Criança, a alma do negócio
Por: Ana Paula Moreira • 2/12/2018 • Dissertação • 553 Palavras (3 Páginas) • 125 Visualizações
- Cite e explique as fases do processo empreendedor.
- Identificar e avaliar as oportunidades: Fazer uma análise da oportunidade verificando a necessidade de mercado, potencial do concorrente e o ciclo de vida do produto.
- Desenvolver o plano de negócios: Documentar a essência da empresa e a forma como irá captar os recursos, estratégia de negócio, visão de mercado e concorrência. Tendo tudo isso documentado será possível traçar um plano estratégico para o crescimento da empresa.
- Determinar e captar os recursos necessários: Previamente determinado no plano de negócios. Pode recorrer a bancos ou até mesmo usar de economias pessoais.
- Gerenciar o negócio: Fase importante pois o empresário deve reconhecer as suas próprias limitações e acertar ao recrutar uma boa equipe de trabalho. Implementar ações que diminuam os problemas e aumentem os lucros, ou seja, fazer mais com menos.
- Como ocorre o empreendedorismo nas organizações?
- Empreendedorismo corporativo é o processo pelo qual um indivíduo ou um grupo, associados a uma organização existente, criam uma organização ou instigam a renovação ou inovação dentro da organização existente”. (DORNELAS, 2008). O empreendedorismo praticado dentro das organizações já estabelecidas recebe o nome de empreendedorismo corporativo, a inovação pode ser desenvolvida e os conceitos de empreendedorismo são aplicados internamente.
- Quais as principais diferenças entre os sistemas de gestão empreendedor e operador?
- Empreendedores: visão, projeto, animação, monitoração e aprendizagem.
- Operadores: seleção, desempenho, atribuição, alocação, monitoração e ajuste.
- Relacione a aprendizagem organizacional com o conceito de CHA.
- O processo de aprendizagem apresenta um ciclo contínuo composto por três elementos: aptidões e habilidades, conhecimentos e sensibilidades, e atitudes e crenças. Ao desenvolver novas habilidades o indivíduo muda essa compreensão da realidade, o que resulta na incorporação de novos conhecimentos e sensibilidades. Isso faz com que apareçam novas crenças e atitudes, reforçando e estimulando o desenvolvimento de novas habilidades e aptidões.
- Conforme Schein, a mudança cultural pode ser alcançada por meio de três camadas. Explique.
- Artefatos – o que vemos: Os símbolos e os padrões que indicam como é a cultura da organização.
Valores compartilhados – o que eles dizem: A filosofia da empresa e os valores relevantes que justificam o trabalho realizado.
Pressupostos – o que eles acreditam: Os sentimentos e crenças inconscientes, o que está no propósito da organização como um todo.
- O que é ciclo de vida organizacional, explique.
- O ciclo de vida organizacional é composto por 10 estágios.
Namoro: Quando a empresa ainda é uma ideia;
Infância: Sem processos definidos, o dono ainda age por impulso;
Toca-toca: Começa a lucrar, mas o mérito ainda é todo dos donos;
Adolescência: Começa a melhorar os processos, mas de forma ainda incompetente, o foco passa a ser a qualidade e não tanto a quantidade;
Plenitude: A empresa tem processos, equipe treinada e com autonomia, metas e planejamento, lucro, crescimento, reinvestimentos, criação de novos negócios, dinamismo;
Estabilidade: Presa ao que deu certo no passado, perda de flexibilidade, bem organizada e lucrativa, sensação de segurança, menos expectativas de crescimento, desconfia de mudanças.
...