Ciência e Filosofia
Por: Do22 • 19/12/2015 • Dissertação • 305 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
Delimitação do campo da filosofia e ciência:
Os campos da filosofia e ciência são muito próximos, a ciência com o tempo se distanciou da filosofia, mas certas particularidades ainda se relacionam. A ciência se baseia principalmente no empirismo e em coisas concretas, enquanto a filosofia, que também leva algumas dessas característas serve como instrumento de observação lógica e trabalha com ideias que são mais abstratas, a necessidade do rigor ciêntifico não é uma de suas exigências. O trabalho é feito no campo das ideias e as perguntas que surgem, por vezes, não podem ser respondidas por meio científico mas sim pelas experiências e observações do próprio filósofo.
O filósofo deve ser um observador e analisar todas as questões que o cercam socialmente. Ir mais a fundo em assuntos que parecem ser desconfortáveis para a maioria das pessoas sem se preocupar tanto com o rigor.
Ciência e a filosofia:
A ciência usa um método muito rigoroso no trato de suas pesquisas. Rubens Alves já argumenta que o problema não é este rigor da pesquisa em sí, mas sim a escolha do tema que deveria ser cuidadosamente escolhida por sua relevância. Assuntos complexos sociais, políticos ou educacionais são deixados de lado e trocados por assuntos triviais por serem mais facilmente pesquisados e julgados de forma rigorosa. O que leva a questão para longe da verdade e influencia como um bloqueio na criatividade e na liberdade do pesquisador. A questão financeira é um dos diversos fatores que ajudam neste distanciamento pois os próprios patrocinadores das pesquisas, sejam elas públicas ou privadas, não dão a liberdade para que o indivíduo trabalhe nos assuntos de seu interesse. Ele está mercê das organizações e institutos, ficando presos a temas que tragam resultados economicamente positivos, afastando cada vez mais aquelas ideias abstratas e interrogativas que são tratadas com mais naturalidade dentro da filosofia.
...