Conceitos básicos de gerenciamento de projetos
Abstract: Conceitos básicos de gerenciamento de projetos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MONICAVILELA • 26/11/2014 • Abstract • 319 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
1 – defina, conforme sua compreensão do texto, os termos a seguir:
a) Programa: É um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado, composto por várias etapas que são executadas e podem ter muitos formatos de operação, assim programa é composto de projeto e atividade.
b) Projeto: É um conjunto de atividade /ações que capazes de realizar o objetivo em determinado espaço de tempo, com a utilização de determinados recursos. Se concretiza a partir de uma intencionalidade representada por um conjunto de ações que ele antevê como necessária para executar, a fim de transformar uma situação problemática em uma situação desejada. A realização das atividades produz um movimento no sentido de buscar atingir, no futuro, uma nova situação que responda às suas indagações ou avance no sentido de melhor compreendê-las. Nesse processo de realização das atividades acontecem imprevistos e mudanças fazem-se necessárias, evidenciando que o projeto traz em seu bojo as idéias de previsão de futuro, abertura para mudanças, autonomia na tomada de decisões e flexibilidade
c) Recursos: São os meios (ou insumos) utilizados para a viabilização do projeto, tais como materiais, organizacionais, pessoal, financeiros, cognitivos, ambientais e de poder.
d) Ator: É aquele sujeito protagonista que é portador de interesses, de intenções, de motivações, que controla recursos e contribui ou não para o processo de governar.
e) Situação-problema: Qualquer situação a ser “resolvida” por uma seqüência ações a ser executada, para atingir um objetivo, onde a situação é o estado inicial e o objeto é o estado final desejado.
f) Beneficiários: É aquele (ou um grupo) que recebe os benefícios do projeto ou aquela clientela que o projeto pretende melhorar a qualidade de vida.
g) Ciclo de um projeto: O gerente de projeto pode dividir os projetos em fases para obter melhor controle gerencial com ligação adequada com as operações da organização executora. Estas fases são conhecidas como ciclo de vida do projeto
...