Custos de contabilidade
Por: Rodrigo Silva • 25/5/2015 • Monografia • 1.513 Palavras (7 Páginas) • 147 Visualizações
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CAPÍTULO 01
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
É o estudo científico do comportamento humano dos indivíduos, grupos e sistemas dentro das organizações objetivando a compreensão e previsão da estrutura organizacional alavancando maior eficácia, eficiência e efetividade das empresas.
Para IVANCEVICH (2002), “o C.O. preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional.” WAGNER (2002), diz que “comportamento organizacional é o conjunto de elementos que reúne percepção e atitude, processos de mudança, entre outros que afeta os indivíduos e equipes nas organizações”.
QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO
SISTEMA ABERTO | SISTEMA FECHADO |
Estruturas flexíveis que nem sempre pode sofrer divisão de trabalho e fragmentação bem definidas. Estruturas temporárias. | Estruturas burocráticas, detalhistas, com minuciosa divisão de trabalho. Estruturas permanentes. |
Relativo ao processo de descentralização de toma de decisões, com dispersão e integração. Existência de delegação acentuada. | Alta concentração de processo de tomada de decisões, geralmente afetadas aos níveis superiores. Pouca delegação. |
Cargos generalistas, continuamente redefinidos por integração dos outros indivíduos participantes da tarefa. | Cargos ocupados por especialistas, com atribuições perfeitamente bem definidas. |
Predomínio de interação horizontal sob a vertical. Confiança e crença recíprocas. | Predomínio de interação vertical entre superior/subordinado. Relacionamento do tipo autoridade/obediência. |
Ênfase nos entre os grupos e fora deles. | Ênfase exclusivamente individual. |
Fonte de pesquisa: Cury (2000)
CAPÍTULO 02
CONCEITO DE INOVAÇÃO
De fato existem vários conceitos de inovação, dependendo, principalmente do seu efeito.
Inovação de produto é o inicio de um bem ou serviço, melhorado considerando suas características iniciais. Inovação no processo, afeta a forma de fazer ou organizar tanto processo produtivo como atividades para aumentar a performance do produto/serviços. Inovação de Marketing, é a nova visão para um conceito e inovação organizacional, conceitua-se como método organizacional para pratica de negócios da empresa, na organização do trabalho ou relações externas. Outros tipos de inovação pode se relacionar a outros mercados, novos modelos de negócios e novos métodos organizacionais.
Mas inovar é a exploração de uma ideia levando ao sucesso de uma empresa, ou seja, lucro aumento de faturamento etc.
São grandes as dificuldades encontradas pelas empresas brasileiras para manter-se ativas e competitivas no Brasil, o cenário não é muito favorável quando se trata do assunto inovar, a inovação para as empresas é a garantia de sustentabilidade e certeza de que terão um futuro, pois quem inova fica em posição de vantagem com as demais, contudo ainda existem várias barreiras que acabam travando esse processo, podemos dizer que no mercado globalizado que vivemos, inovar representa somar aos produtos e processos de uma empresa, valores diferenciando-a das demais, nota-se uma grande preocupação das empresas sobre o assunto, pois em algumas existem áreas inteiras dedicadas à inovação, apesar disso é preciso a busca de parceiros que possam auxilia-las, seja na pesquisa de desenvolvimento de produtos e processos como na aplicação de investimentos, essas parcerias estão se tornando cada vez mais comuns nas empresas que vão buscar fora dos seus centros, parceiros que podem ajuda-las a manter-se competitivas e vivas no mercado.
Pesquisa sobre conceito de inovação:
- ”Mudança, algo novo” - Isabela Fernanda Ferreira de Oliveira Maia (19 anos), vendedora.
- “Fazer as coisas evoluírem mais” – Erica Gomes de Araújo (16 anos), estudante.
- “Renovação dos produtos” – Ana Gomes de Araújo (34 anos), doméstica.
- “Fazer coisas nova, aprender” – Francisca Roniely da Conceição Silva(18 anos), estudante.
- “Coisas novas e renovadoras” – Maria Nadi Marques da Conceição(44 anos), doméstica.
- “Tendências tecnológicas para facilitar a vida do individuo” – Leiliane da Conceição(27 anos), vendedora.
- “Começo de novos projetos” – Leila da Conceição(29 anos), empresária.
- “Irmã da criatividade” – Taiara Santos Carvalho(15 anos), estudante.
- “Não sei, mudanças me dão medo” – Adailson Carvalho(15 anos), estudante.
- “Qualquer coisa” – Edvan Martins da Silva(48 anos), serviços gerais.
- “Fazer algo diferente para melhorar, não só pra mim, mas para as pessoas em gerais renovando mais para agradar o cliente” – Ricardo Santabrigida dos Santos(38 anos), pintor.
- “Trocar uma coisa velha por uma nova” – Nilton Cruz(22 anos), Cabeleireiro.
- “Uma coisa que vai mudar pra melhor ou não” – Rondinel Andrade dos Santos(29 anos), cabeleireiro.
- “É uma nova ideia para um projeto que você quer modificar” – Cleiton Cruz(22 anos), Cabeleireiro.
- “Não sei, acho que é aperfeiçoar algo” – Ana Karolyne(12 anos), estudante.
- “Algo novo” – Ana Maria(66 anos), aposentada.
- “Coisas novas que podem trazer vários desafios” – Bruna da Conceção Lima(20 anos), estudante.
- “Acreditar que sempre podemos melhorar” Rogelma Barbosa(34 anos), vendedora.
- “Cada dia aprender mais” – Antônio Conceição(44 anos), soldador.
- “Criar algo novo, acreditar em uma nova possibilidade, algo necessário para melhorar nossas vidas” – Fernanda da Conceição(31 anos), vendedora.
CAPÍTULO 3
TRABALHO EM EQUIPE
Uma das relações entre a imagem apresentada com o texto lido é falta de comunicação e a falta de consciência que a soma de conhecimento e habilidades levada um maior resultado. Outro ponto que merece destaque é que, nenhumas das duas equipes levaram em consideração os sentimentos individuais, motivações, crenças, concepções e percepções que cada individuo trás no decorrer de sua vida.
...