Desafio Técnicas de Negociação
Por: joseHamilton66 • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.028 Palavras (9 Páginas) • 282 Visualizações
Universidade Anhanguera Valinhos
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Logística
Técnicas de negociação
Comunicação empresarial
Professora tutora a distância:
VALINHOS / SP
26/04/2014
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho, iremos apresentar o planejamento e a proposta de uma negociação entre uma gravadora de música e os moradores de um bairro onde a gravadora pretende ser instalada.
A negociação, um processo que sempre se fez presente na vida do homem desde os seus primórdios, por exemplo, quando os índios nativos brasileiros e os europeus que aqui chegaram entraram em um processo de barganha para a troca de utensílios como espelhos por produtos artesanais e vice-versa, já eram vestígios de que ali ela estava presente. É lógico que atualmente, as negociações ganharam um espaço bem notório, principalmente nos negócios das empresas, que viram e mechem, estão em algum tipo de processo de negociação, sejam de maneira direta ou indireta. A negociação pode ser vista como uma prática humana entre duas ou mais partes envolvidas que agregada ao mundo empresarial, possibilita dar vantagem competitiva ao negócio.
Essa prática é influenciada por três variáveis, são elas: tempo, informação e poder. Aquele que por ventura souber articulá-las de maneira saudável terá grande chance de negociar e levar a um resultado ganha- ganha (aquele em que os dois lados saem de maneira positiva, o que pode fazê-los a voltarem a negociar posteriormente). Ganha- ganha, perde-ganha e perde-perde são as possibilidades de resultados de uma negociação. A negociação, por ser um processo, tem suas etapas. Apesar de poucas, mas bem definidas, são elas: a de preparação, a de exploração e a de controle e avaliação. Embora muitos lidassem rotineiramente com esse processo, ainda há negociadores que pecam bastante nessas etapas, o que os levam a uma provável desvantagem na hora de negociar. São diversos conceitos existentes sobre negociação, que abrange vários enfoques e mostra visões diversas sobre o tema.
PASSO 1
Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3° idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
Perfil do negociador – A Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
PASSO 2
Grupo de negociação da gravadora;
-Porta voz: Jorge Andrade
Diante do recebimento do pedido do manifesto enviado pela associação dos moradores através da prefeitura, decidimos criar um grupo de negociação, onde o porta voz será representado pelo senhor Jorge Andrade.
Estilo:
O motivo da escolha desse porta voz é por seu perfil ser a negociação amigável.
De acordo com Manole (2002 pag.223), o estilo amigável é o resultado da combinação entre impulso para a deferência e impulso para confiança. Trata-se de um estilo cooperativo, disposto a manter um bom relacionamento com outra parte, facilitando o acordo e a busca de bons resultados para ambos os lados.
Jorge possui o tipo de impulso para deferência permitindo aos outros assumirem o controle, sua negociação é em geral cooperativa e até simpático objetiva-se em manter um bom relacionamento com o bairro, a intenção é não gerar atrito.
Características do porta voz da Gravadora:
Estrategicamente essa porta voz tem características cooperativas, faz os negócios acontecerem com um bom espírito esportivo, mostra-se um bom ouvinte, procura compreender os valores e o objetivo da outra parte, conhece bem os fatos depois de um vasto estudo da situação apresentado pela porta voz da associação dos moradores.
Táticas que serão utilizadas na negociação:
A princípio, por se tratar de uma situação crítica onde os moradores não aceitam a instalação da gravadora, foi necessário estudar qual seria a tática utilizada para a negociação.
A tática usada foi oferecer melhorias ao bairro, ou seja, enxergar onde a gravadora pode ajudar os moradores, para assim, ter uma negociação amigável.
Grupo de negociação da Associação de moradores;
-Porta voz: Carlos Henrique
Para enviar o manifesto junto a gravadora com a intenção de impedir as novas instalações da gravadora foi criado uma associação dos moradores e foi definido um porta voz para intermediar as negociações.
Estilo:
...