Descarte de lonas de freios
Por: Passis • 5/4/2016 • Artigo • 1.059 Palavras (5 Páginas) • 1.481 Visualizações
ADNILSON FRANK PAULO
Título: LOGÍSTICA REVERSA DE LONAS DE FREIOS
- APRESENTAÇÃO DA EMPRESA.
A Viação Santana Iapó Ltda, atua na região sul e norte do Paraná. Com experiência em prestação de serviços no segmento de transporte de passageiros, fretamento e turismo. Possui atualmente 205 colaboradores e uma frota constituída por 112 veículos, conta também com unidades em Castro, Carambeí, Arapoti, Tibagi e Piraí do Sul, atendendo diversas empresas do setor produtivo da região dos Campos Gerais.
No ano de 2003 a organização sentindo a necessidade de conquistar novos clientes,aumentar a sua produtividade, criar uma imagem diferenciada no mercado, a padronização de seus processos, a melhora da qualidade de seus serviços, melhoria no atendimento ao cliente, rastreamento de problemas, definição clara de atribuições e a redução de retrabalho, definiu de forma estratégica a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, obtendo do TECPAR a certificação NBR ISO 9001:2000, estabelecendo a sua política da qualidade: “Transportar passageiros com segurança, aprimorando cada vez mais a qualidade de nossos serviços, de forma a superar a expectativa de nossos clientes, colaboradores e parceiros”.
Através da melhoria contínua, que se constitui em um dos alicerces do Sistema de Gestão da Qualidade, a organização procura obter melhores indicadores de seus objetivos e consequentemente passando para uma economia baseada no conhecimento, adaptando-se a tendência de instabilidade no ambiente empresarial. Para a Viação Iapó, a gestão do conhecimento deve ser encarada como uma forma criativa e inovadora de gestão empresarial, ligada aos objetivos estratégicos e inserida na estrutura organizacional.
Objetivos:
Geral: Apresentar o processo de logística reversa de lonas de freio em uma empresa de transporte de passageiros.
Específicos
1- Mapear o processo de geração do resíduo de lonas freios da empresa.
2- FIGURA : FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE LOGÍSTICA REVERSA DE LONAS DE FREIOS
[pic 1]
4- Fonte: Autores
6- Na figura 1 está representado o processo de logística reversa de lonas de freios por intermédio de um fluxograma baseado conforme os dados coletados. O processo consiste em primeiramente na Viação Iapó, no departamento de compras e posteriormente o armazenamento é efetuado no almoxarifado ...
7-
8- Troca de lonas, durante a Revisão Preventiva do veiculo é detectada a necessidade de substituir as lonas de freios trazeiras ou dianteiras, as trazeiras com 60.000 e as dianteiras com 40.000. É feito a ancoragem do veiculo retirando os pneus e o tambor de freios para desmontar os patins de freios e cortar os rebites que seguram a lona nos mesmos, neste momento são separados as lonas em um recipiente próprio para sua coleta quando necessário.
9- Com a retirada das lonas é verificado o modelo, neste momento é feito a ordem de serviço no Almoxarifado.
10- Neste momento os patins com as lonas novas vão para a rebitadeira afim de fixar as lonas novas no Patim de freio, sendo em seguida montadas no veiculo, na sequencia é colocado o tambor de freios e apertando a roda no veiculo, a próxima operação consiste a regulagem da distancia das lonas para ter a frenagem adequada e segura no veiculo, baixando o veiculo no chão e feito o teste de rua.
11-
- o que é uma lona de freio
- o que é lona de freio?
As lonas de freios são tem um papel de fundamental importância em um veículo de freio a tambor, pois a frenagem só acontece devido ao atrito que ocorre entre as lonas de freio e o tambor.
Podem ser classificadas em dois tipos, com menor ou maior grau de dureza, são fabricadas a partir de fibras sintéticas, metais, resina, um elemento de alta importância em sua composição e o pó de ferro que aprimora a performance, credibilidade e durabilidade a longo prazo do produto. Quanto mais rígidas e resistentes ao atrito, mais intenso é o seu comportamento com altas temperaturas comparada com lonas com nível de dureza menor , que não desempenham um bom trabalho em temperaturas altas, perdendo a durabilidade quando usadas em continuidade se desgastam com rapidez. Portanto, é necessário achar uma estabilização na dureza e na constituição do produto para garantir freadas seguras em qualquer ocasião.
- onde é utilizada: é utilizada em veículos de grande porte, como implementos rodoviários, ônibus e caminhão
- como o resíduo é gerado
O desgaste é gerado a partir da frenagem, no momento em que acontece o atrito entre a lona de freio e o tambor, fazendo com que o material se desgaste toda vez que o freio é acionado modificando suas propriedades físicas até o seu limite de segurança, gerando assim o resíduo da lona que é formado por fibras sintéticas, metais, resina e pó de ferro.
- lona resíduo: qtos quilos gera por mês
...