DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Por: mgb123 • 22/4/2015 • Trabalho acadêmico • 385 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
ETAPA Nº1
PASSO 1 – DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Estudo do comportamento, ações e atitudes do ser humano individualmente ou em uma equipe no ambiente organizacional, e como esses atos podem afetar o desempenho da empresa. Essa avaliação enfatiza o comportamento relativo a funções empresariais, tais como: absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e cidadania organizacional, os quatro estão ligados à estrutura, clima e cultura de seu ambiente de trabalho.
Há varias maneiras de se avaliar um comportamento humano, tudo depende de varios fatores que interferem em seu desempenho e comodidade ao local de trabalho. Pessoas se diferem por etnias, manias, culturas, caráter, objetivos, interatividade com outras pessoas, e vários aspectos psicológicos e inteiramente pessoais.
Os ambientes organizacionais funcionam como molde para o indivíduo aprender a lidar com situações de pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas, incentivando a produtividade e execução de suas funções com eficácia.
De acordo como a união desses fatores é que se obtém um resultado concreto de produção do indivíduo perante seu ambiente de trabalho e à partir desse ponto saber lidar em como motivá-lo para manter a competitividade global das organizações, assim o funcionário será produtivo, inovador, criador...
Este estudo sobre Comportamento Organizacional tem por objetivo alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Essa harmonia em ambos deixa o funcionário mais leve e mais dedicado às suas metas.
PASSO 2 – CONCEITO DE VISÃO SISTÊMICA
Pensamento sistêmico ou visão sistêmica: é a habilidade em compreender e ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência do mesmo. Os avanços tecnológicos causam desigualdades sociais, em diversos países, principalmente nos subdesenvolvidos, o que acarreta o acúmulo de riquezas e conhecimentos somente para uma pequena parte da sociedade. Quanto mais são estudados os problemas de nossa época, mais se percebe que eles não podem ser entendidos isoladamente, existe a Inter-relação entre objetos e seres vivos, estão em constate relação.
Viver em sistemas, o ser humano é um sistema dentro de sistemas.
Qualidade de vida depende da manutenção do equilíbrio entre corpo, mente e meio-ambiente, surge daí a concepção do homem como um ser biopsicossocial (físico / mente e ambiente que vive socialmente).
Exposto todos os dias ao meio social, psicológico e biológico, depende de nós a forma de comportamento favorável ou desfavorável no dia a dia, administrar o nosso físico, mental e social é muito importante.
...