Continuação e Consequência Criatura e Criador
Por: Rahelleen • 4/6/2016 • Trabalho acadêmico • 455 Palavras (2 Páginas) • 313 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG
ALUNOS: Andreza Imaculada PereiraRA 1600056
KellyRA
POLO – CONSELHEIRO LAFAIETE
2016
Continuação e Consequência Criatura e Criador
Atendendo à proposta do TG (Trabalho em Grupo), foi realizada a leitura, análise e discussão sobre o texto retirado da revista Exame e os conteúdos vistos na Disciplina Estudos Disciplinares. Ambos tratam do modelo de gestão empresarial e destacam o trabalho do empresário Carlos Alves de Brito, considerado um dos maiores empresários do mundo, gestor de uma das maiores cervejarias do mundo, a ABInBev.
Carlos Brito era um jovem de classe média e estudou em uma escola tradicional do Rio de Janeiro. Já trabalhando como gerente de vendas da Brahma e para dar continuidade aos estudos no exterior ele precisou recorrer ao empresário e banqueiro Leman, diretor da empresa na época que o ajudou financeiramente, porém impôs a condição de que ele ajudasse outros estudantes na mesma condição, o que mais tarde deu origem a “Fundação Estudar”.
A oportunidade que recebeu de Leman foi o início de uma grande e promissora historia de sucesso.
Aos 29 anos de idade Brito voltou do exterior e passou a fazer parte do grupo de executivos da Brahma, passando a comandar a empresa em 2005.
Quando se fala que Brito é, ao mesmo tempo criatura e criador referem-se ao modelo de gestão adotado por ele. Baseando-se na idéia de que o trabalhador como Tal e acreditando que o desenvolvimento profissional de um grande empresário se dá quando há a mistura de criatividade, fracassos e mudança, Brito tem alcançado seus objetivos.
Segundo o que foi analisado é necessário levar a criatividade para empresa ousar e arriscar, não tendo medo do fracasso e quando este ocorrer, aprender com ele e realizar as mudanças necessárias.
Para alcançar o Título de uma das maiores cervejarias do mundo, Brito adota uma gestão norteada por metas rigorosas, buscando corte de custos constantemente e ele é o exemplo vivo do que deseja dos outros colaboradores.
Para ele, quando se coloca uma meta, estamos colocando um sonho lá na frente. A redução de custos acontece quando o funcionário se vê como dono da empresa considerando-se que quando a empresa cresce eles crescem também, isto é, o funcionário deve ser motivado a agir dessa forma, trabalhando com disciplina e sendo avaliado constantemente, recebendo uma avaliação real e que o leve a melhorar dentro da empresa, buscando sempre eficiência no trabalho e tendo a certeza que irá progredir por mérito próprio.
A análise realizada nos levou a concluir que o modelo de gestão adotado por Brito, que o fez conquistar o 16º lugar no Ranking dos melhores empresários mundiais é uma forma de gerenciamento exigente, objetiva, clara e comprometida com os resultados e é acreditando nos “Três componentes: sonho, gente e cultura” que se alcança os patamares alcançados por ele.
...