Como o Sistema Financeiro Auxilia Para o Crescimento da Economia.
Por: Gustavo Nalin • 31/8/2022 • Trabalho acadêmico • 475 Palavras (2 Páginas) • 86 Visualizações
Aluno: Gustavo Barbieri Nalin
ADMINISTRAÇÃO
Como o sistema financeiro auxilia para o crescimento da economia.
Estudos sobre desenvolvimento econômico, após duas décadas de relativo abandono, ressurgiram a partir da segunda metade dos anos 1980.
No Brasil nesse período os estudos nessa área têm envolvido, fundamentalmente, as implicações sobre o crescimento econômico advindas da infraestrutura, distribuição de renda e política fiscal e produtividade.
Com relação ao papel do sistema financeiro sobre o crescimento, as pesquisas brasileiras são ainda escassas, não obstante os esforços executados em outros países no sentido de ampliar o entendimento sobre esse tema tenha sido retomados e intensificados a partir de fins da década de 1980, ou seja, logo após a retomada da relevância sobre teorias de crescimento Especificamente, destacam-se, no plano teórico, as contribuições de Gonçalves (1980) e Studart (1993).
Quanto à preocupação em abordar a questão sob as óticas teórica e empírica, os estudos brasileiros basicamente restringem-se à análise da relevância de recursos conduzidos à região Nordeste para o crescimento do produto local ao exame da questão produtiva com aspecto secundário sobre o papel do crédito ofertado pelo sistema financeiro ou à estimação de equações de demanda e oferta de depósitos como função do produto com o propósito de classificar a integração bancos produção econômica no Brasil do início do século.
Apesar disso, a questão confronta à forma de dinamizar a atividade produtiva está posta no Brasil.
Especificamente, indaga-se se o desenvolvimento do sistema financeiro gera consequências sobre o crescimento da economia ou se é a dinâmica da atividade produtiva molda o desenho institucional do setor financeiro.
Questiona-se em que parâmetro o processo de crescimento econômico e o avanço financeiro nacional retroalimentam-se.
Os custos de transação referem-se aos gastos envolvidos na transação financeira, tais como o processo de reuniões entre os interessados, o pagamento advocatício para redação de contrato, entre outros.
Os custos de transação podem ser reduzidos, substancialmente, com a introdução dos intermediários financeiros pois estes desenvolveram uma especialização nessa atividade, obtendo, assim, vantagens relativas a ganhos de escala, isto é, a redução do custo à medida que o número de transações é aumentado.
EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS
A técnica de regressão quantifica permite caracterizar toda distribuição condicional de uma variável resposta a partir de um conjunto de regressões;
Regressão quantifica pode ser usada quando a distribuição não é gaussiana;
Regressão quantifica usa a totalidade dos dados para estimar os coeficientes angulares das quantias, ou seja, não há subamostras do conjunto de dados;
Regressão quantifica é robusta a outliers;
Por utilizar a distribuição condicional da variável resposta, podem ser estimados os intervalos de confiança dos parâmetros e do regressando diretamente dos quantos condicionais desejados;
Como os erros não possuem uma distribuição normalmente, os estimadores provenientes da regressão quantificar podem ser mais eficientes que os estimadores por meio de MQO;
...