Características do estágio de gestão
Seminário: Características do estágio de gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fernandaareda • 31/3/2014 • Seminário • 1.553 Palavras (7 Páginas) • 351 Visualizações
INTRODUÇÃO
O estágio em gestão trata-se de uma realidade completamente diferente dos outros estágios, enquanto nas outras fases tratamos diretamente com os alunos, no estágio em gestão ficamos de frente com os professores, diretores, coordenadores e enfrentamos os problemas burocráticos.
Com o relatório do Estágio Supervisionado em Gestão e Espaços não Escolares, ficamos cientes dos problemas enfrentados nas secretárias das escolas. Nas páginas seguintes será possível perceber como esta organizada uma secretaria, os dados referentes à escola, dados históricos, assim sendo possível conhecer um pouco da escola em questão. Contendo informações sobre as séries que a escola atende, quem mantém a escola, com quem a escola é conveniada e muito outros dados existentes.
II. DESENVOLVIMENTO:
a) Observação e Interação.
Identificação: Escola Municipal Vespasiano da Costa Ferreira
Etapa/ano da turma: 5º ano
Número de alunos: 22 alunos
Durante a minha observação notei que as crianças eram organizadas em vila e que a professora os acompanhava até a sala de aula sempre seguindo atrás dos alunos. Os alunos sentavam um atrás do outro e sempre eram trocados de lugar para evitar a conversa. Durante os dias de observação usou-se muito o quadro e giz e os livros didáticos, algumas atividades foram propostas em folhas e muito conteúdo foi aplicado. Nas aulas de matemática foi feito o uso da tabuada e a solução de problemas e frações, as crianças estão vendo essas matérias para a próxima prova bimestral. As aulas são bem agitadas as crianças opinam muito e estão sempre curiosas em tudo, é uma turma que apresenta alguns alunos com dificuldades em aprendizagem e muitas dúvidas principalmente nas matérias que a matemática é empregada. Também em minhas observações notei que a professora regente é muito dedicada o que falta é apoio, incentivo para a realização de ideias em relação à melhoria dentro de sala de aula principalmente com as crianças que têm essa dificuldade em algumas matérias.
A docente em questão sempre estava atenta às dificuldades e dúvidas dos alunos, sempre que alguma criança tinha dúvida no conteúdo ministrado ela retornava o assunto até se fazer entender, atuou sabiamente em sua profissão.
Durante as aulas alguns alunos tumultuaram com conversas e brincadeiras mais acho normal em si tratando de crianças mais sempre demonstraram respeito com a professora, tratam-se de crianças carentes que muitas vezes buscam na professora uma figura amorosa em quem podem sempre contar. As avaliações eram feitas pelo professor quando se tratava de um ditado, por exemplo, e algumas vezes em comum acordo com os alunos essa correção era feito na lousa, onde eles podiam ver onde tinham errado e fazer a devida correção. Quando muitos alunos erravam a mesma questão a professora sempre fazia uma observação do assunto demonstrando como deveria ser feito.
Por se tratar de uma escola estadual muita coisa fica a desejar em relação á segurança das crianças, mais um novo mandado esta sendo iniciado e com isso a escola espera muitas melhorias inclusive a reforma de muitas áreas que se encontra carente. A reforma de um parque para as crianças se divertirem na hora do recreio é fundamental, a pintura nas paredes, a colocação de mais bebedouros e a limpeza também precisa de melhorias. A escola não conta com ambiente apropriado para crianças com deficiência, a sala de vídeo conta somente com um DVD e uma televisão para a execução de documentários e filmes para as crianças.
Reflexão pessoal.
Pessoalmente falando é uma escola que tem tudo para dar certo, o que realmente falta é uma pessoa na direção da escola que a faça acontecer, que use a verba recebida em benefícios que a escola realmente precise que olhe as necessidades das crianças que já veem de uma comunidade pobre. Para minha vida foi mais que enriquecedor poder conviver com essas crianças e ver e viver pessoalmente as suas dúvidas e dificuldades.
Escrever os pontos positivos observados e o que poderia ser melhorado para o desenvolvimento da aula.
Positivamente falando a docente responsável pelo 5º ano do Ensino Fundamental II é uma ótima professora, uma excelente pessoa e sempre disponível a atender e solucionar minhas dúvidas e das crianças, o ponto negativo é que a docente se sente atada sem poder fazer nada, pois não conta com incentivos e nem material de apoio para a realização das suas aulas.
b) Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.
Identificação: Escola Municipal Vespasiano da Costa Ferreira
Etapa/ano da turma: 5º ano
Número de alunos: 22 alunos
1. Quais são as suas atribuições?
Planejar atividades e eventos. Cumprir e assegurar o cumprimento do currículo do P.P.P. Acompanhar permanentemente o diretor, as atividades docentes e discentes.
2. Como se organiza o trabalho didático na escola (formas de planejamento, definição de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados, organizados de projetos...)?
A rede trabalha com uma matriz curricular e apostilas de suporte ao trabalho pedagógico. Contando ainda com reuniões entre os professores todo bimestre ou sempre que se fizer necessário.
3. Em que espaços e com qual frequência são realizadas as formações docentes? Quais assuntos são mais tratados nesses encontros?
Os professores da rede participam do centro de formação do município. Alfabetização pro - letramento de português e matemático e cursos motivacionais.
4. Você acredita que relacionar a teoria que sustenta a proposta pedagógica escolar à prática utilizada em sala de aula é uma dificuldade encontrada pelos professores?
De acordo com a sua experiência, por que ocorre essa dificuldade?
A
...