Desafio Profissional Gestão de Recursos Humanos Faculdade Anhanguera
Por: Mhs Consultoria • 6/5/2017 • Trabalho acadêmico • 3.953 Palavras (16 Páginas) • 998 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2º SEMESTRE
Andreia Ferreira da Silva RA: 9327722798
Aline Cristina de Almeida Costa RA: 3071183349
Camila Francisco Braz dos Santos RA: 3042167059
Carolina De Marqui Serafim RA: 3067190474
Maira Caroline Leite de Almeida RA: 3085279517
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS: MATEMÁTICA, PROCESSOS GERENCIAIS, DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.
TUTORA A DISTÂNCIA: MARLEY CASAGRANDA
TUTOR PRESENCIAL: CLAUDIO DA SILVA
OSASCO – SP
NOVEMBRO/2016
[pic 4]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
2º SEMESTRE
Andreia Ferreira da Silva RA: 9327722798
Aline Cristina de Almeida Costa RA: 3071183349
Camila Francisco Braz dos Santos RA: 3042167059
Carolina De Marqui Serafim RA: 3067190474
Maira Caroline Leite de Almeida RA: 3085279517
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho Acadêmico apresentado a tutora EAD Marley Casagranda, nas disciplinas de matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente do 2º Semestre do curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.
OSASCO – SP
Novembro/2016
SUMÁRIO[pic 5]
1 - Introdução...............................................................................................................4
2 – Desenvolvimento....................................................................................................5
2.1 - Passo 1 Teoria das Relações Humanas..............................................................5
2.2 - Passo 2 Analise da Produção.............................................................................6
2.3 - Passo 3 Contratação e Formalização de Serviços Terceirizados........................7
- - Passo 4 ERP’s: Vantagens e Desvantagens ......................................................9
2.5 - Passo 5 Legislação sobre Rejeitos e Resíduos.................................................12
3 - Considerações Finais............................................................................................15
4 – Referências Bibliográficas....................................................................................16
1 - INTRODUÇÃO
Através de estudos das matérias norteadoras de Matemática, Processos Gerenciais, Direito Empresariais, Tecnologia de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente e outras fontes de estudo, iremos auxiliar os novos diretores da empresa de baterias automotivas Energy, a reestrutura-la na sua forma de administrar tanto legalmente como financeiramente.
Utilizando umas das teorias da administração para modificar a forma de administrar a empresa, transformando não somente sua estrutura organizacional, mas, sobretudo, enfatizar as pessoas dentro da empresa. Auxiliando quanto aos riscos na contratação e terceirização de serviços através das leis aplicáveis no que diz respeito ao assunto e utilizando a maneira correta para calcular os custos de produção para a compra de novos equipamentos para que a empresa não venha sofrer custos desnecessários.
Usando sistemas que auxiliaram com maior eficiência a empresa desde o faturamento até o balanço contábil, no fluxo de caixa enfim, todo trabalho administrativo e operacional feito em uma empresa. Implantando a legislação no que diz respeito sobre os rejeitos e resíduos de na produção das baterias e sua destinação correta para não contaminar o meio ambiente.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 PASSO 1 - TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS: CONCEITO E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Segundo CHIAVENATO (2000) a Teoria das Relações Humanas, surgiu nos Estados Unidos como consequência das conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração.
A Teoria das Relações Humanas, teve como principais precursores Elton Mayo (1880-1949) e Kurt Lewin (1890-1947). Ela procura enfatizar as pessoas dentro das empresas, deixando em segundo plano estrutura e as tarefas. É a chamada abordagem humanística e pode ser desdobrada em duas escolas ou teorias: a Escola das Relações Humanas e a Teoria Comportamental.
Trata-se da abordagem mais democrática e liberalizante ocorrida na Teoria Geral da Administração. Surgiu como uma teoria de oposição à Teoria Clássica, alicerçadas sobre as teorias de Taylor e Fayol, cuja hegemonia cobriu tranquilamente as três primeiras décadas do século XX. Disposta a democratizar e humanizar a administração de empresas e fortalecer e reforçar seus pontos de vista, em um sentido mais amplo, essa teoria representa uma reação saudável à ênfase no trabalho programado, no controle hierárquico rígido e no alto grau de especialização do trabalhador. Um dos principais objetivos do movimento Humanista foi tentar quebrar o excessivo controle Hierárquico e encorajar a espontaneidade dos trabalhadores.
As principais contribuições da Teoria das Relações Humanas à TGA se concentra no esforço pioneiro rumo à humanização das empresas: a ênfase na organização informal, nos grupos sociais, nas comunicações, motivação, liderança nas abordagens participativas e, sobretudo, na preocupação com a satisfação no trabalho.
Principais Características da Escola das Relações Humanas:
- Ênfase na psicologia para o estudo das organizações;
- Substituição da abordagem clássica (ênfase nas tarefas e nas estruturas) pela abordagem humanística (ênfase nas pessoas);
- Adoção de conceitos humanísticos, como: grupo social, dinâmica de grupo, motivação, comunicação, liderança etc. em substituição aos conceitos técnicos até então utilizados;
- Foco na organização informal e nos grupos socais.
Teoria Comportamental
É um segundo estágio de oposição da Teoria das Relações Humanas, que surgiu com o livro de Herbert A. Simon, na qual, o autor desenvolve uma teoria das decisões. Para ele a decisão é muito mais importante do que a ação subsequente. A partir daí as empresas são visualizadas como sistema de decisões, nos quais as pessoas percebem, sentem, decidem e agem, definindo seus comportamentos diante de situações com que se deparam.
...