TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitue contabilidade de custos

Por:   •  20/2/2016  •  Monografia  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Conceitue contabilidade de custos ? É um processo ordenado de usar os principios da contabilidade geral para registrar os custos de operacao no Mercado.
  2. Cite 5 objetivos da contabilidade de custos? Determinação dos custos da empresa, elaboração de orçamentos e preco de venda, exercer controle de gastos e insumos de produção, avaliação de estoques, conhecimento dos custos dos produtos para tomada de decisão, ponto de equilíbrio, calculo da margem de distribuição.
  3. Quais são as principais funções da contabilidade de custo? Controle e tomada de decisão, já que a contabilidade de custos controla os gastos e insumos de produção e determina os custos.
  4. Para que e importante a função controle na contabilidade de custos? Pois controla os custos
  5. O que é GASTO, INVESTIMENTO E DESPESA? Gasto - Sacrifício financeiro com que a entidade arca para qualquer obtenção de um produto ou realização de um serviço, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).

Investimento - Gasto ativado em função de sua vida útil ou benefícios atribuíveis a futuros períodos.

Despesa - Bem consumido ou serviço prestado direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.

  1. O que são custos de produção? Cite exemplos Custo de Produção referem-se ao valor de bens e serviços consumidos na produção de outros bens e servicos .  Matéria-prima; Mão-de-obra direta; Custos indiretos de fabricação – C.I.F.
  2. O que você entende por custo direto e indireto? Cite exemplos

