CONTROLE DE ESTOQUES E LOGÍSTICA, COM ACOMPANHAMENTO NA REPOSIÇÃO DE PRODUTOS
Por: Bruno Procópio • 12/11/2016 • Artigo • 4.524 Palavras (19 Páginas) • 440 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA E CONTROLADORIA
CONTROLE DE ESTOQUES E LOGÍSTICA, COM ACOMPANHAMENTO NA REPOSIÇÃO DE PRODUTOS
Artigo apresentado à Banca Examinadora da Faculdade Vale do Jaguaribe para obtenção do Certificado de Conclusão do Curso de Especialização em Auditoria e Controladoria sob a orientação do Professor Cristiano Bento.
Fortaleza-2011
NOME DO ALUNO[pic 3]
CONTROLE DE ESTOQUES E LOGÍSTICA, COM ACOMPANHAMENTO NA REPOSIÇÃO DE PRODUTOS
Artigo Cientifico apresentado a Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ, como requisito parcial para obtenção do título de Pós – Graduado em .......
Artigo Científico aprovado em: __ / __ / 2012.
Orientador: _______________________________________
Professor
1º Examinador: __________________________________
Professor....
2º Examinador: __________________________________
Professor...
[pic 4]
CONTROLE DE ESTOQUES E LOGÍSTICA, COM ACOMPANHAMENTO NA REPOSIÇÃO DE PRODUTOS[pic 5]
Luis Carlos Morais de Freitas[1] Cristiano Mendes de Sousa Bento[2]
RESUMO
A logística de estoques é um assunto vital e, a cada passo, suga parte substancial do orçamento operacional de uma organização. Como não agregam valores aos produtos, quanto menor o nível de estoques na qual possa se desenvolver junto ao sistema conseguira um melhor trabalho, e com isso será mais eficiente.
A eficiência na organização logística na administração poderá criar a diferença com os concorrentes, melhorando a qualidade, reduzindo os tempos, diminuindo os custos entre outros fatores, oferecendo, assim, uma vantagem competitiva para a própria empresa.
É fundamental que a empresa possa com uma logística dinâmica, diminuir ao mínimo, a quantidade de estoques tendo grandes fornecedores com produtos para o auxilio no dia a dia do abastecimento do estoque, a fim de obter uma racionalização nos custos de armazenagem.
Palavras-chave: logística; estoques; organização; empresa; fornecedores.
1 – INTRODUÇÃO
Os estoques representam um dos ativos mais importantes do capital circulantes e da posição financeira da maioria das empresas comerciais. A sua correta determinação no início e no fim do período contábil é essencial para uma apuração adequada do lucro líquido do exercício. Os estoques estão intimidamente ligados às principais áreas de operação dessa empresa comercial e envolvem problemas de administração, controle, contabilização.
A logística para as empresas brasileiras atualmente vivem em momento extremamente desafiador, pois é comum empresas de vários setores buscar uma cadeia de informação de preço menor em função de uma logística que venha a apresentar maior agilidade na entrega e menor custo de distribuição. Este novo cenário é caracterizado pela busca por maior competitividade, maior desenvolvimento tecnológico, maior oferta de produtos e serviços adequados a expectativa dos clientes e maior desenvolvimento e motivação do seu capital intelectual. Por outro lado temos empresas que enxergam a logística como uma estratégia competitiva e eficaz.
O segmento varejista, assim como todos os demais que compõem o setor comercial, assiste ao acirramento da concorrência em âmbito nacional e internacional, a drástica reestruturação empreendida na maioria das empresas buscou atingir maiores níveis de qualidade, afetadas pela globalização do mercado.
Com a acirrada concorrência ocasionada pela presença das grandes redes nacionais e com a grande concorrência a internet, tem buscado a atuação em novos mercados e formas gerenciais e operacionais diferentes do habitual. A modernização do setor, a busca por parcerias, alianças e a fidelização são, dentre outros, prioridades fundamentais para o aumento da competitividade.
A empresa Comércio de Móveis e Eletrodomésticos Ltda atuam a 22 anos no estado do Ceará, fundada em 1989, é uma empresa totalmente familiar, localizada quase todo no interior do estado. A empresa caracteriza-se com a atividade comercial varejista, do tipo comercio de moveis e eletro, a rede possui um quadro de 2000 colaboradores distribuídos nas filiais em todo o estado e mais a filial no Estado do Piauí.
Hoje a empresa é marca registrada no ramo de Moveis e eletrodomésticos no Estado. Trata a questão logística como a parte fundamental no processo de distribuição e entrega dos produtos nas residências dos clientes e reposição nas filiais.
2. OBJETIVOS
2.1 - Objetivos Gerais
Analisar a logística e o processo de estoque, movimentação e armazenagem na empresa, através da organização e seus canais, de modo a poder maximizar a lucratividade presente e futura, através dos pedidos a baixo custo.
É necessário que a logística seja concebida como uma atividade de suporte em todos os campos, para incrementar o faturamento e o desenvolvimento da empresa.
2.2 - Objetivos Específicos
- Estudo da atividade Logística na empresa.
- Analisar a importância da evolução na atividade logística
- Realizar um estudo sobre o gerenciamento de abastecimento no varejo.
- Realizar um estudo sobre controle da dimensão no estoque
- Conhecimento e tempo de Reposição desde o pedido até a chegada na Empresa.
- Analisar os critérios de avaliação dos estoques dentro da empresa.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Vale ressaltar que o Autor Fleury descreve a logistica como uma arte de calcular, em função disso Ballou nos passa a definição mais divulgada, logistica é o processo de planejar, implementar e controlar. A partir dessas reflexões, podemos dizer que Logistica é o caminho mas seguro de controlar o estoque na empresa de uma forma dinamica e organizada.
...