TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 3 (passo 1)

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Antes de falarmos da Abordagem Clássica da Administração, vale lembrar que no inicio do século XX foi visto como a época da Administração. Nisto duas pessoas teve papel importante nessa marcação, Frederick Winslow Taylor de origem americana que desenvolveu o que chamamos de Administração Cientifica e Henry Fayol de origem francesa criador da Teoria Clássica.

A Administração Cientifica tem como foco a marco da divisão do trabalho, das tarefas e as divisões dos cargos. Já na Teoria Clássica o foco destina-se na estrutura organizacional, a disposição e a relação entre os setores da empresa, para melhor definir enquanto uma foca nas tarefas a outra tem sua ênfase na estrutura.

Abordagem Clássica da Administração e sua Origem:

Devido a Revolução Industrial houve o surgimento da Abordagem da Clássica, logo após as empresas tiveram um processo de crescimento rápido e acelerado, tendo como regra buscas para melhorias para se que se organizações mais eficientes devido ao crescimento de empresas. Taylor visualizou em sua época que as empresas precisavam de algo novo capaz de aumentar a eficiência das mesmas, ele tinha como foco diminuir os desperdícios e aumentar a produção, ele visava benefícios tanto para os patrões como para os funcionários. Fayol com sua teoria se preocupava com a estrutura das organizações e não com as tarefas. A administração também era tratada como ciência, assim para Fayol a administração deveria ter como base seus princípios (divisão do trabalho, disciplina, iniciativa, ordem, etc.).

PIRÂMIDE DE MASLOW

A Pirâmide de Maslow teve esse nome com base nas formas de entender as motivações do trabalhador, a cada estágio que ele vai alcançando dentro da empresa ele age pelas suas necessidades que o leva a cada vez buscar tanto suas necessidades como segurança, logo em seguida ele começa a trabalhar para atender suas necessidades físicas, alcançando isso suas necessidades passam a ser através da sua realização pessoal, ou seja, o trabalhador quando chega nesse estágio de necessidades ele não deseja apenas gratificações em dinheiro, o principal é ter sua autoestima elevada e se sentir bem com o trabalho que realiza.

A Pirâmide de Maslow se tornou uma essencial ferramenta para se usar na explicação da Psicologia Organizacional, muitas empresas procuram atender as necessidades de realização pessoal dos seus profissionais para que continuem preservando e os mantendo em sua organização.

Para melhor entendimento podemos dividir a Pirâmide da seguinte maneira: Na base da pirâmide temos as necessidades que são indispensáveis à vida de cada um essas chamadas de necessidades primárias, assim como a necessidades fisiológicas que atendem os desejos no nosso corpo físico (água, alimento, ar), mais acima segue a necessidade que lida com o sentimento e relacionamento,e por último vêm às necessidades de realização pessoal que são chamadas de necessidades secundárias. Dentre essas divisões podemos ver que as necessidades primárias atendem nosso exterior, e as necessidades secundárias atendem nosso interior.

DOIS FATORES

Desenvolvida pelo americano Frederick Herzberg a Teoria dos Dois Fatores,tem como objetivo identificar as causas da satisfação e insatisfação dos trabalhadores no seu setor de trabalho,realizam uma pesquisa com os trabalhadores sobre o que os agradavam e o que não os agradavam no ambiente dentro da empresa. Logo Frederick Herzberg dividiu as respostas em dois fatores, os que agradavam (Motivacionais) e os que desagradavam (Higiênicos), seus estudos eram voltados às motivações das pessoas dentro das organizações e como se comportavam dentro delas.

Nessa teoria de Herzberg os fatores higiênicos são necessários para que se evite que o trabalhador fique insatisfeito com seu trabalho, suficiente somente para evitar que o funcionário fique desmotivado. Os fatores motivacionais falam das tarefas e atividades realizadas do cargo, dando a liberdade de decisão de como realizar o trabalho. Herzberg pode contatar que os fatores que deixam os trabalhadores desmotivados são as questões ambientais, não necessariamente sendo a tarefa realizada e sim as condições de trabalho, salário e etc.

TEORIA X E Y

As Teorias X e Y criadas pelo americano Douglas McGregor, que visa o relacionamento das empresas e seus trabalhadores dando auxilio as demais teorias referentes a liderança de pessoas dentro de uma empresa.

Estas teorias falam de dois perfis de personalidade e comportamento de funcionários, Em uma delas, o funcionário é relaxado, preguiçoso e não se preocupa muito em trabalhar. Já na outra, o funcionário gosta das responsabilidades que surge dentro da empresa.

Na teoria X os trabalhadores possuem responsabilidade às tarefas do trabalho, sempre sendo preciso de ordens do líder para render alguma coisa no trabalho. Estas ordens são meio utilizadas pelos gestores para tentar criar um desempenho bem maior do funcionário.

Temos aqui alguns dos princípios básicos da Teoria X :

  • Um indivíduo comum evitará sempre que possível o trabalho;
  • Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão para cumprir os objetivos estabelecidos pela organização;
  • O ser humano ordinário é preguiço evita as responsabilidades, acima de tudo, deseja sua própria segurança.

Na Teoria Y os trabalhadores são vistos como pessoas extremamente competentes, responsáveis e bem criativas, que realmente gostam de trabalhar.Gregor acreditava que as ordem superior tinham domínio sobre as pessoas nesta Teoria.

Vejamos também alguns dos básicos da Teoria Y:

  • O esforço físico e mental empregado no trabalho são tão naturais quanto o empregado em momentos de lazer;
  • O indivíduo comum não só aceita a responsabilidade do trabalho, como também as procura.
  • Os indivíduos são criativos e inventivos, buscam sempre a solução para os problemas da empresa;

Podemos concluir que na Teoria X o trabalhador é motivado pelo menor esforço. Já na Teoria Y, ele é motivado pelo maior esforço, sendo necessária uma grande participação nas  decisões e do seu trabalho.

ETAPA 3 (passo 2)

ENDOMARKETING

Nova área da administração que busca agregar estratégias do Marketing tradicional, o Endomarketing é a ferramenta usada como ligação entre o cliente o produto e o empregado, pois normalmente as empresas antes de vender seus produtos eles precisam convencer os clientes a compra-lo. O Endomarketing segundo Philip Kotler é a tarefa usada na contratação, treinamento e motivação dos funcionários estratégias fundamental para que o funcionário de um bom atendimento aos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (233.1 Kb)   docx (63.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com