Detran pa gab prel
Por: Ana Paula Cardoso • 17/4/2016 • Trabalho acadêmico • 593 Palavras (3 Páginas) • 165 Visualizações
- INTRODUÇÂO
Desde quando iniciei minha prática docente no ano de 2012, quando fui aprovada no Concurso de Prefeitura Municipal de Belém, pude analisar na prática a educação como um campo de conflito, investigação, experiência e acima de tudo poder. Ao analisar a educação a partir de literaturas sobre o tema, da ótica da prática docente, da realidade que nos encontramos como país em desenvolvimento e com baixos índices de qualidade no que tange a educação, constatamos que o discurso é válido quando afirma que a educação é o elemento central para o processo de desenvolvimento, criticidade e reflexão de um povo frente as relações de opressão que estamos envolvidos.
No decorrer de tal prática fui me interessando cada vez mais pela questão do direito a educação de nossos alunos. Contudo, a educação de forma plena e integral. Não contemplada somente no aspecto cognitivo, como identificamos na maior parte das escolas brasileiras, mas que envolva os diversos campos de conhecimento, isto é uma educação como prática de liberdade que nos liberta do opressor que estamos atrelados todos os dias, uma educação que nos faça refletir a respeito de nossos direitos e deveres, do nosso cuidado com o meio ambiente, com o desenvolvimento de habilidades artísticas, que contemple a diversidade e reconheça que todos somos diferentes e merecemos respeito.
A escola pública tem o dever de assumir esse papel, uma vez que são nesses espaços que o educando tem a possibilidade de desenvolver tais habilidades. Entretanto, é necessário que esta escola seja democrática, participativa, que haja interação com a comunidade que a cerca, e acima de tudo que tenha políticas públicas educacionais que proporcione o desenvolvimento escolar com igualdades de condição de acesso, permanência e sucesso na escola.
No ano de 2015 fui convidada a ser coordenadora do Programa Mais Educação na escola Escola Municipal “Benvinda de França Messias” vinculada a Secretaria do Municipal de Educação de Belém (SEMEC), onde atuo como professora do Laboratório de Informática Educativa, como também de Educação de Jovens e Adultos. A experiência como coordenadora no Programa Mais Educação me fez ampliar o meu campo de conhecimento a respeito dos ideais da Escola Integral, que busca desenvolver os educandos em sua plenitude com ideais para a vida e uma educação cidadã.
Este programa foi instituído pela portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escola. Tendo em vista que, para proporcionar a educação integral é necessário que a escola disponibilize mais tempo para que esses aspectos sejam alcançados.
Neste caso o Mais Educação surge também como um incentivo ao aumento de tempo do ensino fundamental, promove a reconstrução da experiência e assume o aluno como um ser integral. Este programa tem como objetivos: formular uma política nacional de educação básica em tempo integral, promover o diálogo entre os conteúdos e os saberes locais, favorecer a convivência entre alunos, professores e comunidade, disseminar experiências das escolas que desenvolvem atividades em tempo integral.
...