Desafio Profissional - Reorganização Empresarial
Por: erikacampos • 18/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.684 Palavras (11 Páginas) • 219 Visualizações
DESAFIO PROFISSIONAL
SUMÁRIO:
Introdução...................................................................................................... 3
Passo 1............................................................................................................ 3
Passo 2............................................................................................................ 4
Passo 3............................................................................................................ 3
Passo 4............................................................................................................ 4
Passo 5............................................................................................................ 4
Considerações Finais...................................................................................... 6
Referências Bibliográficas............................................................................... 6
Introdução
Trabalho acadêmico denominado Desafio Profissional que tem o objetivo de treinar as habilidades e conhecimento adquirido através das vídeos-aulas, leitura de livros e outras fontes das matérias: Processos Gerenciais, Matemática, Direito Empresarial, Tecnologia de Gestão, Responsabilidade Social e Meio Ambiente
A proposta é prestar consultoria na empresa Energy Baterias Automotivas que passa por um momento de reorganização geral. O objetivo é ter uma gestão humanizada e democrática, visto que os colaboradores não visam apenas o lado financeiro, e sim o reconhecimento, estabilidade e satisfação pessoal.
Numa visão geral, a Energy Baterias Automotivas que é uma empresa de tradição, familiar, administrada pelo Sr. Almir, passará por uma reestruturação sugerida pelos filhos Marcos e André. A visão empreendedora dos filhos do Sr. Almir busca melhorar as condições de trabalho e reestruturação da administração. Se faz necessário realizar, fazer, executar um novo tipo de administração a fim de gerar satisfação, fidelidade geral e retornos financeiros satisfatórios, isto é, ter sucesso no reestruturação desenvolvida. Para atingir esse resultado, requer certo conhecimento, habilidade, atitude e acima de tudo coragem de assumir riscos. É indicado a elaboração por passos para ter uma visualização em etapas no aspecto estrutural, financeiro, legal e de recursos para se obter resultados satisfatórios no prazo esperado.
Passos do projeto de reestruturação:
PASSO 1:
Perante o cenário econômico e político do país, que se apresenta desfavorável, com declínio da econômica e escândalos políticos, dentre outros fatores, a empresa, deve-se antes de qualquer coisa realizar uma pesquisa prévia da nova estruturação de administração que que implantar, traçar a melhor forma de implantação, analisando cuidadosamente a viabilidade geral e prever riscos futuros para um controle de situação mais rápida. O empresário deve estar bem preparado, informado, assessorado e ter conhecimento do seu negócio e da nova teoria de administração.
A Teoria a ser adotada pela empresa é a Teoria de Relações Humanas. Atualmente a empresa é administrada com base na Teoria de Fayol, teoria denominada teoria clássica da administração ou teoria da administração industrial geral, com ênfase na estrutural organizacional, hierárquica, centralizadora, de comando rígido e não humanizado. Já a Teoria de Relações Humanas que será implantada nessa reorganização estrutural é citada na Wikipedia:
“A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise. As novas ideias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.”
O estudioso professor Mayo diz que o método de trabalho não é tão relevante para o desempenho das pessoas, mas sim os fatores emocionais e comportamentais. Mais tarde, o Barnard, aprimorou o conceito e surge a Teoria dos Recursos Humanos, demonstrando a importância da analise informal para melhoria da formal, a cooperação dos colaboradores vai muito além de vigilância e seleção, parte do princípio de geração de valor e da ética. Com o avanço dos estudos e aplicação, viu-se que uma nova concepção passou a dominar o ambiente administrativo, sendo eles motivação, liderança e comunicação.
Segue um quadro comparativo das características das duas teorias:
Teoria Clássica Administrativa Teoria das Relações Humanas
Ênfase nas tarefas Ênfase nas pessoas
Organização é como uma máquina Organização é como grupo de pessoas
Inspira sistemas de engenharia Inspira sistema de psicologia
Autoridade Centralizada Delegação de autoridade
Autoridade clara Autonomia Clara
Competências Técnicas Atitudes e Habilidades pessoais
Divisão de trabalho Foco na relações entre pessoas
Confiança nas regras Confiança nas pessoas
Dinâmica Mecânica e repetitiva Dinâmica grupal e interpessoal
A escolha da nova gestão aplicando a Teoria de Relações Humanas será um grande passo para a melhoria da cooperação das pessoas, contribuindo assim nos resultados da empresa e atenderá a ISO9001/15 que tem como diferencial o aspecto e foco em liderança eficaz e treinamentos de gestão de pessoas.
PASSO 2:
A empresa analisa a compra de novas máquinas para aumentar a produção que atualmente é de 200 baterias/mês. Necessita realizar uma análise numérica para essa decisão:
Cálculo do custo total e unitário
...