TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como se tornar um líder do século XXI

Seminário: Como se tornar um líder do século XXI. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Seminário  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 6

GESTÃO CONTEMPORÂNEA

Prof. Gilberto Socoloski

1º Estudo de Caso: Filme “Tempos Modernos”

Texto de apoio: “Como se tornar um líder do século XXI” – Alexandre Teixeira

1) Qual autor, dentre aqueles apresentados na aula “O Papel do Gerente” tem seu pensamento sobre o gerente retratado neste filme? Por quê?

2) Escolha 3 (três) cenas do filme que representem cada uma das Escolas Clássicas (escola do Processo, Escola da Burocracia e Escola da Administração Científica). Descreva a cena, indique qual escola ela representa e comente, com base na teoria de cada Escola, o porquê de sua escolha.

3) O filme continua atual? O que mudou na concepção do texto “Como se tornar um líder do século XXI”? Comente sua resposta em, no mínimo, 20 linhas.

Entrega até a próxima aula, dia 03/09.

Não serão aceitos trabalhos entregues após o prazo.

O trabalho deve ser digitado e entregue dentro das normas ABNT

ATENÇÃO: Por favor, não apresentem respostas simplórias, superficiais e sem argumentação. Lembrem-se que nosso objetivo é CONTEMPORANIZAR o filme, ou seja, observar sua validade nos dias atuais.

1 Qual autor, dentre aqueles apresentados na aula “O Papel do Gerente” tem seu pensamento sobre o gerente retratado neste filme? Por quê?

Henry Fayol. Pois tal pensamento caracteriza-se pela ênfase na estrutura da organização como base para o alcance da eficiência, que podemos observar da Teoria Clássica, fundada pelo autor em 1916, com enfoque prescritivo e normativo no qual os gerentes manipulariam os deveres do cotidiano do seu trabalho com mais segurança e confiança.

Criador da divisão clássica como: planejar, organizar, coordenar e comandar, que estruturava bem a função de um administrador dentro de uma empresa e mostra bem que o interesse maior está no desempenho da organização, na sua produção e no seguimento de ordens. Poucos foram os benefícios voltados para os operários, pois não era levado em conta o individual de cada um. Para alcançar suas demandas, procuravam métodos para sugar ainda mais a sua mão de obra, como na cena em que mesmo em seu horário de almoço e descanso, o funcionário, é obrigado a submeter-se a teste de invenção de uma máquina de alimentação automática, onde o objetivo era justamente diminuir ainda mais o desperdício de tempo.

Muitos de seus princípios foram abordados no filme, exemplo o sistema de gestão de comando único, cena em que o funcionário deveria receber ordens apenas de um superior. O Princípio da divisão do trabalho que é baseado na especialização das tarefas e das pessoas, com intuito que isso gere o aumento da eficiência na produção de seus funcionários para satisfazer a necessidade das demandas, também pode ser observada na parte do filme onde o funcionário era instruído a fazer um único trabalho de apertar parafusos durante todo dia numa esteira de montagem. Que após muito estresse no trabalho ele acaba passando por uma espécie de alienação e precisa ser afastado do trabalho pra se recuperar em uma clínica. Diante disto, visto a exploração dos operários diante seus supervisores, fica nítido a diminuição da capacidade dos indivíduos de pensar ou agir por si próprios que Fayol aplicava aos trabalhadores na sua Teoria Clássica da Administração.

2 Escolha 3 (três) cenas do filme que representem cada uma das Escolas Clássicas (escola do Processo, Escola da Burocracia e Escola da Administração Científica). Descreva a cena, indique qual escola ela representa e comente, com base na teoria de cada Escola, o porquê de sua escolha.

Uma cena que pode representar a Escola do Processo é aquela em que o presidente ordena ao funcionário, através de um grande monitor, que aumente a velocidade e funcionamento das máquinas. Desta cena podem-se decorrer alguns princípios instituídos por Fayol. Ocorre a Unidade de Comando, já que na cena, o funcionário só recebe ordens de um único superior, representado pelo presidente, é o Princípio da Autoridade Única. Outro princípio aparente é o da Centralização, pois a concentração da autoridade está no topo da hierarquia da organização, mais uma vez representada pelo presidente. Além disto, aparece o Princípio da Disciplina, na cena em que o funcionário executa rapidamente, com energia e sem questionamentos as ordens dadas pelo presidente. (CHIAVENATO, 2001)

A cena que pode representar a Escola da Burocracia é a seguinte: na cadeia, os presos saem da cela ao ouvirem o apito, marcham em direção ao refeitório ainda ao comando do apito; no retorno à cela há uma serie de movimentos realizados metodicamente. Esta movimentação entre a cela e o refeitório é uma rotina para aqueles presos. Há uma previsibilidade dos acontecimentos, o que contribui para uma maior eficiência. Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com