Comportamento humano
Projeto de pesquisa: Comportamento humano. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: natalimms • 7/10/2014 • Projeto de pesquisa • 551 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
A linha de pesquisa deste trabalho trata do Comportamento Humano, sendo o tipo de pesquisa escolhida para o desenvolvimento da monografia a bibliográfica.
A problemática da pesquisa entende que a questão da Inteligência Emocional deve iniciar-se na infância e ser lapidada dentro do contexto social que circunda o individuo para que se forme melhores e mais preparados profissionais na fase adulta. Ou seja, e no lar que a criança deve receber as primeiras estratégias para lidar com as oscilações da vida profissional. Deve-se aproveitar os estados de emoções das crianças para ensiná-las como lidar com as diversidades da vida profissional.
A Inteligência Emocional ou I.E. aborda o desenvolvimento e aprendizado de habilidades pouco focadas pelas empresas, mas que muito podem contribuir para o desenvolvimento pessoal-organizacional. O domínio das emoções e das reações faz parte do conjunto de aptidões que definem sua Inteligência Emocional. Entretanto, a habilidade de liderança no cenário corporativo assumiu um papel fundamental para o sucesso nos negócios, agravado pelas fragilizações do acirramento da competitividade mercantilista. Destarte, o arquétipo adequando de liderança pode amenizar problemas resultantes da deficiência de Inteligência Emocional em seus colaboradores, trazendo préstimos valiosos para o ambiente de trabalho.
O ambiente de trabalho deve possibilitar ao gestor e líder, a identificação e manutenção dos elementos essenciais da Inteligência Emocional, como a crítica construtiva que é o controle de sentimentos negativos, em especial coma a raiva, ira e inveja, que podem desarmonizar o ambiente tornando-o contraproducente. Nesse contexto, segundo Weisinger (1997), existem no mínimo três componentes que reúnem aptidões que originam a Inteligência Emocional, sendo: capacidade de perceber, avaliar e expressar corretamente uma emoção; capacidade de gerar ou ter acesso a sentimentos quando eles puderem facilitar a compreensão de si mesmo ou de outrem; capacidade de compreender as emoções e o conhecimento derivados dela; e, capacidade de controlar as próprias emoções para promover o crescimento emocional e intelectual.
Identificar estes elementos é um forte indicativo de que ausência ou deficiência da Inteligência Emocional prejudica o progresso e o sucesso no desenvolvimento do funcionário e da organização, e é inversamente proporcional quanto mais ela exista. A produtividade torna-se bem melhor e a qualidade pode ser sentida tanto no trato das pessoas entre si quanto nos resultados do processo produção. Pessoas equilibradas em suas emoções e em suas atitudes para com as outras tornam a organização "emocionalmente inteligente" e tudo flui melhor no ambiente corporativo.
2 JUSTIFICATIVA
A Inteligência Emocional é uma ciência relativamente nova com inicio das primeiras pesquisas na década de 90, motivados pela ascensão da Era do Conhecimento, em que o homem-trabalhador passa a não ser mais visto como um simples funcionário – ou apêndice das máquinas, e sim um colaborador que faz parte do quadro de ativos intangíveis da empresa. Assim, esta nova ciência esta sendo alvo dos de pesquisadores humanistas (BAR-ON, 2002; SALOVEY, MAYER, & CARUSO, 2000; ASHKANASY, 2002 apud VALLE 2006) que buscam entender como a Inteligência Emocional pode
...