Custos e Formação de Preço
Por: Mayaralmeidalima • 14/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.631 Palavras (7 Páginas) • 4.564 Visualizações
QUESTÕES E EXERCICIOS PROPOSTOS
1.2 Método de Custeio
- O que é objeto de custeio?
Objeto de custeio é o nome dado a “coisa” que se deseja saber quanto custa, tais como, um bem, serviço, processo, produto, departamento, entre outros.
- O que são métodos de custeio?
Métodos de custeio é a forma pela qual as empresas agregam ao preço de venda do produto ou serviço, seus custos de fabricação. São aplicados de acordo com o objetivo da empresa, sendo divididos em custeio por absorção, custeio pleno, custeio variável e custeio ABC. São importantes para a geração de informações relevantes para a tomada de decisão nas empresas.
- Os métodos de custeio costumam ser classificados em tradicionais e contemporâneos. Explique essa classificação?
O método de custeio tradicional tem como objetivo a apuração do custo dos produtos, considerando que estes produtos sejam geradores de custos diretos. Como métodos de custeio tradicionais, temos: custeio por absorção, custeio pleno e custeio variável.
Com novas abordagens de gestão de custos, o método de custeio contemporâneo proporciona um maior controle da empresa, permite a reformulação das estratégias do negócio, pois, utiliza o método de custeio ABC, que permite identificar as atividades que agregam valor e as que não agregam valor ou dão prejuízo, podendo ser excluídas sem gerar perdas ao cliente.
- Se o objetivo da empresa é conhecer a margem de contribuição qual método de custeio deve utilizar?
O método de custeio que deve ser utilizado quando o objetivo da empresa é conhecer a margem de contribuição do negócio, é o custeio variável. O custeio variável apropria aos produtos e serviços somente os custos e despesas variáveis, separando as despesas e custos variáveis.
- Os métodos de custeio tradicionais são adequadas aos ambientes de produção em que predominam custos com materiais e mão de obra. Explique.
Os métodos de custeio tradicionais estão ligados aos produtos e serviços que produzem custos diretos, que são os materiais e mão de obra para confecção do produto ou serviço, não apropriando despesas administrativas ou outras despesas do negócio. São apropriados somente custos de fabricação.
- Qual método de custeio atende aos princípios contábeis?
Para efeitos contábeis, o custeio por absorção é o método que atende. É o método de custeio pelo qual se apropriam aos produtos fabricados em determinado período todos os custos incorridos do período, sendo fixos ou variáveis.
- Objetivo da contabilidade de custos
- Ao implantar a contabilidade de custos quais objetivos a empresa pretende atingir?
Com a implantação da contabilidade de custos, a empresa pretende determinar de forma mais precisa o lucro que se deseja atingir, obter controle das operações, além de obter através dos relatórios gerados informações relevantes para a tomada e decisão.
- Cite e explique três tipos de informações geradas na contabilidade de custos.
1 – Controle das operações e das atividades; controlar como e em qual tempo as operações e atividades estão sendo executadas permite remanejar processos e adequá-los com o objetivo de fabricar o mais rápido possível, com mais eficiência, eficácia, com menor custo, corrigindo e prevendo possíveis problemas. Atendendo sempre às expectativas do cliente.
2 – Elaboração de orçamentos; a elaboração de orçamentos é imprescindível para a saúde financeira da empresa. Colocar limites à serem gastos para cada custo ou despesa do negócio, nos permite aplicar o dinheiro da empresa da maneira correta, não permitindo extrapolar o orçamento ora determinado.
3 – Preço de venda; conhecer os custos que a empresa possui na fabricação do produto, faz com que a empresa no prejuízo, ou seja, não pague para trabalhar. Permite que os custos mínimos sejam alocados ao preço de venda da forma correta.
- Cite e explique dois tipos de problemas que o conhecimento de custos ajuda a solucionar.
1 – A contribuição de cada produto ou linha de produtos para o lucro da empresa: O que não gera lucro, ou seja, o que não tem demanda, não deve ser produzido, ou deve-se saber por qual motivo o produto não tem saída, e assim que detectado, tomar as devidas correções. Isso é muito importante.
2 – Ao nível mínimo de atividades exigido para que o negócio passe a ser viável: Ponto super importante, atrelado ao item destacado acima. É preciso saber o mínimo que a empresa precisa produzir para que não se tenha prejuízo.
1.4 O significado de custos e despesas na demonstração de resultado
- O que significa uma demonstração de resultado do exercício (DRE)?
A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que apresenta o resultado líquido do negócio no determinado período ou competência. A DRE confronta todas as receitas, despesas e custos apurados do negócio em um período ou competência. É uma importante demonstração para a tomada de decisão.
- Por que as despesas não integram o custo dos produtos vendidos (CPV)?
Porque as despesas são gastos referentes à administração e vendas dos produtos. Ao custo dos produtos vendidos integram-se os custos relativos à produção dos produtos.
- Como se calcula o CPV quando a quantidade fabricada é superior á quantidade vendida? Considere que não haja um estoque inicial.
CPV= CPAP (Custo de produtos acabados do período) – EFPA (Estoque final dos produtos acabados)
- Qual a diferença entre custo e despesas?
Os custos são gastos relativos à fabricação/confecção dos produtos e serviços, quanto que, as despesas, são gastos relativos a administração do negócio e a venda dos produtos e serviços.
Resumindo, custos são gastos originados da fabricação do produto ou serviço, e despesas são os gastos originados da geração de receitas para o negócio.
- Antes de serem levadas ao resultado as despesas são lançadas no estoque de produtos acabados?
Não, despesa não se relaciona à confecção dos produtos ou aos produtos acabados.
...