Custo direto: custo diretamente ligado aos produtos. Ex: matéria-prima

Custo indireto: custo indiretamente ligado ao produto. Ex: depreciação

  1. O que você entende por custo fixo e variável? Cite exemplos  Custos FIXOS  Custos com valor determinado que não variam de acordo com o volume de produção de um período. Ex: mão de obra indireta, depreciação, aluguel. Custos VARIÁVEIS  O consumo dos custos diretos dependem diretamente do volume de produção. Quanto maior a quantidade produzida, maior o consumo. Ex: matérias-primas, componentes, embalagens.
  2. O que podemos entender por custo por absorção? Custeio por ABSORÇÃO é o método derivado dos Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos. Consiste na APROPRIAÇÃO de todos os custos de produção aos bens elaborados : todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os PRODUTOS.
  3. Para que serve o rateio dos custos indiretos ? Analisar os diversos fatores na escolha de bases de alocação dos custos indiretos
  4. Cite alguns critérios de rateio mais utilizados? De acordo com o tempo de uso: utilizado principalmente para máquinas e implementos agrícolas, é considerado o critério ideal, pois reproduz fielmente a quantidade utilizada de cada máquina em cada atividade. No entanto, a mensuração do tempo utilizado em cada atividade pode ser difícil e tornar-se imprecisa, o que se constitui numa limitação do método. Participação na renda bruta da propriedade: faz-se o rateio dos gastos com componentes comuns a várias atividades de acordo com a participação percentual das mesmas na renda bruta da propriedade agrícola. Participação na área total: no mesmo princípio do mecanismo anterior, o rateio pode ser realizado de acordo com a participação das atividades na ocupação da área total da propriedade. Participação na movimentação financeira da propriedade: usando o mesmo princípio, o rateio pode ser realizado de acordo com a participação percentual das atividades no total da movimentação financeira (Custos Totais + Receitas Totais) da propriedade.
    Seja qual for o método utilizado para o rateio, deve ser clara a ideia de que ele tem que ser realizado e o método utilizado deve estar claramente explicitado na metodologia do trabalho.
  5. O que é departamentalização? Departamentalização É uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura organizacional da empresa.
  6. Para que utilizamos a TAXA DE APLICACAO DE CUTOS INDIRETOS? É um valor predeterminado para rateio aos produtos, baseado na estimativa das seguintes variáveis. Volume de produção e montante de custos indiretos.
  7. O que compõe os MATERIAIS DIRETOS? Materia prima, componentes e embalagem.
  8. O que é CUSTO HISTORICO? É o preco agregado, pago por uma entidade para adquirir a propriedade e uso de um ativo. É uma forma de avaliação cujos prováveis usuários serão os gerencialistas e o físico, sendo esse o mais bem atendido com esse método de avaliação.
  9. Cite os critérios de AVALIACAO DE ESTOQUES e explique ? PEPS: sai o material que entra antes. UEPS: ultimo entra,  primeiro que sai  MPM: dá um custo mediano, lucro mediano e estoque mediano.
  10. Por que o critério de UEPS não é aceito pela contabilidade fiscal? Pois subavalia o valor do ef e preserva o valor do cmv.
  11. Conceitue CUSTEIO POR ORDEM DE PRODUCAO OU ENCOMENDA e CUSTEIO POR PROCESSO DE PRODUCAO CONTÍNUA. Custeio por Ordem de Produção e/ou Encomenda A produção por ordem de produção é um sistema no qual cada componente do custo do produto é acumulado numa ordem de produção específica. Pode-se afirmar que na determinação do custo, cada lote de produtos ou serviços encomendados é uma unidade de produção. Custeio por Processo de Produção Contínua ou Por Processo O sistema de custeamento por produção contínua ou por processo destina-se a acumular os custos nas empresas em que a fabricação dos produtos ou a prestação de serviços se caracterizam por produtos padronizados, produção contínua ou intermitente e demanda constante e previsível
  12. O que é CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES? CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES ou custeio ABC é um método de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos. Este sistema tem como fundamento básico a busca do princípio da causa, ou seja, procura identificar de forma clara, por meio de rastreamento, o agente causador do custo, para lhe imputar o valor.
  13. O que é CUSTEIO PADRAO OU STANDARD? Conceitua-se Custo Padrão como aquele determinado, a priori, como sendo o custo normal de um produto. É elaborado considerando um cenário de bom desempenho operacional, porém levando em consideração eventuais deficiências existentes nos materiais e insumos de produção, mão de obra etc. De qualquer forma é um custo possível de ser alcançado.
  14. O que é CUSTEIO VARIAVEL OU DIRETO? O custeio direto, ou custeio variável, é um tipo de custeio que consiste em considerar como custo de produção do período apenas os custos variáveis incorridos. Os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são considerados como custo de produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período.
  15. O que é MARGEM DE CONTRIBUICAO?  Representa o lucro variável. É a diferença entre o preço de venda unitário do produto e os custos e despesas variáveis por unidade de produto. Significa que cada unidade vendida a empresa lucrará determinado valor.
  16. O que é PONTO DE EQUILIBRIO? Evidencia em termos quantitativos, qual o volume que a empresa precisa produzir ou vender, para que consiga pagar todos os custos e despesas fixas, além dos custos e despesas variáveis que ela tem necessariamente que incorrer para fabricar/vender o produto. No ponto de equilíbrio, não há lucro ou prejuízo. A partir de volumes adicionais de produção ou venda, a empresa passa a ter lucro.
  17. O que é ALAVANCAGEM OPERACIONAL? Significa a possibilidade de acréscimo do lucro total pelo incremento da quantidade produzida e vendida, buscando a maximização do uso dos custos e despesas fixas.
  18. Explique a formação do PRECO DE VENDA com base no CUSTO META? Assumindo a condição de que o preço que o mercado está pagando é o máximo que a empresa pode atribuir ao seu produto, o preço de mercado passa a ser o elemento fundamental para a formação de custos e despesas. Diante disso, parte-se do preço de venda, deduzse a margem mínima que a empresa quer obter, bem como os custos financeiros, e obtém-se o valor máximo que pode custar internamente tal produto para a empresa.
  19. Qual o objetivo da analise CUSTO/VOLUME/LUCRO? Os conceitos de CUSTOS FIXOS e VARIÁVEIS permitem um expansão das possibilidades de análise dos gastos da empresa, em relação aos VOLUMES PRODUZIDOS ou VENDIDOS, determinando pontos importantes para fundamentar futuras decisões de aumento ou diminuição dos volumes de produção, corte ou manutenção de produtos existentes, mudanças de mix de produção, incorporação de novos produtos ou quantidades adicionais.
  20. Explique o conceito de MARK UP e sua aplicação? é uma metodologia para se calcular os preços de venda de forma rápida a partir do custo por absorção de cada produto, e pode ser traduzido como multiplicador sobre os custos, como também pode ser utilizado como divisor. O Mark_Up é amplamente utilizado pelas empresas, tanto as de grande porte como as micro-empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com