FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA MECÂNICA
Por: Cleber Santos Viana Viana • 7/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.331 Palavras (6 Páginas) • 213 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA MECÂNICA
TPM – Total Productive Maintenance, Manutenção Produtiva Total
CURITIBA
2021
[pic 2]
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA MECÂNICA
CLEBER SANTOS VIANA – 9° período Manhã
Atividade - 1° Bimestre
Atividade apresentada à disciplina de Introdução à Manutenção Mecânica e Química Industrial do curso de Engenharia Mecânica da FATEC/PR como exigência para obtenção de nota parcial do 1º bimestre. Professora: Daniela Wollmann
CURITIBA
Disciplina: Manutenção Mecânica e Química Industrial
Professora: Daniela Wollmann
Com base no artigo TPM E MANUTENÇÃO AUTÔNOMA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DA INDÚSTRIA METAL-MECÂNICA, responda as perguntas abaixo:
- No que consiste a manutenção produtiva total (TPM)?
- Explique com suas palavras os oito pilares da TPM.
- O que é manutenção autônoma e em que suas práticas são baseadas?
- Faça um breve resumo do estudo de caso apresentado no artigo:
- Em que tipo de empresa a metodologia foi implementada
- Quais os principais problemas que a empresa apresentava
- Como foi feita a implementação
- Quais os principais resultados obtidos com a metodologia implementada
Respostas
1. No que consiste a manutenção produtiva total (TPM)?
R.: É uma tecnologia gerencial que pode auxiliar as empresas na redução de ocorrência de falhas e quebras de máquinas, onde tem um dos mais importantes aspectos da TPM é a manutenção autônoma. Um modo de aumentar o desempenho da manutenção é formular e implementar uma estratégia baseada em manutenção produtiva total (TPM ou Total Productive Maintenance), essas atividades da TPM, se concentram em melhorias e na otimização do uso do ativo industrial, com custos de produção baixos, preços competitivos, e equipe de produção capacitada, motivada e focada em resultados.
2. Explique com suas palavras os oito pilares da TPM.
- Melhorias individuais – quando todos começam ter a mesma visão, e compartilham juntos fazendo reuniões para melhorar, melhorar continuamente, que estejam dispostos a implementar novos métodos e sejam proativos a melhorar processos.
- Manutenção autônoma – é segundo grande pilar da TPM, onde cada membro da equipe vira um agente de manutenção, ele tem autonomia para zelar pela sua máquina, e ao redor dela, podendo atuar de forma a ajudar a equipe em uma possível intervenção preventiva ou corretiva.
- Manutenção planejada – manutenção preventiva ou corretiva programada, sendo bem planejada, é a melhor forma de evitar tempo de maquina parada ou inativa, paradas imprevistas. Isso faz com possamos manter os ativos em pleno funcionamento.
- Gestão da qualidade – Produzir com zero defeito, onde sem dúvidas está associado com a qualidade do produto e satisfação do cliente. É importantíssimo que a gestão da qualidade, implemente processos internos para detectar falhas, e utilize de ferramentas de causa raiz.
- Capacitação e treinamentos – oferecer treinamentos aos seus colaboradores, funcionários é imprescindível, pois não tem como aplicar melhorias em uma indústria se você não tem funcionários capacitados para operar as maquinas, equipamentos, onde corre o risco de acidente. É preciso que cada um tenha pelo menos o conhecimento básico, senão fica difícil de implementar as rotinas básicas que são mencionadas lá no começo, quando falamos de manutenção autônoma.
- Controle dos equipamentos ou gestão dos equipamentos - Precisa garantir que seus equipamentos estão aptos para uso, você por experiencia adquirida ao longo do tempo, tem que garantir o bom desempenho desses equipamentos, quando se faz necessário a troca por um novo, ou a manutenção desse equipamento, que também pode apresentar uma falha na medição de algum produto.
- Higiene e Segurança, meio ambiente – como podemos evitar acidentes de trabalho, zero acidentes, zero poluição, zero fadiga, entre outros acidentes que possam levar a morte. Conscientizar sua equipe, tudo isso pode fazer com que uma boa gestão manutenção não só evita acidentes durante a jornada de trabalho como também pode contribuir para o bem estar de todos os colaboradores.
- TPM em escritórios ou administrativos – Vejo na minha opinião, que eles são como uns dos pilares a dar como exemplo, pois a informação precisa chegar de forma consistente, sem ruídos, temos organogramas a serem seguidos, um planejamento que vem da alta direção, precisam de proatividade e melhoria continua nos processos que acabam vindo também por eles a serem implementados. São adotados por eles e não pode haver exceção nem da alta direção.
3. O que é manutenção autônoma e em que suas práticas são baseadas?
R.: A MA como o próprio nome diz, da autonomia aos seus operados, inspecionar, identificar, enfoca principalmente a eliminação das perdas geradas pela má utilização de equipamentos e recursos humanos, eliminando não-conformidades e desenvolvendo, por meio dos operadores, pequenas e contínuas melhorias locais, a MA visa à maximização da utilização de equipamentos e processos. Sua prática continuada pode desenvolver e fazer aflorar conhecimentos e reeducar operadores, exigindo postura pró-ativa, prevenção de problemas, e senso de melhoria contínua, o que garante o aumento da confiabilidade e da disponibilidade nos equipamentos sem novos investimentos em maquinaria, envolve os operadores nas atividades de manutenção, lubrificação, inspeções visuais e limpeza, tendo como base à prática continuada e sistemática do Método 5S.
...