Definir Administração e organização
Tese: Definir Administração e organização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Raquel321 • 17/9/2013 • Tese • 793 Palavras (4 Páginas) • 366 Visualizações
Etapa 1- Passo1(aluno)
1 - (a) Definir Administração e organização. Diferenciar
A administração é o processo de tomar decisões que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos. A organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo ou conjunto de objetivos.
Apesar de muitos reconhecerem a palavra administração como sinônimo de organização, existi uma distinção entre as palavras onde a administração é um todo e a organização é uma das partes.
(b) Apresentar de qual maneira a administração aparece nos seguintes períodos:
- As primeiras organizações e seus administradores: surgimento de cidades e estados, formação de uma classe de dirigentes profissionais, os reis-sacerdotes, formação de uma classe de funcionários públicos, invenção da contabilidade, legislação, planejamento de longo prazo, administração de grandes projetos de construção e a formação de exércitos profissionais especializados.
- Egito: a construção de pirâmides, formação de organizações militar para a proteção do reino egípcio e a construção de grandes celeiros para suprir a necessidade dos soldados.
-Babilônia e Assíria: registros de controle comerciais, criação e execução de regras, no exercito assírio foram desenvolvidas as características de depósitos de suprimento; colunas de transporte; companhias para a construção de pontes; transporte de soldados e cavalos em navios, após a Assíria passar a ser Babilônia ocorreu o uso das cores para controlar a produção e os estoques e instalações de um sistema de incentivos salariais.
-China: a mais conhecida contribuição da China para administração encontra-se as obras de Sun Tzu, que escreveu a respeito de estratégia militar,
-Confúcio e Mêncio: reconhecimento do profissional (substituição do sistema feudal onde-se dependia de nascimento e força militar, a colocação de exames para funcionários públicos, que mais tarde passou a se chamar concurso público).
-Grécia: invenção e implantação da administração democrática de suas cidades-estados, busca do conhecimento por meio de investigação sistemática e da reflexão abstrata, o encadeamento lógico de meios para a realização de fins, e ideal do melhor em qualquer campo de atuação.
-Roma: Administradores províncias de um império multinacional; diversos tipos de executivos: senadores, magistrados, cônsules, imperadores; rede de estradas para a comunicação entre as unidades do império; grandes empresas privada; administração de projetos de engenharia e construção; exercito profissional e especializado com uma classe de oficiais; planejamento e controle das finanças públicas; autoridade formal e regras de convivência definidas legalmente e a valorização da propriedade privada.
-Período Medieval: a hierarquia através da Igreja Católica, a administração geográfica que se transformou no sistema feudal, e a implantação de associações de artesãos ou empresários do mesmo ramo de negócios (guildas).
-Renascimento: valorização do ser humano, grandes consórcios de empresas privadas, separação entre os papeis do empreendedor e do emprego, invenção da contabilidade moderna, acumulação de capital como fator de motivação, uso do sistema de linha de montagem, e a utilização da administração como área do conhecimento.
...