Comportamento Organizacional
Por: d2025 • 5/10/2015 • Dissertação • 2.970 Palavras (12 Páginas) • 182 Visualizações
Introdução
Em uma organização ter uma visão diferenciada e inovadora tem sido o principal fator para se diferenciar no mercado, a cada ano mais e mais empresas incentivam o trabalho em equipe estimulando novos resultados de seus colaboradores, buscando assim analisar e resolver os problemas da organização da melhor forma. A empresa que mantém uma comunicação organizacional (interna) e empresarial (externa) visa inovar e ser criativo explorando sempre a melhor maneira de acompanhar o crescimento do mercado e do mundo.
Comportamento Organizacional
Define-se em estudar as atitudes de pessoas dentro de uma instituição, podendo assim aumentar a capacidade de seus funcionários dentro de suas determinadas funções.
As empresas têm um papel muito importante na vida das pessoas, podendo em vários aspectos influenciar o comportamento de seus colaboradores.
O propósito do Comportamento Organizacional é ter uma visão holística (ampla) do comportamento do indivíduo, para poder identificar as razões e causas de fatos e acontecimentos dentro da empresa. Há algumas dificuldades em monitorar o comportamento do indivíduo, pois não temos como prever com exata precisão a atitude de cada um. Podendo assim, se ter uma noção (previa) de suas decisões e nunca a exata.
Visão sistêmica e Pensamento Sistêmico
Visão sistêmica trata-se de um modelo que não se apóia apenas em modelos racionais, não defende a fragmentação do conhecimento, sendo este analisando em formas separadas, mas defende sim o conhecimento de uma forma ampla que consiga abranger várias etapas do conhecimento ao mesmo tempo. É visto como modelo de crescimento e evolução.
Visão sistêmica é um meio de estudos de cada parte dos problemas, sem se esquecer dele inteiramente, analisando cada dificuldade e tratando-a de maneira isolada de forma que não afete nem prejudique o funcionamento de um todo.
O pensamento sistêmico tem de ser encarado como parte fundamental do mundo atual, já que quanto mais estudamos os problemas que afetam a sociedade mais entendemos que eles não podem ser resolvidos de forma isolada.
É importante que paradigmas sejam quebrados para que possamos fazer o melhor uso do pensamento sistêmico e da visão holística
O Pensamento Sistêmico é importante e fundamental para o convívio social de uma organização, a partir dele podemos criar novos planos de negócios, utilizando melhores formas para se criar produtos ou serviço, exemplo: produtos que incentivem a conscientização sustentável.
Existem vários tipos de pensamentos sistêmicos, com definições variadas, são eles:
Epistemológica: também chamada de teoria do conhecimento, é um ramo da filosofia que investiga variáveis do conhecimento;
Racionalismo: conhecimento que só é verdadeiro quando enraizado na lógica, a matemática é o próprio modelo;
Capitalismo hegemônico: trata do capitalismo como principal movimento político mundial;
Paradigma cartesiano: modelo que enxerga o sistema como um todo, sem dar a devida importância as suas partes;
Visão mecanicista: caracterizada pela pouca atenção ao elemento humano, tarefas repetitivas, horários inflexíveis o que acaba gerando uma rotina monótona.
Questões para desenvolvimento.
1 – No que consiste o conceito de Inovação?
Inovação é a forma de renovar com novas idéias produtos/ serviços já existentes, modernizando e acompanhando a tecnologia e exigências do mercado. E também a criação de novos produtos/ serviços, que ainda não surgiram e que possam fazer sucesso no mercado trazendo novas oportunidades de escolha para os clientes.
2 – Como a personalidade pode interferis no processo de implantação de novos conceitos?
Cada uma das pessoas possui visões diferentes de tudo, quando se aplicam novos conceitos em qualquer lugar que seja, sempre terá pessoas que aceitarão com mais facilidades do que outras. Isso ocorre principalmente dentro de empresas, sempre que surgem mudanças, algo novo para os colaboradores, a novidade sempre assusta de primeiro momento, mas com o tempo todos vão assimilando, alguns tem mais facilidade de encarar desafios são mais desinibidos, outros já demoram mais para se acostumar são mais reservados e tem medo “do novo” e sempre tem aqueles que não se acostumam nunca, preferem que tudo fique como estava antes.
3 – A motivação está atrelada a personalidade?
Sim, o indivíduo apesar de já possuir uma personalidade formada, ela pode ser modelada conforme as vivências de cada um. Uma pessoa que é motivada sempre terá mais vontade de se arriscar, de se expor, pois está motivado a crescer e a desenvolver atividades diferentes e sabe que tem apoio (de quem quer que seja). A pessoa motivada se sente mais segura a desempenhar qualquer atividade.Já aquela que não tem motivação, estará sempre com medo de conquistar algo novo, de arriscar e de se impor na sociedade e assim acaba se tornado uma pessoa de personalidade fraca, sem determinação pra nenhuma atividade seja relacionada na vida pessoal ou profissional.
Entrevistas
Nome: Ana Cecília Barbosa
Profissão: Doutoranda e Oceanógrafa
1- No que Consiste Inovação?
Inovação é o ato de fazer alguma coisa nova
2- – Como a personalidade pode interferis no processo de implantação de novos conceitos?
Acredito que a personalidade de uma pessoa pode interferir tanto positiva quanto negativamente em um processo de implantação e desenvolvimento de novos conceitos. Caso a pessoa seja pro – ativa, ex: tendência é de que esta implantação seja feita com maior agilidade. Ao contrário, haverá menor envolvimento ocasionando maior lentidão no processo.
3 – A motivação está atrelada a personalidade?
A
...