Comportamento organizacional
Por: By Pousa • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.359 Palavras (6 Páginas) • 360 Visualizações
INTRODUÇÃO
O assunto abordado neste trabalho esta relacionado com a disciplina comportamento organizacional e é um complemento sobre os temas abordados em sala de aula. É a base para que o aluno complemente os seus conhecimentos sobre a importância de estudarmos o comportamento organizacional.
Elaborado em quadro capítulos, trás em si, a definição do comportamento organizacional, e a sua importância para uma organização, definida como o estudo do comportamento de cada individuo dentro de uma organização, auxiliando aos colaboradores a oportunidade e os desafios de alcançarem o equilíbrio pessoal e profissional. Comparamos a visão de Geraldo R. Caravantes e a visão de Derek Pugh e suas opiniões em relação à definição de comportamento organizacional. Há também o quadro comparativo do sistema aberto e sistema fechado que é encontrado no primeiro capitulo.
No segundo capitulo e possível conhecer o conceito de inovação, e as informações da pesquisa realizada na empresa Aguassanta, na qual vinte colaboradores foram questionados sobre o seu ponto de vista quando se fala em inovação. No geral, os pesquisadores responderam que inovação é descobrir o novo, ou reinventar o velho, esse reinventar seria modificar algo existente, aperfeiçoando e dar vida nova a esse algo em forma criativa, que chame a atenção de quem busca essas inovações, seja um projeto para a sociedade ou para uma empresa, definimos que. ‘“A necessidade é a mães da inovação”.
No terceiro capitulo, comparamos a figura tirada do site os vigaristas com o texto Trabalho em equipe uma vantagem competitiva, em que a figura apresenta um grupo de pessoas onde falta a liderança, já o texto aborda o que é preciso para o que líder tenha uma liderança eficaz, e logo após podemos fazer a reflexão sobre os geradores de fracasso no âmbito da liderança devido as mudanças ocorrido na parte internas e externas de uma organização.
No próximo capitulo, definimos o conceito de percepção e comunicação e sua importância nas organizações e na sociedade, e confrontarmos com a arte da administração. Já que administrar é uma arte, que leva ao sucesso.
1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O Comportamento Organizacional consiste no estudo do comportamento humano e nas ações e atitudes dos indivíduos, no intuito de alcançar a produtividade e promover a cidadania organizacional alem de fornecer dicas importantes para o entendimento de um mundo profissional em mudança contínua, para a superação da resistência à inovação e para a criação de uma cultura organizacional melhor. A oportunidade e desafio no uso do comportamento organizacional ajudam os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, motivam os trabalhadores e mantêm a competitividade global das organizações. Trata-se também de uma área da administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para empresa. As finalidades do comportamento organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano.
Conforme o livro PLT Comunicação e Comportamento Organizacional – (dos autores Geraldo R. Caravantes, Cláudia B. Caravantes e Mônica C. Kloeckner) o comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.
Derek Pugh define Comportamento Organizacional como o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, além do comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas. A definição proposta por Pugh contempla tanto o campo macro organizacional (grandes empresas) quanto o micro organizacional (pequenas empresas).
1.1 Quadro Comparativo: Sistema Aberto E Sistema Fechado
Sistema Aberto Sistema Fechado
• Sistema Aberto Auto-Regulável: Célula (Chamas e Rios)
• Vida Vegetal: Raízes, folhas, Sementes, etc.
• Reino Animal: Olhos, Ouvidos, etc.
• Ser Humano: Qualidade auto-reflexiva
• Organização Social: Um conjunto de papéis enfeixados em sistemas por seus respectivos canais de comunicação
• Sistemas Estáticos Simples: Estrutura (mapas da terra ou do sistema solar)
• Sistemas Dinâmicos simples: Mecanismo de relógio (alavancas, roldanas, motores a vapor e os dinâmicos)
• Sistema Cibernético Simples: Termostato (Comunicação e integração de informação)
Fonte de pesquisa: livro PLT Comunicação e Comportamento Organizacional.
2. CONCEITO DA INOVAÇÃO
Através de uma pesquisa feita na Empresa Aguassanta, as pessoas entendem o Conceito de Inovação como, descobrir o novo ou reinventar o velho, fazer a mesma coisa de uma forma diferente e melhor, inovar é mudar, melhorar algo que já existe e aperfeiçoar, inovar as nossas ações.
Inovação é qualquer coisa que tenha por objetiva facilitar nossa vida de alguma forma, é fazer de modo diferente, é estar aberto para o novo sempre, não ter medo de renovar, é dar vida nova a algo de forma criativa, que chame a atenção de diversos
...