Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa
Ensaio: Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: minhavida • 21/10/2013 • Ensaio • 286 Palavras (2 Páginas) • 383 Visualizações
) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
Em primeiro lugar criar um ambiente favorável à criatividade no qual:
- Exista a aceitação do erro, em primeiro lugar, uma vez que em um ambiente no qual o erro é considerado um pecado mortal, as pessoas nunca se sentirão motivadas a propor ideias cirativas
- Exista a oportunidade da expressão por parte das lideranças da empresa
b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento
novo?
O conhecimento pode ser repassado de modo formal, via manuais, site, memorandos, etc., mas a forma mais eficaz de apropriação do conhecimento é o contato olho no olho e a possibilidade da experimentação.
As lideranças devem procurar meios de tornar o aprendizado uma atividade prática ligada às funções de cada funcionário de modo que a aplicabilidade do novo conhecimento seja demonstrada de modo prático.
b) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?
A formalização de procedimentos é uma maneira de retenção do conhecimento, uma vez que novos conceitos vão sendo incorporados ao procedimento à medida que se mostram importantes para a organização.
Esta maneira de retenção exige uma liderança participativa, envolvida no dia a dia da organização, e capaz de identificar estes novos conceitos que mereçam ser incorporados aos procedimentos da empresa.
A rotatividade de funções poderia ser uma outra alternativa, mas na prática já é difícil ter um profissional realmente dominando uma tarefa específica, ainda mais ter profissionais polivalentes. Sendo assim, a responsabilidade vai recair mesmo sobre as lideranças e sobre sua capacidade de estar envolvido no processo o suficiente para visualizar as mudanças e melhorias, sem cair na armadilha de tirar a liberdade de ação do funcionário, o que iria inibir a criatividade já antes mesmo desta ser colocada no trabalho.
...