DESAFIO Administração de Recursos Humanos
Tese: DESAFIO Administração de Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alansantosaraujo • 27/9/2013 • Tese • 7.180 Palavras (29 Páginas) • 571 Visualizações
As definições diAs definições disponíveis em: <http://www.slideshare.net/martinssoul/gestao-desponíveis em: <http://wwDESAFIO Administração de Recursos Humanos
Feira de Santana – BA 27 de setembro de 2013
Alan Santos Araujo RA-335438
DESAFIO Administração de Recursos Humanos
Trabalho complementar apresentado ao Curso de Administração da Universidade Anhanguera - Uniderp, sob a orientação do Professor Tutora Thaisa Sousa
FEIRA DE SANTANA – BA 27 de setembro de 201
Gestão de pessoas e as mudanças organizacionais
A gestão de pessoas ela é geral e imprescindível nas organizações, e sua aplicação é variável de acordo com a contingência e situação de cada empresa, podendo alterar pelo modelo de estrutura organizacional adotada.
Essa área vem passando por mudanças, uma das grandes transformações foi principalmente na relação de pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Os aspectos fundamentais das mudanças organizacionais foram as pessoas serem valorizadas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros da empresa capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso.
Tem como objetivo administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, além de agregar, aplicar, recompensar, remunerar. Para total eficácia dos objetivos é necessário que as pessoas sejam tratadas como fontes de sucesso tornando-as elementos básicos na organização, ou seja, agentes ativos no processo organizacional.
A gestão de pessoas incluem seis processos dinâmicos interativos, que são: Processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas.Esses processos são um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente.
O movimento holístico na gestão de pessoas aborda o sistema da velha tradição cartesiana de dividir, segmentar e separar, que foi substituída por uma nova maneira de organizar a empresa. A ênfase agora está em juntar e não mais em separar. O foco não está mais nas tarefas, e sim nos processos que transitam de ponta a ponta. O holismo é focar em todo e não apenas em suas partes. Os movimentos de reorganização empresarial, como a reengenharia e o downsizing, provocaram a substituição da organização funcional pela organização em rede de equipes focadas em processos.
Gerenciar pessoas e uma responsabilidade de linha e uma função de staff. O gerente ou líder tem o deve linear e direta pela direção de seus subordinados. Por essa razão, existe o principio da unidade de comando, ou seja, cada pessoa deve ter apenas um gestor.
Na área de ARH predomina uma forte tendência para a centralização e concentração na prestação de serviço para as demais áreas empresariais. E nisso ARH era essencialmente exclusivista e até hermética. A prestação de serviço do staff prevalecia sobre a responsabilidade de linha dos gestores da empresa, pois o staff é quem tomava as decisões peculiares da linha. A centralização preponderava sobre a descentralização.
A gestão moderna é descentralizar as decisões de ARH. Quando a ARH é descentralizada o órgão de ARH perde suas fronteiras e limites, dispersam entre unidades estratégicas, perde visão das práticas de RH e passa a ter necessidade de terceirização das atividades burocráticas.
Conceito de Direito Empresarial:
É um conjunto de varias matérias que abrange as obrigações dos empresários: as sociedades empresariais, os contratos especiais de comercio, os títulos de créditos, a propriedade intelectual, contrato interpresarias, a falência e as recuperações de empresa, bem como, as relações de consumo
Empresa e sua evolução:
Na antiguidade a produção de roupas e víveres eram na própria casa para o uso de seus moradores e as sobras eram trocadas entre vizinhos ou na praça. Na Roma antiga a produção de vestes, alimentos, vinhos e utensílios não se restringia á família também incluía os escravos. Os Fenícios já destacavam-se por terem a prática de trocas com outros povos, estimulando a produção de bens, que eram vendidos ( Surgimento da atividade comercial propriamente dita). Isto fez com que a atividade com fins econômicos se espalhasse criando a figura do comércio. Através dessa prática houve o intercâmbio entre povos de culturas distintas, também o desenvolvimento tecnológico e de meios de transporte, fortalecendo o Estado.
Na Idade Média o comércio difundiu-se por todo mundo civilizado.
No Renascimento, na Europa, os artesões e comerciantes formavam corporações de ofício tendo comisso autonomia social e financeira.
Para regulamentar essas corporações foram surgindo regras para evitar eventuais conflitos entre os filiados.
Na Era Moderna as normas evoluíram para o Direto Comercial.
Conceito de Empresário
O empresário é uma figura técnica que compreende-se um profissional que exerce uma atividade econômica organizada de produtos ou circulação de bens ou de serviços de natureza não intelectual. A razão desse profissional ter um tratamento jurídico diferenciado é a sua ética especifica nas suas relações entre si, com o cidadão comum e com Estado.
Passo 2 do Desafio
Nome da Empresa Mc Donald´s
Razão Social Arcos Dourados Comercio de Alimento LTDA
Porte Grande Empresa
Missão Servir comida de qualidade,proporcionado sempre uma experiência extraordinária.
Visão Duplicar o valor da companhia ampliando a liderança em cada um dos mercado.
Valores Oferecer
...