TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios processos administrativos

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.486 Palavras (14 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 14

Curso de Administração

Ano Letivo 2011

DESAFIO PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Professor Presencial: Devanir Pitton        

Professor EAD: Carolina Lino Martins

Eldorado/MS

2011

Acadêmicos :

                       André Knecht da Silva                RA:254850

                       Daiane Estica de Oliveira           RA:254428

                       Juliano Soares Santos               RA:221198

                       Kelly Carine Gutjahr                   RA:201157          

             

               

DESAFIO PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Definição de Empresa

Uma empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana.

 Segundo o PLT administrador 302 de Idalberto chiavenato As empresas constituem umas das complexas e admiráveis instituições sociais e a criatividade e a engenhosidade humana construíram, é uma das suas características e sua enorme diversidade e podem assumir diferentes tamanhos e estruturas organizacional

Definição de administrador

Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. O objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo à produção ou déficit orçamentário. Podem atuar em diversas áreas das empresas: Administração de Material/Logística, Marketing, Produção, Organização e Métodos, Recursos Humanos e Relações industriais, Administração Financeira e Orçamentária, além de campos conexos.
Os Administradores passam por várias etapas dentro de uma empresa, podendo trabalhar como analistas, exercer chefias intermediárias, gerência, coordenação, direção superior; atuar em pesquisa e desenvolvimento, Planos de Negócios e planejamento estratégico, além de assessoria, consultoria e perícias.

 Segundo o PLT administrador 302 de Idalberto chiavenato: O administrador é muito mais que um menos supervisor de atividades do negocio e de pessoas, ele é o condutor negocio ee o navegador em um oceano de oportunidades e ameaças que constituem o entorno do negocio.

Definição ambiente empresarial

O conceito de estratégia apresenta um paradoxo, pois exige a integração de uma série de teorias e enfoques, o que impede o completo registo dos seus conceitos e abordagens. Dependendo do contexto no qual é empregada, a estratégia pode ter o significado de políticas, objetivos, tácticas, metas, programas, entre outros. O conceito de estratégia vem sendo utilizado de maneira indiscriminada na área da Gestão, podendo significar desde um curso de acção formulado de maneira precisa, todo o posicionamento no seu ambiente, até toda a alma, a personalidade e a razão existencial de uma organização. Trata-se de um conceito de grande emprego acadêmico e empresarial, dotado de uma grande amplitude e diversificação, que em alguns aspectos é complementar e, noutros, divergente.

De entre os muitos conceitos de estratégia, um dos mais utilizados aquele que a define como o conjunto de planos da alta administração de uma empresa para alcançar resultados consistentes com a missão e os objectivos gerais da organização. Qualquer que seja a definição destacam-se algumas palavras-chave que sempre a permeiam, entre elas: mudanças, competitividade, desempenho, posicionamento, missão, objectivos, resultados, integração, adequação organizacional, palavras que muitas vezes reduzem a sua amplitude, ao serem empregadas como sinônimos dela.

  O ambiente representa todo universo que envolve externamente a empresa, é tudo aquilo situado fora dela, é a própria sociedade que, por sua vez, é constituída de outras empresas e organizações e clientes, fornecedores, concorrentes, agencias reguladoras etc.

 As empresas não vivem no vácuo, não estão isoladas nem são totalmente auto-suficientes, mais funcionam dentro de um contexto do qual dependem para sobreviver e crescer.

 Segundo o PLT administrador 302 de Idalberto chiavenato A estratégia empresarial é o primeiro e o principal passo para empresa atingir a capacidade de manobra diante de um contexto extremamente mutável, cujo os atores e protagonistas se caracterizam por estratégias igualmente inovadoras e imprevisíveis. Ela e um movimente integrado, é a capacidade de manobra, é a mudança, é a ação reação e proaçao tudo isso junto e direcionado para alvos a serem atingidos ao longo do tempo.

Definição de planejamento

planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo.

Em outras palavras, poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação.

 No topo das organizações encontra-se o nível institucional que elabora o planejamento estratégico. Esse é o carro-chefe do planejamento empresarial. Ele, através de uma profunda análise dos aspectos internos e externos, determina o rumo a ser seguido pela empresa para os próximos anos e chefia a alocação de recursos. É por ser complexo que a responsabilidade pela elaboração desse planejamento fica a cargo da alta administração da empresa. Estar ciente dos pontos fortes e fracos da empresa, das ameaças e oportunidade e da conjuntura econômica é a competência mínima necessária para se alcançar os objetivos de longo prazo. Afinal, a implantação das diretrizes propostas pelo planejamento estratégico, por ter característica de irreversibilidade, pode comprometer a sobrevivência da empresa. 
   Todavia, de forma isolada, o planejamento estratégico é insuficiente para movimentar uma empresa. O estabelecimento de objetivos de longo prazo não apresenta ações imediatas que operacionalizem o processo. A ausência desses aspectos é suprida com o desenvolvimento e implantação dos planejamentos táticos e operacionais de forma integrada. 
   Os planejamentos táticos focalizam-se em otimizar determinada área da empresa e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas pelo planejamento estratégico. O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos previamente fixados no plano estratégico. Difere basicamente do planejamento estratégico por compreender prazos mais curtos, ter uma menor abrangência, apresentar riscos menores e, portanto, ser mais flexível e passível de reversão. 
   A fase final do processo de planejamento consiste em formalizar o plano pretendido, através da criação de metodologias de desenvolvimento. Essa responsabilidade fica a cargo do planejamento operacional que, em suma, elabora o plano de ação que será aplicado no dia-a-dia da empresa. Esse planejamento contabiliza os recursos necessários para desenvolvimento e implantação, apresenta os procedimentos básicos a serem adotados, os responsáveis pela implantação e execução e os produtos finais esperados. Sempre obedecendo a métodos, orçamentos predefinidos e cronogramas. Em critério de comparação, o planejamento operacional compreende prazos ainda menores, tem menor abrangância, apresenta riscos menores e maior flexibilidade em sua execução do que o planejamento tático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (234.1 Kb)   docx (95.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com