Comportamento organizacional
Por: emersongomis • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.140 Palavras (17 Páginas) • 180 Visualizações
INTRODUÇÃO
Os lideres e administradores de hoje necessitam muito mais do que uma capacidade natural para estarem à frente de grupos, e conduzi-los a obtenção de ótimos resultados. Para o empreendedor que deseja ser reconhecido, pelo seu sucesso pessoal, assim como pelo sucesso de sua empresa, é necessário atentar para o comportamento da sua organização. Então definimos comportamento organizacional como o estudo que visa conhecer, avaliar e a partir deste conhecimento atuar de forma a desenvolver os grupos, através de uma reavaliação sobre o estilo de liderança exercida, e as formas de percepções e tomadas de atitudes.
Compreender o comportamento das organizações é um desafio para os lideres nos dias atuais, visto que estes comportamentos estão sempre em modificação e evolução, para isto resta estar à frente deste desenvolvimento do grupo compreendendo as necessidades específicas dos indivíduos, de forma eficiente e eficaz. Esta eficiência e eficácia deve ser o rumo para todo trabalho em grupo bem desenvolvido, Paulo Sandroni, em 1996, resume bem essa idéia: “Fazer a coisa certa de forma certa”.
O comportamento organizacional visa transformar grupos em equipes eficazes, formadores de opiniões, empreendedores inovadores, este trabalho em grupo por sua vez tem o objetivo de fortalecer as relações interpessoais tanto de forma horizontal, como de forma vertical, trazendo resultados positivos de forma qualitativa e quantitativa, através de indicadores de absenteísmo, índices de acidentes de trabalho, além dos indicadores contábeis, representados pelo desempenho econômico financeiro.
Portanto é de suma importância que as empresas de hoje identifiquem a necessidade de incentivar os seus colaboradores ao desenvolvimento pessoal e profissional, assim como estar atentas as necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de auto-estima e de auto realização dos seus colaboradores, e tudo isso visando o sucesso da organização.
CAPITULO 1
Definição de Comportamento Organizacional
É a área que estuda o comportamento das pessoas e dos grupos dentro das organizações e avalia o impacto causado pelo individuo em uma de suas principais áreas de vida, ou seja, a área profissional. Estuda sistematicamente o comportamento humano focando suas ações e atitudes. O principal propósito é controlar este comportamento através de conceitos de psicologia, sociologia, administração e outros, gerando a eficácia nos processos de produção facilitando e dinamizando as relações humanas, tendo como base quatro tipos de comportamentos; Produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional com objetivos de aumentar a qualidade e a produtividade de uma empresa, melhorar as habilidades humanas, agregar informações sobre as demais culturas nesta fase de globalização, fortalecer o individuo e o grupo estimulando os mesmos a buscarem idéias criativas e inovadoras assim motivando-os a manter a competitividade global e desta forma melhorando o seu comportamento ético e fazendo com que o mesmo alcance o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.
Comparação entre definições de Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.
Comportamento Organizacional Impacto das Emoções, Eduardo Soto
O comportamento organizacional é um campo de estudos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. E estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica os conhecimentos obtidos sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.
Fundamentos do Comportamento Organizacional, Stephen P. Robbins
Comportamento organizacional - Teoria e Pratica no contexto brasileiro, Stephen P. Robbins
Quadro Comparativo Entre Sistemas Abertos e Fechados
Sistemas Fechados:
1. Sistema Estático Simples: Estruturas = conhecimentos organizados = Organograma de uma organização
2. Sistema Dinâmico Simples: Mecanismos de um relógio = movimentos predeterminados = partes da Física, da Química e da Economia.
3. Sistema Cibernético Simples: Termostato = Comunicação e integração de informação = Sistema equilibrado dentro dos limites estabelecidos
Sistemas Abertos:
4. Sistema Aberto ou Auto – Regulável: nível da célula = diferenciação entre vida e não vida.
5. Vida Vegetal: divisão de trabalho entre as células = formadoras das raízes, folhas, sementes, etc.
6. Reino Animal: órgãos sensoriais desenvolvidos (olhos, ouvidos, fala etc.) desenvolve-se o sistema nervoso = cérebro organiza informação = movimento / comportamento.
7. Ser Humano: qualidade auto-reflexiva, capacidade de fala e habilidade de absorver e interpretar símbolos, comportamento afetado pelo meio.
8. Organização Social: conjunto de papéis enfeixados em sistemas por seus respectivos canais d comunicação.
Comparação dos sistemas
Fechados: não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.
Abertos: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas eles trocam matéria, energia e informação regularmente
...