CULTURA E CONSUMO: UMA EXPLICAÇÃO TEÓRICA
Por: sigaja25 • 20/9/2016 • Resenha • 254 Palavras (2 Páginas) • 361 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT
Curso: ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: SEMINÁRIO TEMÁTICO V
Resenha Crítica: CULTURA DO CONSUMO E IDENTIDADE
CULTURA E CONSUMO: UMA EXPLICAÇÃO TEÓRICA
O consumo é um pré-requisito para a reprodução física e social de qualquer atividade humana, que faz uso do universo material a sua volta para se reproduzir física e socialmente.
Por um lado o consumo é visto como alienação, falta ou perda de autenticidade e um processo individualista e desagregador, é ambíguo porque por vezes é entendido como uso e manipulação.
Os esforços coletivos e individuais de projetistas, produtores, publicitários e consumidores são absolvidos do mundo culturalmente constituído e transferido para um bem de consumo, posteriormente transferido para o consumidor final. A localização do significado cultural reside nos bens de consumo e se move de um ponto para outro.
Um dos instrumentos usados para transferência de significado é a publicidade, pois ela reuniu o bem de consumo e uma representação do mundo culturalmente constituído no contexto de uma peça publicitária. Quando a simbologia da peça publicitária é estabelecida com sucesso, o receptor atribui ao bem de consumo determinadas propriedades que sabe existirem no mundo culturalmente constituído. O receptor é o autor final do processo de transferência, e a publicidade serve como dicionário de significados culturais.
O bem de consumo é, literalmente, o significado cultural. Vestuários, transportes, alimentos, exteriores, interiores e adornos residenciais servem como meio para a expressão do significado cultural que constitui no nosso mundo, sendo as vezes evidentes, as vezes ocultos para os consumidores, podendo ser manipulados o status do item de consumo.
...