Competências E Habilidades Do Administrador Exemplificado Por Personagens Singulares Do Mundo Dos Animes
Por: Luan Carlos • 14/11/2023 • Artigo • 9.089 Palavras (37 Páginas) • 54 Visualizações
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ADMINISTRADOR EXEMPLIFICADO POR PERSONAGENS SINGULARES DO MUNDO DOS ANIMES
Luan Carlos Ferreira dos Santos[1]
Lenaíla Fernanda Gomes Ventura[2]
RESUMO: Meu objetivo com esse artigo é mostrar as principais características que formam um bom administrador, como habilidades e competências necessárias para o bom desempenho de sua função no meio organizacional, expondo características psicológicas e usando como exemplo personagens de anime, escolhidos por meu entendimento, para exemplificar essas características, pois escolhi falar desse tema por ser bastante interessante, visto que os personagens dos quais irei falar, possuem traços que um bom administrador deve possuir, além de achar importante analisarmos um administrador também do ponto de vista psicológico, para que possamos assim entender como sua mente funciona e quais são seus objetivos e anseios. Para isso irei utilizar o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, para me basear em alguns conceitos, na busca em auxiliar o entendimento de como o administrador pode se comportar e o que fazer para controlar a ansiedade, o estresse e assim, desempenhar um bom trabalho, bem como nos utilizaremos de autores renomados como Idalberto Chiavenato, nas suas obras sobre Administração e Gestão de Pessoas.
Palavras-chave: Administrador; anime; Psicológico.
ABSTRACT: This article is to show characteristics that make a good administrator, such as the skills and competences, necessary for the good performance of his function. In the organizational environment, exposing psychological characteristics and using as an example, anime characters, chosen by my understanding, to exemplify these characteristics, because I chose to talk about this topic, because it is very interesting, since the characters that I will talk about. Have traits that a good administrator must have, in addition to finding it important to analyze an administrator, also from a psychological point of view, so that we can understand how your mind, works and what your goals and desires are. For this, I will use the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, based on some concepts. In the search to help the understanding, of how the administrator can behave and what to do to control anxiety, stress and thus, perform a good work, as well as we will use renowned authors such as Idalberto Chiavenato, in his works on Administration and People Management.
KEYWORDS: Administrator; Anime; Psychological.
- INTRODUÇÃO
Para iniciar o nosso trabalho, falaremos sobre os princípios que norteiam esse tema, pois como estamos falando sobre habilidades e competências, bem como fatores psicológicos em administradores, esse tema retrata a importância de conhecer o profissional e ajudá-lo a entender seu papel, e ajudá-lo nos momentos de maior necessidade, para isso começamos entendendo o que é administração e porque temos que começar a entender sobre o que se trata. Meu objetivo com esse artigo é mostrar as principais características que formam um bom administrador, como habilidades e competências necessárias para o bom desempenho de sua função no meio organizacional, expondo características psicológicas e usando como exemplo personagens de anime, escolhidos por meu entendimento, para exemplificar essas características, pois escolhi falar desse tema por ser bastante interessante, visto que os personagens dos quais irei falar, possuem traços que um bom administrador deve possuir, além de achar importante analisarmos um administrador também do ponto de vista psicológico, para que possamos assim entender como sua mente funciona e quais são seus objetivos e anseios.
Para isso irei utilizar o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, para me basear em alguns conceitos, na busca em auxiliar o entendimento de como o administrador pode se comportar e o que fazer para controlar a ansiedade, o estresse e assim, desempenhar um bom trabalho, bem como nos utilizaremos de autores renomados como Idalberto Chiavenato, nas suas obras sobre Administração e Gestão de Pessoas, bem como a obra de outros autores para reforçar, que o administrador precisa dispor de conhecimento técnico e prático, no momento que irá exercer suas funções, porem chega momentos de intenso conflito, sendo necessário dispor de abordagens que acolham esse profissional, sendo que para aumentar nosso entendimento, disporemos de exemplos do mundo dos animes, já que são animações acessíveis a todos, e contam com a maior característica do exagero para retratar alguns traços psicológicos do personagem, fazendo alusão com a realidade, sendo esse meu intento com a mistura desses temas, visando através dos personagens escolhidos, exemplificar essas ações e comportamentos e seu estilo de liderança.
- O QUE É A ADMINISTRAÇÃO E QUAL O PAPEL DO ADMINISTRADOR
Para dar início ao nosso tema, buscamos saber primeiramente, o que é a Administração e o que seu profissional, o administrador, faz, sendo que essa abordagem inicial, demonstra sobre o campo de atuação que queremos chegar e introduzir a administração, pois se queremos falar sobre habilidade e competências, precisamos falar sobre de forma geral até chegar ao tema abordado. A administração sendo uma atividade de natureza complexa que envolve a conjugação dos esforços das pessoas, dentro das organizações, para que se atinjam os objetivos estabelecidos para as mesmas, ao mesmo tempo em que se satisfazem as necessidades humanas (RAZZOLINI FILHO; ZARPELON, 2003, p. 20). Tecnicamente, a Administração constitui em fazer as coisas da maneira mais adequada possível, com o mínimo de recursos – humanos financeiros e materiais –, com o intuito de alcançar objetivos.
Maximiano (2006, p. 12) destaca que “Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos de funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle”. Corroborando essa ideia, uma equipe de professores da FEA/USP (2008, p 25), assim, se expressa que a Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos. Com essas referências, vemos que a Administração, busca reduzir custos e maximizar ganhos, atingindo objetivos bem definidos, sendo o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e, também, pensando previamente as consequências de suas decisões, sendo também, a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar, para tanto é preciso que um bom profissional seja formado, para alcançar os objetivos que a ciência de administrar precisa, e a partir desse momento, traremos o papel do administrador e qual suas funções delimitadas dentro do seu trabalho.
...