Curso Tecnólogo em Logística da Faculdade Vitoriana de Tecnologia
Por: Pablo Bernardo • 15/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.901 Palavras (8 Páginas) • 233 Visualizações
AVIES - ENSINO SUPERIOR DE VITÓRIA LTDA
FACULDADE VITORIANA DE TECNOLOGIA – FVT
FERNANDO MEDEIROS
JONATHAN SILVA TEIXEIRA
JULIA HELENA VIEIRA
PABLO BERNARDO
ROBERT MARTINS MEDEIROS
THIAGO CARDOSO
SONIA KELLY AGOSTINHO DOS SANTOS
VITÓRIA
2020
FERNANDO MEDEIROS
JONATHAN SILVA TEIXEIRA
JULIA HELENA VIEIRA
PABLO BERNARDO
ROBERT MARTINS MEDEIROS
THIAGO CARDOSO
SONIA KELLY AGOSTINHO DOS SANTOS
Trabalho apresentado ao Curso Tecnólogo em Logística da Faculdade Vitoriana de Tecnologia – FVT, da AVIES - Ensino Superior de Vitória Ltda., como requisito parcial para aprovação da disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM.
Orientador: Prof. MSc. Mário Sérgio Bento
VITÓRIA
2020
FERNANDO MEDEIROS
JONATHAN SILVA TEIXEIRA
JULIA HELENA VIEIRA
PABLO BERNARDO
ROBERT MARTINS MEDEIROS
THIAGO CARDOSO
SONIA KELLY AGOSTINHO DOS SANTOS
PROCESSO DE EXPEDIÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso Tecnólogo em Logística da Faculdade Vitoriana de Tecnologia – FVT, da AVIES - Ensino Superior de Vitória S/S Ltda., como requisito parcial para aprovação da disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM.
Aprovada em 10 de Junho de 2020.
BANCA EXAMINADORA | |
_________________________ Prof. MSc. Mário Sérgio Bento Orientador FVT | |
_________________________ Profa. MSc. Ângela Cristina Gomes FVT | |
_________________________ Profa. MSc. Maria Inês Cometti de Souza FVT |
RESUMO
Processo de Expedição é a área da logística onde se trata da emissão das NF e conferência dos produtos, embalar corretamente, colocar o endereço e depois enviar a mercadoria ao destinatário.
A EXPEDIÇÃO é o setor responsável por garantir que o produto comprado chegue até o consumidor.
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO 6
II. REFERENCIAL TEÓRICO 8
III. ESTUDO DE CASO 9
IV. CONCLUSÃO 14
V. REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
De acordo com Campos, (2017), a expedição tem como objetivo atender às demandas das unidades administrativas requisitantes, fornecendo os materiais requisitados que estão armazenados, de forma eficiente, visando atender adequadamente aos pedidos das unidades de acordo com o que foi realmente solicitado e em tempo hábil. A expedição é uma atividade dentro da armazenagem que se realiza depois do produto acabado ser vendido e devidamente embalado, deixando esse produto preparado para seu envio ao cliente. Afirma Campos, (2017), primeiro, é necessário verificar a existência do volume solicitado em estoque, consultando o sistema WMS, (Warehouse Management System), ou Sistema de Gerenciamento do Armazém, caso de fato esteja ali, até que ponto esse item está ou não pronto para ser expedido ao cliente. É necessário tratar de toda a burocracia envolvida na saída desse material: documentação, emissão de notas fiscais de remessa, informações sobre o material embalado e destino, conhecimentos de transporte e até alguns outros documentos e protocolos, a depender do produto em si. Tais encomendas devem ser separadas conforme transportadora e também de acordo com cliente, pois remessas expedidas simultaneamente podem vir a atender mais de um pedido ou local, e estas estando separadas e agrupadas por entrega evita eventuais inversões de pedidos. Carregar os caminhões fica sob a responsabilidade do transportador, empresas não estão isentas dessa responsabilidade e, em geral, possuem compromisso com a segurança da carga. Separação por pedido, o responsável separa uma vez, separação por NF, o responsável consolida vários pedidos no DUMMY, verificando os materiais, separação por doca, o responsável por cada área de armazenagem (DOCA), realiza a separação dos materiais listados no seu Romaneio. Destacam-se, assim, duas estratégias de carregamento: Agrupar por transportadora diversos produtos solicitados, semelhantes ou diversos, formando uma única carga o que facilita o manuseio e o transporte dos materiais por meio de um Dummy por Pallet. Organização das cargas de acordo com suas respectivas NF para facilitar sua identificação.
Figura 04 – Imagem da Área de Expedição
[pic 1][pic 2]
REFERENCIAL TEÓRICO
Esse trabalho tem como objetivo mostrar de forma simples e objetiva como funciona o Processo de Expedição dentro da ID LOGISTICS – CD PUIG/ ES - BRASIL e suas perspectivas para o mercado.
Descreveremos o processo dentro da empresa ID LOGISTICS, que tem seguimento no ramo de logística onde sua única e principal atividade do CD é o comércio de perfumes e maquiagens importados. Encontram-se na fase de maturidade, pois o produto já é aceito pelos consumidores e somos referência no mercado.
...