DICIPLINAS PROCESSOS GERENCIAS E MATEMÁTICA
Por: Andreia Maenza • 5/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.053 Palavras (9 Páginas) • 296 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Andreia Maenza Machado de Melo RA 1600359235
Micaelle Moura dos Santos RA 9918004936
Maisa dos Santos Lucena RA 1208369297
Adriana Carla da Fonseca RA 9918004946
Joselaine Aparecida de Camargo RA 1221413228
DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE
DICIPLINAS PROCESSOS GERENCIAS E MATEMÁTICA
Tutores EAD:
Profº. ME Ademir Carvalho Leite ( Processos Gerencias)
Profº. ME Pedro Hiane (Matemática)
SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL..........................................................................4
3. CAPACITAÇAO DIRETORES E GERENTES.........................................................6
4. PROGRAMA MOTIVACIONAL PESSOAL OPERACIONAL...................................7
4.1 MANTENDO A EQUIPE MOTIVADA.....................................................................9
5. CONCLUSÀO.........................................................................................................10
6. REFERENCIA BIBIOGRAFICA..............................................................................11
1 INTRODUÇÃO
Contratada pela Hortedan – Hipermercado, para o cargo de diretora administrativa e de projetos para desenvolver modelagem da estrutura, capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais, após o resultado de uma consultoria em gestão administrativa à serviço da Hortedan, fazendo avaliação onde a sua grande queixa seria que seus lucros caíram por quatro trimestres consecutivos sendo que suas vendas estavam boas, mas seus gastos descontrolados. Essa consultoria fez um levantamento em oito semanas analisando todas as operações da Hortedan apresentando que a empresa não segue padrões de avaliações e sim uma linha de promoções onde as indicações políticas são colocadas à frente e isso em todos os níveis desde a gerência até a parte operacional.
O objetivo geral deste desafio é desenvolver o organograma e também um plano de capacitação paras diretores, gerentes e colaboradores e elaborar um programa de capacitação e desenvolvimento motivacional para o pessoal da parte operacional. Como objetivo da Hoterdan em médio prazo é abranger uma dimensão estadual, devemos mostrar a importância e necessidade de treinar e qualificar os supervisores, coordenadores e gestores da empresa. E mostrar para eles o importante papel que eles possuem dentro do plano estratégico da organização.
2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
As organizações têm sido estruturadas de acordo com as funções exercidas pelos seus respectivos órgãos, do relacionamento hierárquico e funcional entre eles. A estrutura é uma consequência da estratégia.
A estruturação dos serviços de uma organização não implica adotar os mesmos critérios de agrupamento de funções para todas as unidades. A organização mais recomendável para cada organização vai depender de sua realidade.
A estrutura organizacional tem como tarefa definir e formalizar a distribuição das tarefas agrupadas e coordenadas.Os gestores precisam ter em mente seis elementos básicos quando projetam a estrutura de suas organizações : A especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de comando, a amplitude do controle, a centralização, descentralização e a formalização.
O objetivo da estrutura organizacional é apresentar os principais tipos de estrutura, suas vantagens e desvantagens.
Dentro da estrutura organizacional temos o desenho organizacional por ele podemos avaliar e conhecer sobre a empresa só de olhar o seu desenho organizacional podemos avaliar se é uma fabrica ou indústria, se seus departamentos estão integrados se é uma empresa muito burocrática ou muito centralizadora. Ou seja, se esta usando sistema de organização Linear, Funcional ou Linha Staff que são as mais utilizadas sendo conhecidas como as tradicionais básicas:
Organização linear é uma estrutura mais simples baseada na autoridade linear, ou seja, cada superior tem sua autoridade única e absoluta, de fácil implantação, possui baixo numero de departamentalização esta estrutura e ideal para pequenas empresas.
Organização funcional é aquela que se encontra uma chefia para cada função, tem linhas diretas de comunicação sem intermediação hierárquica, também tem ênfase na especialização de todos os órgãos ou cargos em todos os níveis da organização.
Organização linha–staff é aquela modelo de estrutura em que as unidades diretivas contam com uma unidade especial (pessoa staff). O staff deve ser independente em sua atuação com liberdade de opinião, tem o direito de assessorar fazer recomendações ao pessoal de linha, mas não o direito de comandar. Geralmente recomendada para empresas com alta complexidade de atividades na empresa. Ou seja, os órgãos de linha tem uma consultoria própria e técnica por meio de sugestões e recomendações .
A
...