Comunicação e expressão
Por: Nilton Mendes • 25/5/2015 • Artigo • 432 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
Machado de Assis criticava as obras realistas de Queirós pois elas se fechavam por si só, ou seja, não deixavam o leitor se envolver com a história fazendo com que o mesmo não se visse identificado com o personagem.
Para fazer com que o leitor se envolvesse, Machado buscava mostrar esses personagens de forma individual, com valores e também vontade própria.
Essa crítica ferrenha de Machado ao naturalismo/Realismo de Queirós é baseada mais na inveja e ciúmes de Machado, pois Eça com suas obras indo de encontro ao conservadorismo adotado por Assis, e ainda fazendo sucesso debaixo do nariz de seu colega mais velho, obrigou Assis a desencadear uma mudança em sua forma de escrever.
Os dois construíam seus personagens de forma totalmente diferente. Enquanto Machado frisava o individual de cada um, Eça não buscava trabalhar suas personalidades.
Eça seguia o naturalismo, com a ideia da mudança social do homem em seu meio através da ação de forças externas ao indivíduo. Essa linha de pensamento, deixando de lado o psicológico dos personagens ,incomodava Machado.
As críticas de Machado estavam mais relacionadas com a preocupação da influência das obras e o estilo do pensamento de Eça na sociedade brasileira, com uma mistura de ciúmes.
No contexto da semiótica visual, todo texto possui uma estrutura interna de forma organizada, onde a significação é construída por meio de etapas. A relação entre o conteúdo e expressão é abordada entre a articulação do plano de expressão e o plano de conteúdo.
O plano de expressão é o foco do estudo quando ocorre uma relação entre a forma de expressão e a de conteúdo, já que o significante passa a caminhar junto com o significado.
Essa relação entre expressão e conteúdo é denominada de semissimbólica, pois há uma nova leitura do meio, conseguindo associar de modo direto as relações das cores, das formas ( plano de expressão) com as do sentido (plano de conteúdo). O seu grande objetivo é a construção de um sentido para o seu texto.
Quando analisamos uma foto, o seu texto fotográfico é manifestado quando há uma relação entre o conteúdo e um plano de expressão. No plano de conteúdo vemos a relação dos vários elementos existentes na foto em relação ao contexto em que está sendo inserido, enquanto no plano de expressão ( o componente visual ) há o entendimento das técnicas e estéticas, veiculando o conteúdo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PIETROFORTE, Antônio Vicente. Semiótica Visual. Os percursos do olhar .
São Paulo, editora Contexto, 2004
Análise do texto visual: a construção da imagem. São Paulo:
Contexto, 2007
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo,
Editora Ática, 1990.
...