Carlos Brito - criador e criatura
Por: JRGSILVA • 25/5/2017 • Trabalho acadêmico • 728 Palavras (3 Páginas) • 332 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG
Carlos Brito: criatura e criador
Aluno:
Jorge Pereira da Silva RA 1622402
POLO
Araraquara
2016
Sumário
1 INTRODUÇÃO 2
2 O BRASILEIRO QUE COMANDA O MERCADO MUNDIAL DE CERVEJA 3
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 4
REFERÊNCIAS 5
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de discutir a continuação e a consequência do episódio da vida de Carlos Brito citada no texto a seguir:
Um dos veteranos da cervejaria, Brito é ao mesmo tempo criatura e criador da gigante que teve origem no primeiro investimento realizado por Lemann. Ele se uniu ao empresário antes da compra da Brahma. Nos anos 80, recém-formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi aceito no curso de MBA da Universidade Stanford, na Califórnia. (MANO, Cristiane e SCHERER, Aline. No topo do mundo. Rev. Exame, São Paulo, n 20, p. 94-108,out 2015).
2 O BRASILEIRO QUE COMANDA O MERCADO MUNDIAL DE CERVEJA
O brasileiro Carlos Brito é o executivo que está à frente da companhia que comanda o mercado mundial de cerveja a AB InBev. Seu figurino é o mesmo de um gerente de uma pequena loja de ferramentas que invariavelmente usa calças jeans ou cáqui e uma camisa com o logotipo da empresa bordado. Está sempre com um relógio esportivo e uma pulseira amarela com a inscrição “I believe”, criada numa campanha da cervejaria anos atrás. Não possui sala em seu escritório, nem carro da empresa e tampouco se hospeda em hotéis de luxo quando viaja a serviço.
Fora do trabalho, costuma praticar exercícios físicos todos os dias por meia hora e dedicar tempo a reuniões familiares com a mulher e seus quatro filhos.
Carlos Brito é um homem que não costuma aparecer em entrevistas, porém esteve no noticiário mundial ao ser o protagonista de uma transação histórica, a compra da maior rival da AB InBev, a SAB Miller, um negócio estimado em 105 bilhões de dólares, o maior realizado no setor.
A história de Carlos Brito com a empresa teve início nos anos 80, quando o empresário Jorge Paulo Lemann aceitou o pedido de ajuda do então recém-formado em engenharia mecânica, para custear seu curso de MBA da Universidade Stanford, na Califórnia. Uma das condições para tal ajuda previa que Carlos Brito fizesse o mesmo para outro estudante mais tarde.
A história deu origem à Fundação Estudar, que já patrocinou o estudo de mais de 600 jovens brasileiros desde então.
Pouco tempo depois de voltar, aos 29 anos, Brito se juntou ao primeiro time de executivos da cervejaria Brahma, sob o comando de Marcel Telles.
Carlos Brito é um dos mais incansáveis defensores da cultura da eficiência criada pelos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, tendo mais de 150.000 funcionários em 25 países seguindo a mesma cartilha e desenvolvendo a cultura empresarial respeitada e desenvolvida por ele que é considerado assim, como um dos criadores da maior cervejaria do mundo.
...