Desafio Profissional Processos Administrativos
Por: CarlaSC • 25/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.347 Palavras (6 Páginas) • 341 Visualizações
INTRODUÇÃO
As ações de planejar, organizar, dirigir e controlar são os princípios que norteiam o processo de administrar, o qual abrange também o estudo de outras diversas áreas com funções bem diversificadas e específicas como, por exemplo, a subárea de Comportamento Organizacional e, de início, a análise da arte de Empreender.
As organizações são as pessoas que nelas operam por isso o estudo da ciência do Comportamento Organizacional é fundamental para avaliar o comportamento, as atitudes e o desempenho dos colaboradores dentro da empresa podendo, a partir daí, descobrir, avaliar e mensurar quais são os problemas existentes e como estes podem ser resolvidos.
Atualmente vivemos na era do conhecimento e da informação, onde fica cada vez mais claro que o maior patrimônio das organizações é o próprio homem, evidenciando que se investir em capital intelectual é uma das melhores maneiras de se obter sucesso, pois é através do conhecimento que se consegue chegar aos objetivos de modo mais rápido, eficiente e eficaz.
Este trabalho desenvolveu-se no Hotel Boa Vida, localizado em um município de 60 mil habitantes no litoral do nordeste brasileiro. Atualmente é o maior hotel da região, conta com uma capacidade de hospedagem de 450 pessoas, com infra estrutura de lazer e esporte que se diferencia dos concorrentes.
O objetivo principal deste trabalho foi propor ações de tecnologias de gestão para a melhoria organizacional do Hotel Boa Vida, solucionando o péssimo clima interno, além de se obter mais sucesso e melhora na imagem pública da empresa, fazendo-se possível que sr. José Antônio –gerente geral do hotel- chegue a seu principal objetivo: sua ascensão profissional e tornar o Hotel Boa Vida o melhor da região.
Os principais problemas que levaram a realização deste trabalho foram que o hotel não vem obtendo sucesso, e seu número de clientes vem se reduzindo constantemente, além disso, está atualmente com um péssimo clima organizacional, com colaboradores desmotivados, comunicação interna ruim, e prestação de serviços de má qualidade, o que faz com que os lucros recebidos não sejam os esperados.
Deste modo, para atingir o objetivo proposto foi realizada uma análise detalhada do ambiente interno e externo do restaurante (Análise Swot), descrevendo todos os pontos fortes e fracos, e as oportunidades e ameaças que a organização possuí. A partir disso foram propostas algumas Tecnologias de Gestão para reverter o quadro negativo do hotel, propondo estratégias e um novo projeto para que seja possível sanar as dificuldades existentes e chegar ao objetivo principal do hotel.
I. ANÁLISE SWOT
A análise SWOT é uma ferramenta da área de Marketing utilizada desde meados da década de 1960, a qual possibilita a obtenção de informações e conhecimentos sobre o ambiente interno e externo da empresa, analisando a fundo quais são seus pontos fortes e fracos, e quais oportunidades e ameaças que circundam a organização, podendo assim identificar e mensurar quais são os limites da empresa.
Abaixo foi realizada a Análise SWOT do Hotel Boa Vida, para identificar e compreender qual é o atual ambiente de mercado que o negócio está atuando, e poder agir de forma a corrigir os pontos fracos e evitar que ameaças atrapalhem o andamento dos objetivos do hotel.
Tabela 1. Análise SWOT
Forças Fraquezas
Excelente localização
(litoral do nordeste brasileiro é uma famosa região turística) Avaliação negativa dos clientes
(sobre a qualidade do serviço prestado e sobre não atender as exigências do Código do Consumidor)
Maior hotel da região Alto índice de insatisfação por parte dos colaboradores
(desmotivação e falta de reconhecimento)
Ótima infra estrutura
(boa capacidade de hospedagem e bom complexo de lazer) Falhas na comunicação interna
Centro de Convenções
(além de atrair negócios, é um diferencial perante concorrentes) Relacionamento difícil e fraco entre os líderes e as equipes.
Oportunidades Ameaças
Potencial de crescimento
(maior hotel da região) Entrada de novos competidores
(cidade é turística e não há tantos concorrentes)
Receio do público
(imagem comprometida, falta de novos clientes)
Fonte: Própria
II. TECNOLOGIAS DE GESTÃO
Após a realização da análise SWOT e da verificação dos pontos fortes e fracos (ambiente interno) e das oportunidades e ameaças (ambiente externo) do Hotel Boa Vida, é necessário que se estabeleçam metas e ferramentas de como solucionar - ou ao menos minimizar – as questões negativas e alavancar as positivas.
Para isso foram listadas algumas Tecnologias de Gestão Organizacional que foram sugeridas para reverter o quadro negativo da organização.
Tabela 2. Tecnologias de Gestão
Tecnologia de Gestão Benefícios
Benchmarking
É o melhoramento continuo de uma função ou prática, fornece uma melhor compreensão das necessidades do cliente e
estabelece objetivos viáveis e realistas para a implementação de melhorias.
Empowerment “Descentralização de Poderes”.
Sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.
Reengenharia É
...