos e/ou serviços e informações que agregam valor para o cliente.
...