Dan Pink: The puzzle of motivation – O Enigma da Motivação.
Por: Karina2509 • 20/9/2016 • Resenha • 592 Palavras (3 Páginas) • 1.626 Visualizações
Dan Pink: The puzzle of motivation – O enigma da motivação.
Na ciência da motivação a liderança é a capacidade de inspirar, motivar, animar ideias, pessoas e projetos. O mundo está cada vez carente de líderes criativos e inovadores com habilidades conceituais. Dan Pink, em sua palestra nos leva a uma reflexão de motivação e inovação de competências.
Dan Pink apresenta como é preciso repensar uma maneira de como conduzir nossos negócios. Ele cita um experimento criado em 1945 pelo psicólogo Karl Duncker, onde ofereceu a algumas pessoas uma vela, uma caixa com tachinhas e fósforos. As pessoas precisavam descobrir uma forma de prender a vela na parede sem que a cera pingasse na mesa. Depois de um tempo o problema foi resolvido pela maioria das pessoas, elas usaram a caixa das tachinhas como apoio para prender a vela na parede.
Alguns anos depois, nos EUA, a pesquisa foi refeita na Universidade de Princenton. Porém, foram usados incentivos financeiros para ver se os alunos resolviam o problema mais rapidamente já que seriam compensados por aquilo. E outro grupo teria o tempo cronometrado e usariam como normas para outros experimentos. O grupo que recebeu incentivo financeiro demorou três minutos a mais que o grupo que sabiam que tinha um tempo cronometrado. “Você tem um incentivo feito para afiar o pensamento e acelerar a criatividade. E ele faz justamente o oposto”, diz Pink.
Dan Pink conta que o experimento foi reproduzido em vários locais, mas os resultados são sempre os mesmos. De acordo com o palestrante, a recompensa funciona apenas em tarefas simples, onde existem regras claras e exige-se um trabalho mecânico. Mas quando o trabalho requer criatividade, inovação, esse modelo de motivação não apenas não funciona, como pode atrapalhar. Ou seja, Duncker queria que as pessoas usassem o senso criativo para resolver o problema e percebeu que as pessoas conseguiam resolver a performance criativa quando não havia recompensas, compreendendo assim o que efetivamente motiva as pessoas.
Glucksberg, continuou os estudos de Duncker relacionado a criatividade, focando-se no poder que o incentivo pode trazer ás pessoas e obteve resultados mais eficazes, ágeis e inteligente quando não se apresentava nenhuma punição. Agora, quando os testes não exigiam inteligência cognitiva, havia uma melhora de performance, de acordo com o tempo de solução encontrado, muito mais significativo quando se usava a motivação financeira.
Fica claro que tal abordagem diante das perspectivas humanas foi definida por cientistas e construídas em torno de motivação intrínseca, onde as pessoas se importam e tem vontade de fazer as coisas, gostam e se interessam, sendo algo muito importante. Dan Pink cita; Autonomia, como sendo, desejo de direcionar nossas próprias vidas. Domínio, desejo de melhorar cada vez mais fazendo algo que se importa; Propósito, desejo de fazer o que fazemos servindo de algo maior que nós mesmos. Estes são os elementos do novo sistema operacional para nossos negócios.
Na palestra são citadas as empresas Google, Wikipédia e Atlassian, que viram seus projetos crescerem e a produtividade aumentar de acordo que devam liberdade para seus funcionários cumprirem com suas tarefas movidos por um desejo invisível intrínseco.
Com isso, a palestra nos faz refletir sobre a concepção da motivação,
...