Desafio Profissional Gravadora
Por: Shayanne Cavalcante • 15/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 189 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE ENSINO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
SHAYANNE CAVALCANTE SANTOS
RA: 1709103774
TUTOR: JOÃO PAULO SASSIOTO
GOIÂNIA / GOIÁS
17 de Abril de 2015
- INTRODUÇÃO:
Este é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem do curso de Tecnologia em Logística, integrando as disciplinas de Comportamento Organizacional e Técnicas de Negociação. A seguir serão apresentados os conceitos e aplicações de negociação sistêmica, comunicação, resolução de conflitos e adaptações no ambiente de trabalho.
- MAPEAMENTO DE PERFIL: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES x GRAVADORA:
A associação de moradores do bairro é liderada pelo Carlos Henrique, administrador, que tem por objetivo impedir a construção da gravadora, alegando que esta construção trará perturbação da ordem pública, já que irá produzir barulhos, grande movimentação de artistas, influenciando diretamente na segurança do local e afetará também a infraestrutura no que diz respeito ao trânsito da região. Os moradores deste bairro são, em sua maioria, pessoa de 3ª idade e prezam pela tranquilidade, sendo assim considerado um público conservador e questionador; O Carlos Henrique acredita que não há necessidade dos progressos que a construção da gravadora pode trazer.
A gravadora, representada pelo seu gerente de negociações, Jorge Andrade, formado em Estratégia de Negócios com experiência em negociar em meio a conflitos, tem por objetivo obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro. Em seu ponto de vista o progresso é inevitável e com a intenção de que a negociação possa trazer benefícios para todos, ele pode ajudar a promover melhorias no bairro.
- MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO JUNG:
[pic 2][pic 3]
- ANÁLISE E PLANEJAMENTO:
Diante da situação da gravadora com a associação de moradores, temos estilos opostos de negociadores, onde na reunião deverão ser apresentadas as estratégias a fim de que os resultados sejam sistêmicos. Haverá a necessidade de o sr. Jorge Andrade, na função de porta voz da gravadora, ser objetivo quanto à exposição dos seus interesses e ao mesmo tempo já apresentar soluções para os esperados problemas que serão impostos pelos moradores da região. Seu principal argumento é: Da mesma forma que a gravadora será beneficiada com a sua instalação em um novo local, o bairro também será beneficiado. Os moradores, no caso, representados pelo Carlos Henrique, apresentam-se resistentes às mudanças advindas da instalação da gravadora, com a preocupação toda voltada para a “quebra” da tranquilidade local.
- VARIÁVEIS: CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL:
A gravadora é uma empresa com visão ampla e que aceita opiniões, tendo reuniões aberta a todos onde as sugestões e reclamações de seus colaboradores são ouvidas. Como a mudança de endereço não afeta somente no que diz respeito a espaço físico e a priori já houve dificuldades impostas pelos moradores do bairro, surgiu um clima de dúvidas dentro da empresa. O que no início era motivação de um novo local de trabalho, ampliação de funções e por consequência, oportunidades aos funcionários, transformou-se em incerteza, comprometendo a produtividade e até boatos de que alguns funcionários iriam pedir demissão, pois acreditavam que o futuro da gravadora era incerto.
A fim de conter o clima ruim que havia se estabelecido na empresa, o sr. Jorge Andrade juntamente com a diretoria administrativa da gravadora fizeram uma reunião geral para esclarecer as dúvidas dos colaboradores e explicar que tudo estava em fase de negociação e que o único contratempo que eles estavam tendo era com relação a parte física da empresa, a estabilidade dos funcionários não estava comprometida.
- PRÉVIA DAS NEGOCIAÇÕES – RESULTADO DA 1ª REUNIÃO:
A primeira reunião foi produtiva; houve muitos pontos a serem esclarecidos e o sr. Jorge teve que expor os pontos favoráveis à instalação da gravadora e conquistar a confiança do Carlos. Todos os argumentos foram apresentados na pauta levada pelo Carlos:
- Barulho por parte da gravadora, trazendo perturbação
- Movimentação de pessoas e veículos (infraestrutura e segurança).
O sr. Jorge questionou os argumentos do Carlos e apresentou soluções para os problemas impostos; ofereceu aos moradores juntamente com o seu representante, uma visita a gravadora para que eles conhecesse os modernos estúdios onde não haveria problemas com a questão do barulho, já que o isolamento acústico das salas não permitiria que isso ocorresse. Quanto à questão da infraestrutura, o sr. Jorge propôs a avaliação de um técnico de tráfego para que fosse colocados semáforos, faixas de pedestre e placas, sendo assim um benefício muito grande para o setor já que seria um investimento feito por parte do município e que iria contribuir com o desenvolvimento da região.
...