Comercio Internacional
Por: Juliana Gabriely • 21/4/2016 • Resenha • 3.711 Palavras (15 Páginas) • 303 Visualizações
Faculdades Integradas Campos Salles
4° Semestre – Administração
“Importância da internacionalização para o sucesso da empresa”
Cenário atual, barreiras, vantagens e benefícios.
São Paulo
2016
Karine Matos
Marcela Estefanini Silva
Nayara Barbosa de Sá
Samara Jane
“Importância da internacionalização para o sucesso da empresa”
Cenário atual, barreiras, vantagens e benefícios.
O seguinte trabalho tem como objetivo o complemento da nota da disciplina de comércio internacional
Professor: Marcelo Barbosa dos Santos
São Paulo
2016
Sumário
- Introdução4
- Cenário atual5
- Vantagens 6
3.1. Vantagens Absolutas 7
3.1.1. Vantagens Comparativas 7
3.2. Custos de Oportunidade 7
3.3. Ganhos Proporcionados pelo Comércio 8
3.4. Dotação Relativa dos Fatores de Produção 8
3.4.1. Qualidade do produto 9
3.4.2. Controle de qualidade 9
3.4.3. Competitividade no mercado interno e externo 10
3.4.4. Aumento das vendas e dos lucros 10
3.4.5 Aumento do Market share 10
3.4.6. Diminuição da dependência do mercado interno 10
3.4.7. Possibilidade de novas tecnologias 10
3.4.8. Melhora a capacidade e trás menor impacto da sazonalidade 11
4. Barreiras 11
4.1. Barreiras tarifárias 12
4.1.1 Barreiras não-tarifárias12
4.1.2 Barreiras Técnicas 13
4.2. Check- list mostrando as principais barreiras para se exportar14
5. Benefícios15
6. Conclusão 16
7. Referências bibliográficas 17
- 1. Introdução:
Este trabalho é uma proposta da disciplina de comércio internacional que tem como tema “a importância da internacionalização para o sucesso da empresa” que se dividem em cenário atual, vantagens, barreiras e benefícios.
Que conta um pouco sobre a importância do comércio internacional para as empresas e para o país citações de autores como Capra e NAISBITT com teorias que são aplicadas até os dias de hoje. Cenário atual da economia global e brasileira e como o Brasil está e o que precisa para se tornar mais competitivo no comércio internacional.
O comércio internacional tem grande importância em todos os sentidos e graças ao fenômeno chamado globalização se ampliou ainda mais. As maiores vantagens são: Absolutas teoria dada por Adam Smith; Comparativas do economista inglês David Ricardo; Custos de Oportunidade que permite considerar todos os fatores de produção não apenas o fator de trabalho; Ganhos Proporcionados pelo Comércio, ou seja, caso haja uma ausência, a curva de possibilidade de produção de cada país representa também suas possibilidades de consumo; Dotação Relativa dos Fatores de Produção ideia baseada no economista sueco Eli Heckscher que realizou uma teoria com uma junção de ideias; Que ocasionaram Qualidade do produto; Controle de qualidade; Competitividade no mercado interno e externo; Aumento das vendas e dos lucros; Aumento do Market share; Diminuição da dependência do mercado interno; Possibilidade de novas tecnologias e Melhora a capacidade e trás menor impacto da sazonalidade;
Enquanto nas barreiras, não existe uma definição, mas podemos se dizer que é um requisito que impõe restrições ao comércio exterior. Citamos no texto algumas barreiras comuns que são tarifárias; não-tarifárias; técnicas e fizemos um check- list das barreiras para exportação.
Já nos benefícios, as empresas que investem em exportação contam com geração de emprego e renda; aumento de receita para a empresa; faz com que as empresas invistam cada vez mais na qualidade de seus produtos; abre portas para o mercado e estão na busca de inovar sempre.
- 2. Cenário atual
A internacionalização é importante porque aumenta o desenvolvimento da empresa, pois se vê obrigada a modernizar-se, incorporando tecnologia, assim atraindo novos mercados ou para manter posições no mercado interno.
Essa troca de bens e serviços trazem diversos benefícios, pois os países podem acessar a essas mercadorias a um preço reduzido comparado ao mercado interno. Os países que fazem essa troca podem aumentar a disponibilidades de mercadorias para seus cidadãos.
Analisando a economia internacional o papel dos países que exportam passa a ser importante. De acordo com Capra (1982) “A riqueza de uma nação era medida pela diferença entre as suas exportações e importações na ideia mercantilista de produção”. Por esse método podia-se se dizer que quanto maior está diferença, mas rico era o país. Está referência era um fator determinante para o desenvolvimento da exportação que se aplica até os dias de hoje.
O autor NAISBITT (1994) acredita que quanto maior a economia mundial, mais poderoso se tornam os protagonistas menores, ou seja, as empresas.
Levando em consideração o contexto econômico, as empresas precisam definir uma boa estratégia para progredir e aumentar o seu domínio no mercado tanto nacional como internacional.
Considerando o cenário atual exportar trás grandes desafios, podemos levar em consideração os preços das commodities que estão abaixo do preço ao dos últimos anos o minério de ferro -48%, o petróleo bruto -55% e o complexo soja -18%, há um grande aumento de competitividade em relação aos produtos e serviços com alto valor agregado. Mas por outro lado, as exportações tendem a aumentar. Em relação à exportação dos produtos manufaturados mesmo com a taxa de câmbio favorável diminuiu, enquanto os semifaturados aumentaram.
Fazendo uma comparação nas médias da 1° semana de março de 2016 com a 1° semana de março de 2015 sofreu um aumento nas exportações dos produtos manufaturados que representou +15,6% e os semifaturados tiveram um aumento de +3,6%, já as exportações dos produtos básicos sofreram queda -10,3%.
No contexto brasileiro, o país é sétima economia do mundo, mas esse número não representa a realidade o Brasil tem muito que crescer a participação é de 1,2% do total de exportações e 0,7% dos produtos manufaturados.
...